Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que danifiquei minha placa-mãe ou CPU?


Matheuspc1995

Posts recomendados

Olá

possuo uma placa-mãe ASUS Tuf B550M, um Ryzen 7 5700X e uma fonte de alimentação XPG Pylon 650w.

Eu instalei um novo CPU fan, bem como alguns ventiladores de gabinete.

Tentei definir a frequência máxima (4,6 GHz) no Ryzen master para testar algumas temperaturas

Porém, quando tentei fazer isso, ele me pediu para mudar também a tensão (para 1,55v, tensão máxima) e quando fiz isso, a temperatura da CPU estava em torno de 100 graus em 5 segundos e o pc desligou

Gostaria de saber se isso pode causar algum dano? liguei o pc depois e aparentemente estava funcionando tudo certo , mas estou meio preocupado

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ocasionar dano sim, não é muito provável pelo tempo curto, mas 1,55 V é uma tensão absurdamente alta pra esse processador. Talvez não tenha acontecido nada, talvez tenha degradado um pouco a performance, talvez vá ir degradando com o tempo, talvez o chip morra prematuramente... A priori, não tem como saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pode ocasionar dano sim, não é muito provável pelo tempo curto, mas 1,55 V é uma tensão absurdamente alta pra esse processador. Talvez não tenha acontecido nada, talvez tenha degradado um pouco a performance, talvez vá ir degradando com o tempo, talvez o chip morra prematuramente... A priori, não tem como saber.

acho q devo ter feito ********** então kkkk

será que tem algum teste que garante que o cpu e a placa-mãe estão 100% ou algo pra testar?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheuspc1995 disse:

acho q devo ter feito ********** então kkkk

será que tem algum teste que garante que o cpu e a placa-mãe estão 100% ou algo pra testar?

 

Obrigado

Cinebench e CPU-Z pra verificar a performance, Prime95 (blend) e OCCT (large data set) pra verificar a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!