Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos ...eu li o tópico do aphawlk o i.f e o bcp .

Citando o tópico!!!! Sei que existe tópico mas deixo meus agradecimentos a vocês!!!

Foi um projeto fantástico mesmo .

A vision one é fêia mas funciona ...a curvatura bias é o seguinte ....quando aquece em funcionamento com áudio injetado fica quente ..o que pode se fazer pra salvar a (vision two)

É fazer uma plaquinha externa contendo os (diodos bias ) e encostar as "costas " dos diodos no dissipador para poder a curvatura mudar e manter o equipamento estável.

Essa plaquinha na verdade serão esses diodos que ficam entre o resistor de (10R).

Para evitar curto pode ser recoberta com termoretratil e aparafusada junto ao dissipador das saídas de som .

Os diodos podem ser os 1n4148 são mais sensíveis .

Põe o termo retrátil e aparafusar os diodos no dissipador só resolve o problema de evitar queimar ela.

Tem um porém esses diodos 1n4148 são bons porém se recém fonte de luz externa eles capatam e transforma isso em corrente não sei o motivo ...ele agen como receptor solar ...o mesmo esquena das placas solares que são de germânio .

A vision one e a vision two são feias mas simples e funcionam muito bem nunca ouvi tal grave desse jeito ..olha ...tenho duas de 15" e as caixas pulam igual sapo do chão .

Em fim a modificação é está manter os diodos no dissipador pra controlar a curvatura bias quando dissipador tá quente ..fora isso pode usar o amplificador tranquilamente ....

Segue mais ideia de projeto!!!

ela surgiu desse jeito meia desengonçada!!!!!

1600992617658912-0(1).thumb.jpg.f0fcf9c5f6c4a63eb840253a796d6542.jpg277062_a0c256e9-e5a9-4b2e-9d06-4dcb828cf1eb.thumb.webp.0b8e6018331a2546dafbb700a0df2e2e.webp

277175_24819e9a-7c75-4724-8ea9-3c1ba402c4aa(1).thumb.webp.ec44714c76a773ac5149e4c4fb535ecf.webp277336_ab63ce7b-a504-49f8-9d1e-1eb12dc1a35f.thumb.webp.27d456d2dc0fcf0278cb05691ae70a84.webp33-AMPLIFICADOR_DARLINGTON_G-100-WATTS_1970-01-01_00-19-29.jpg.451fad705610f78e0cb02c3efded52a9.thumb.jpg.c278333e9f762e47c4e31d9766051ff7.jpg

É o projeto simplificado do Quasar QA3300.

O engenheiro da Quasar é bom!!!!

Falar a verdade ....é feio mas simples e bom 

• Membro VIP
Postado

Legal mano. Olhando o esquema o que me veio rapidão à mente é...

ip0259_01.jpg

.. falar pra você considerar um bc546 pelo menos já que o 548 suporta vce um pouco baixa.

+ 1 : Aplique seu +B e gnd mais perto da saída pra a corrente alta não passe perto da entrada. Provavelmente não deve ter interferido na qualidade do som mas é só questão de princípios eletro-eletrônicos  mesmo 😁

9 horas atrás, Gilliard centrum disse:

diodos 1n4148 são bons porém se recém fonte de luz externa eles capatam e transforma isso em corrente não sei o motivo ...ele agen como receptor solar

Isso é novidade... apesar que eu já sabia que um 2n3055 ter sido usado como célula solar - e eu já tentei fazer isso na infância - , no caso do diodo a luz solar tem que ser aplicada diretamente nele hein... - seu ampl. não pode estar dentro de caixa.

Postado
20 horas atrás, Gilliard centrum disse:

É o projeto simplificado do Quasar QA3300.

O engenheiro da Quasar é bom!!!!

Eles eram bons sim, principalmente nos idos de 2005 - 2015. 

Os projetistas originais eu não conheci, mas eu trabalhei na Quasar também no controle de qualidade, que incluía a separação dos transistores em pares casados para os módulos de potência, e os transistores de sinais para baixo ruído.

Querer comparar esse módulo Frankstein Vision ao módulo do QA-3300 é bem forçado ..... não vejo nada em comum entre eles, a começar pelo  espelho de corrente simples em vez do duplo da Quasar, e o uso de 3 diodos 1n4148 em vez de dois, que implica em uma maior corrente quiescente, e claro, a falta de um elemento para o ajuste dessa corrente. Mas em teoria o Vision tem mais potência e porisso mesmo precisa de todos os meios possíveis para garantir estabilidade térmica. 

Nos PCBs mostrados vejo coisas estranhas, como o uso de dois TIPS em cascata ( ??? ) .

Na Quasar, usando transistores casados, os módulos tinham estabilidade térmica, e qualidade garantida, baixíssima distorção e sem avalanche térmica.

Quanto ao fato de os diodos sofrerem ruído devido à luz, e esse ruído sair no áudio.... eu nunca percebi isso , e nem ouvi falar também kkkkk !

PS : COMPLEMENTANDO 

Já calculou o custo da fonte de alimentação para esse amplificador, transformador mais ponte de diodos mais um belo banco de capacitores totalizando pelo menos uns 10.000 uF em cada fase da alimentação ?

E obter os transistores verdadeiros, agora que existe um monte de falsificação no mercado ?

Não seria muito mais fácil comprar um módulo classe D com o famoso IRS de 250 W Rms , que esquenta bem pouco, tem alta qualidade, não precisa de ajuste, alimentado com 4 fontes chaveadas de 24V 10A mais duas de 12V por 10a, colocando elas em série para obter +- 60vdc ?   Pode obter até cerca de 500W Rms com essas fontes, a um custo baixo !

Paulo

Postado
19 horas atrás, Gilliard centrum disse:

Tem um porém esses diodos 1n4148 são bons porém se recém fonte de luz externa eles captam e transforma isso em corrente não sei o motivo ...ele agem como receptor solar ...

Toda junção PN é um receptora de luz. Não é a toa que o encapsulamento dos transistores é preto, para bloquear a luz. O photoacoplador é exatamente isso, um transistor comum perto de um led. Quando este acende  transistor passa a conduzir.

Postado

@Sérgio Lembo ,

Curioso é que o 1n4148 apresenta sensibilidade de apenas 10 nA / lux  ...... no local onde eles estão a corrente que passa por eles é acima de 1 mA ..... para gerar algum ruído a quantidade de luz deve ser enorme ......, considerando que essa placa deve ficar DENTRO de uma caixa relativamente fechada, não deveria se escutar nada nos alto-falantes ...... a própria realimentação negativa na entrada deve minimizar ainda mais esse efeito.

Confesso que mesmo em bancada de testes na Quasar, com o aparelho aberto e uma baita luz em cima, nunca notei nenhum zumbido .....

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...