Ir ao conteúdo

ssd 4.0 funciona em pcie 2.0?

Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Postado

Olá, obrigado por lerem esse post.

Recentemente, comprei o SSD S70  BLADE da marca XPG. Dizem ser muito bom pelo seu custo, tendo 7400mb/s de leitura. Contudo, ele é um SSD NVMe de última geração, então já possui a tecnologia de PCIe 4.0. Entretanto, até onde sei, ele também funciona em placas mãe que vão em apenas 3.0. No final do ano, pretendo montar um PC melhor com uma placa-mãe que irá suportar, porém atualmente minha placa-mãe, uma Prime h310e da ASUS possui suporte apenas para PCIe 2.0. Pesquisei em todos os lugares, mas não achei nenhum tópico que tratasse sobre isso. Por favor, me ajudem, quero saber se já posso utilizá-lo por agora ou se terei que esperar até que possa montar meu novo PC. Sei que provavelmente, se funcionar, ele será com velocidade reduzida, porém isso não importa, apenas quero saber se é compatível.

Agradeço desde já.

• Moderador
  • Solução
Postado

Sim o PCIe é retrocompativel então ele funcionaria ,

Acredito que as velocidades máximas do PCIe para SSD M.2 seriam:

PCle 2.0 seria 1000MB/s máximo 

PCIe 3.0 seria 3500MB/s máximo 

PCIe 4.0 seria 11000 MB/s no máximo 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

Sim o PCIe é retrocompativel então ele funcionaria ,

Acredito que as velocidades máximas do PCIe para SSD M.2 seriam:

PCle 2.0 seria 1000MB/s máximo 

PCIe 3.0 seria 3500MB/s máximo 

PCIe 4.0 seria 11000 MB/s no máximo 

Tmj mano

• Curtir 2
Postado

Sua MB é PCI-e  M.2 Socket 3, , com M Key, então tem que verificar se o encaixe desse Blade vai combinar, olhando por cima parece que esse Blade é "B" key, então não encaixaria(é do contrário)

https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/09/SSD-m2-2242-2260-ou-2280-entenda-a-diferenca-para-não-comprar-errado.ghtml

Como essa MB mais antigo acredito que só um modelo mais antigo de SSD  encaixaria.

• Curtir 1
Postado
Em 25/10/2023 às 08:24, PedraX disse:

Sua MB é PCI-e  M.2 Socket 3, , com M Key, então tem que verificar se o encaixe desse Blade vai combinar, olhando por cima parece que esse Blade é "B" key, então não encaixaria(é do contrário)

https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/09/SSD-m2-2242-2260-ou-2280-entenda-a-diferenca-para-não-comprar-errado.ghtml

Como essa MB mais antigo acredito que só um modelo mais antigo de SSD  encaixaria.

entendi. Obrigado pela ajuda. Vou testar no PC de um amigo, mas se funcionar vou guardar pois final do ano ja pretendo montar um PC com uma MB mais atual, como uma do chipset b550.

Postado
Em 25/10/2023 às 08:24, PedraX disse:

até onde vi, a MB tem M key, igual ao SSD, então acredito que não tenha esse problema

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!