Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela e dá tela preta em uso extremo


Posts recomendados

Bom, eu pesquisei sobre esse problema por um bom tempo, e todas as situações variam muito, já não sei o que pensar.

 

Comprei um computador recentemente, para usar para trabalho (edição de vídeos) e jogos. Eis as configurações:

  • placa-mãe A520 (Realmente não soube identificar o modelo específico, e o system info só diz isso. O anúncio mencionava ser uma a520g)
  • Ryzen 5 5600g
  • 16gb ram (8x2)
  • Fonte ATX 500w (nomeada "Fonte 500" no gabinete)
  • SSD 960gb winmemory


Chegou e bem, em maior parte, é tudo uma maravilha. Consigo usar o photoshop e o premiere sem problemas (exceto leves travamentos, mas nada demais), e é um computador extremamente rápido e decente de se usar.
 

O problema se trata de quando eu rodo jogos específicos, que exigem muito do computador. Depois de alguns minutos jogando, ele simplesmente apaga todos os periféricos, como monitor, teclado, e mouse. A CPU continua rodando, os leds continuam ligados, os fans ainda fazem barulho, mas para usá-lo novamente preciso desligá-lo do filtro de linha e ligar de novo.

 

Isso acontece em jogos como Gmod, Valorant, Left 4 Dead 2, e até Fallout New Vegas. Também já rolou em GTA San Andreas, mas tava com um mod que melhora os gráficos. Sem esse mod, nada acontece.

 

Conversando com um técnico e explicando minha situação, ele mencionou que tem altas chances da fonte ser uma fonte de 500w falsa, e por causa disso, não aguentar rodar os jogos mais pesados, ficar sem energia e travar o PC desse jeito.

 

Parece válido, mas pesquisando em outros locais, também vi que o problema varia muito. Alguns relataram ser uma memória RAM zoada; Outros relataram ser algum problema na placa-mãe; Outros relataram ser na placa de vídeo (Coisa que nem tenho, é integrada); E outros simplesmente nunca conseguiram achar o problema.

Isso me deixa um pouco nervoso sobre o que pode ser. Não tô conseguindo muita grana recentemente e não queria gastar em algo á toa, então estou pesquisando bastante sobre o que pode ser.

Alguns adendos:

  • Não abri o computador ainda, então nada que esteja dentro dele foi tocado desde que chegou. Não fiz nenhum teste.
  • Já usei o crystaldiskinfo, o SSD tá saudável, então provavelmente não é isso.
  • Raramente isso também acontece quando mexendo nos cabos ou conectando algo atrás, mas é bem difícil.
  • Surpreendentemente ele já rodou GTA V sem esse problema, o que me deixa perplexo.

 

Dito isso, qual a opinião de vocês? O que pode ser? Posso usar algum programa para monitorar ele melhor ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o técnico. O problema é na fonte, especialmente por ela nem ter marca.

Ela ainda está na garantia dos 90 dias? Caso esteja, pegue o dinheiro, junte um pouco mais e compre uma fonte decente.

O pessoal aqui recomenda bastante a Nidus 500W:

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br-oem

E a Mancer 500W:

https://www.pichau.com.br/fonte-mancer-thunder-500w-80-plus-bronze-mcr-thr500-bl01-oem 

 

Uma fonte ruim pode acabar trazendo problemas que outrora eram inexistentes em outras partes do hardware, logo, quanto mais você continuar usando uma fonte já defeituosa, os defeitos vão se alastrar para outros componentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium Problema praticamente solucionado, a fonte.

Aqui temos uma boa, com um preço agradável.

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0?gclid=CjwKCAjw-eKpBhAbEiwAqFL0mi0CE4mTlOg_IDJwlmSl2AAdR-Qp6AyUFNp3zYc9FS2ZpVM50-RgcxoCWgMQAvD_BwE

32 minutos atrás, Necklace disse:

Concordo com o técnico. O problema é na fonte, especialmente por ela nem ter marca.

Ela ainda está na garantia dos 90 dias? Caso esteja, pegue o dinheiro, junte um pouco mais e compre uma fonte decente.

O pessoal aqui recomenda bastante a Nidus 500W:

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br-oem

E a Mancer 500W:

https://www.pichau.com.br/fonte-mancer-thunder-500w-80-plus-bronze-mcr-thr500-bl01-oem 

 

Uma fonte ruim pode acabar trazendo problemas que outrora eram inexistentes em outras partes do hardware, logo, quanto mais você continuar usando uma fonte já defeituosa, os defeitos vão se alastrar para outros componentes.

 

Mancer não da pra querer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Computador congela e dá tela preta em uso extremo
6 horas atrás, Necklace disse:

Concordo com o técnico. O problema é na fonte, especialmente por ela nem ter marca.

Ela ainda está na garantia dos 90 dias? Caso esteja, pegue o dinheiro, junte um pouco mais e compre uma fonte decente.

O pessoal aqui recomenda bastante a Nidus 500W:

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br-oem

E a Mancer 500W:

https://www.pichau.com.br/fonte-mancer-thunder-500w-80-plus-bronze-mcr-thr500-bl01-oem 

 

Uma fonte ruim pode acabar trazendo problemas que outrora eram inexistentes em outras partes do hardware, logo, quanto mais você continuar usando uma fonte já defeituosa, os defeitos vão se alastrar para outros componentes.

 

6 horas atrás, Arthur Arnemann disse:


Vou experimentar comprar uma fonte nova então, essa de acabar corrompendo os outros componentes me deixou mesmo preocupado. Graças á deus nada rolou ainda.

Agradeço pelas sugestões, aliás. Tava procurando algo na Amazon pois lá tenho frete grátis, mas costuma ter menos variações. Vou dar uma olhada nessas que foram sugeridas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Necklace @Arthur Arnemann Galera, tenho notícias.

 

Troquei a fonte por uma Nidus 500w. Chegou hoje e deixei o computador ligado rodando um jogo pra ver. Não acho que fiz nenhuma besteira trocando a fonte, já que o computador está funcionando normalmente, mas infelizmente, o problema persistiu. Depois de alguns minutos, rolou a mesma coisa.

 

Pelo menos troquei a fonte, o que vai prevenir problemas futuros, mas isso realmente me deixa encucado, não sei o que fazer. Alguma luz nessa situação?

Adendo: Estranhamente, para religar o computador demorou mais um tempo, e percebi que o som ficou mudo. Reiniciei e voltou ao normal.
image.png.6bd8bbb702fe848e33209d8e2161e84a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!