Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B.O em placa-mãe e fonte (USB Overcurrent status detected)


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Bom dia grupo. Pessoal, tenho um B.O sério:
Mandei meu computador para um técnico fazer testes, na placa-mãe e na fonte. Ele deu um problema de "USB Overcurrent status detected", e não passou BIOS. Ele fez os testes e detectou que a fonte estava "vazando" corrente elétrica, o que causou curto e alguns componentes da placa. 
Algumas coisas que precisa pôr em nota: Uma das memórias está defeituosa (as vezes funciona, as vezes não), o gabinete da choque mesmo desligado, as duas portas USB traseiras pararam de funcionar com o tempo,  placa de vídeo desliga em jogos pesados. 
Minha questão é:
1) A fonte ainda dá pra usar ou a placa dá pra ser recuperada de alguma forma?
2) Compensa mais comprar os dois novos? Minha placa-mãe é uma ASUS PRIME B250M-PLUS, e a fonte é uma da Sharkoon de 750W (não lembro o modelo). Só achei placa-mãe básica que sirva (Meu processador é da 6a geração, i5 6600k)
3) Minha casa não possui aterramento. Posso aterrar SOMENTE a tomada que uso o computador? Ele é ligado num filtro de linha, junto com o monitor. Isso resolve 100% o problema?

Desde já agradeço e aceito qualquer tipo de sugestão.

IMG-20231026-WA0005.jpg

IMG-20231026-WA0006.jpg

IMG-20231026-WA0007.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Kevin G. Oliveira Você não disse qual é modelo da fonte, tem fontes da Sharkoon boas e ruins. Vazar energia da fonte é normal, é uma questão de projeto impede radiação e também impede que a fonte fique fazendo barulho alto. Se a fonte for de um modelo ruim é recomendado trocar.

 

É mais fácil que os problemas apresentados tenham sido causados pelo tempo de vida do computador e/ou devido a algum modelo ruim da fonte.

 

Talvez trocar a fonte resolva todos os seus problemas. Talvez os danos tenham sido permanentes e requerem trocar a placa-mãe também.

 

E sim, você pode fazer aterramento só na tomada do PC. O gabinete vai parar de dar choque e se essa energia acumulada estiver afetando outros componentes vai resolver mais problemas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Ele tem uns 4 anos de uso, agora que veio dar um problema grande. Realmente não lembro o modelo da fonte, mas eu acho que é uma Sharkoon WPM Bronze. 

Queria comprar uma MSI MAG A650BN, 650W, e a placa seria uma básica da Duex. As duas peças juntas dariam um pouco menos de 700 reais. Você acha que compensa?

Ouvi falar que aterramento estraga o computador. Isso é mito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!