Ir ao conteúdo

B.O em placa-mãe e fonte (USB Overcurrent status detected)

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Bom dia grupo. Pessoal, tenho um B.O sério:
Mandei meu computador para um técnico fazer testes, na placa-mãe e na fonte. Ele deu um problema de "USB Overcurrent status detected", e não passou BIOS. Ele fez os testes e detectou que a fonte estava "vazando" corrente elétrica, o que causou curto e alguns componentes da placa. 
Algumas coisas que precisa pôr em nota: Uma das memórias está defeituosa (as vezes funciona, as vezes não), o gabinete da choque mesmo desligado, as duas portas USB traseiras pararam de funcionar com o tempo,  placa de vídeo desliga em jogos pesados. 
Minha questão é:
1) A fonte ainda dá pra usar ou a placa dá pra ser recuperada de alguma forma?
2) Compensa mais comprar os dois novos? Minha placa-mãe é uma ASUS PRIME B250M-PLUS, e a fonte é uma da Sharkoon de 750W (não lembro o modelo). Só achei placa-mãe básica que sirva (Meu processador é da 6a geração, i5 6600k)
3) Minha casa não possui aterramento. Posso aterrar SOMENTE a tomada que uso o computador? Ele é ligado num filtro de linha, junto com o monitor. Isso resolve 100% o problema?

Desde já agradeço e aceito qualquer tipo de sugestão.

IMG-20231026-WA0005.jpg

IMG-20231026-WA0006.jpg

IMG-20231026-WA0007.jpg

• Solução
Postado

@Kevin G. Oliveira Você não disse qual é modelo da fonte, tem fontes da Sharkoon boas e ruins. Vazar energia da fonte é normal, é uma questão de projeto impede radiação e também impede que a fonte fique fazendo barulho alto. Se a fonte for de um modelo ruim é recomendado trocar.

É mais fácil que os problemas apresentados tenham sido causados pelo tempo de vida do computador e/ou devido a algum modelo ruim da fonte.

Talvez trocar a fonte resolva todos os seus problemas. Talvez os danos tenham sido permanentes e requerem trocar a placa-mãe também.

E sim, você pode fazer aterramento só na tomada do PC. O gabinete vai parar de dar choque e se essa energia acumulada estiver afetando outros componentes vai resolver mais problemas.

Postado

@Gui GC Ele tem uns 4 anos de uso, agora que veio dar um problema grande. Realmente não lembro o modelo da fonte, mas eu acho que é uma Sharkoon WPM Bronze. 

Queria comprar uma MSI MAG A650BN, 650W, e a placa seria uma básica da Duex. As duas peças juntas dariam um pouco menos de 700 reais. Você acha que compensa?

Ouvi falar que aterramento estraga o computador. Isso é mito?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!