Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gala falera, beleza? eu to com um probleminha aqui que tá me deixando meio maluco. Meu processador não chega ao clock máximo de 4.4ghz, quando ele tá em atividade máxima ele chega somente na casa dos 4.1ghz conforme as imagens que eu vou mostrar aqui. Eu só percebi isso depois de fazer um teste no cpuz e ter baixado a pontuação dele. Eu desmontei ele, limpei as peças, troquei a pasta térmica, mas nada adiantou. 

Meu setup é Ryzen 5 5600g

placa-mãe gigabyte aorus elite b550m

fonte corsair cx750

mem 4x8gb kingston fury beast 3200mhz

placa de vídeo RTX 3060 ASUS dual 12gb

SSD NVMe m2 kingston 500gb

aircooler coolermaster h411r

versão da BIOS f18c

nunca fiz overclock!!!!! sempre deixei padrão de fábrica! Apenas ativo o xmp pra rodar as mem em 3200mhz, porém, mesmo desativando o xmp e rodando as mem a 2400mhz, não resolve meu problema.

1.png

2.png

3.png

4.png

5.png

agora, Cristovao Tavares disse:

Gala falera, beleza? eu to com um probleminha aqui que tá me deixando meio maluco. Meu processador não chega ao clock máximo de 4.4ghz, quando ele tá em atividade máxima ele chega somente na casa dos 4.1ghz conforme as imagens que eu vou mostrar aqui. Eu só percebi isso depois de fazer um teste no cpuz e ter baixado a pontuação dele. Eu desmontei ele, limpei as peças, troquei a pasta térmica, mas nada adiantou. 

Meu setup é Ryzen 5 5600g

placa-mãe gigabyte aorus elite b550m

fonte corsair cx750

mem 4x8gb kingston fury beast 3200mhz

placa de vídeo RTX 3060 ASUS dual 12gb

SSD NVMe m2 kingston 500gb

aircooler coolermaster h411r

versão da BIOS f18c

nunca fiz overclock!!!!! sempre deixei padrão de fábrica! Apenas ativo o xmp pra rodar as mem em 3200mhz, porém, mesmo desativando o xmp e rodando as mem a 2400mhz, não resolve meu problema.

1.png

2.png

3.png

4.png

5.png

Postado

Parece que as imagens estão com algum problema. Geralmente esse clock máximo de 4.4GHz é alcançado apenas em carga pesada (quando realmente tem necessidade), ele não vai ficar em 4.4GHz o tempo todo com as configurações em stock, até porque o processador em stock geralmente trabalha de forma dinâmica para economizar energia e diminuir o calor.

Postado

@Cristovao Tavares Boas jovem. Normal isso. Você deve se preocupar se ele em 100% de uso, permanecer abaixo do clock base (3.9GHz) que é o valor que a empresa garante para esse cpu. 4.4GHz é o valor máximo que ele pode chegar e ás vezes chega, mas não em todos os núcleos. Quanto a tensão, normal tb para esses cpus, varia muito e chega fácil em 1.4+. A galera nesses casos recomenda um "undervolt", mas aí já é outro assunto que deixo pra q entende.

Abs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...