Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mouse, teclado e monitor desligando. Porém, a CPU continua ativa.


Posts recomendados

Bom dia!

 

Estou precisando de um auxílio com um problema que venho tendo no PC da minha namorada.

 

Primeiro indo as configurações:

 

Processador: Ryzen 7 5700G

CPU Cooler: Scythe Kotetsu Mark II

placa-mãe: Duex 550M

RAM: 16GB 3200Mhz

Fonte: 700W 80 Plus KCAS

 

Agora sobre o problema:

 

Vou contar sobre o contexto geral. A princípio o CPU Cooler usado era o Cooler Box que vem junto ao processador. Mas com algumas semanas de uso, especificamente logo após fazer a instalação de 5 fan's, o PC começou a desligar os periféricos. Isto é, o mouse, teclado, mousepad (RGB) e a tela. Porém a CPU e as ventoinhas continuavam ligadas. Tendo que fazer um desligamento forçado no PC para poder ligar e usar novamente.

Esse problema começou dando em jogos específicos como o LOL. Posteriormente se extendeu pra outros jogos como o Genshin. Contudo no LOL esse problema dava com cerca de 2 minutos de partida. No Genshin o problema acontecia depois de mais de 1 hora de uso. 

 

Com isso, dado a situação, fui verificar o que estava ocorrendo. Observei que o PC estava em superaquecimento, chegando a temperaturas máximas de 90-95 graus e mantendo uma média de 80 graus no desktop.

 

Dessa forma, vi que seria essêncial trocar o CPU Cooler para melhorar a refrigeração. Comprei o Scythe Kotetsu Mark II e instalei essa semana. Agora em questão de temperatura, o PC não ultrapassa mais os 80 graus, na verdade nem chegando nessa temperatura está. Mantém uma média inferior a 70-75 graus.

 

Porém, o problema do desligamento permaneceu somente com um jogo, que é o LOL. Em menos de dois minutos de partida (mesma coisa que acontecia anteriormente) todos os periféricos se desligam e o CPU se mantém ativo. Estava acompanhando a temperatura enquanto jogava LOL e não chegou a atingir 60 graus. Portanto, não foi problema com superaquecimento igual antes.

 

Ainda não testei muito por falta de tempo, mas por hora esse problema só se mantém com o LOL e especificamente sempre é com menos de dois minutos de partida.

 

Enfim, essa é a minha situação. Me senti na necessidade de explicar desde o início para não deixar nenhuma ponta solta. 

 

Preciso muito de um auxílio sobre isso, mais para tentar entender o que ta acontecendo. Acreditam que seja algum problema com drivers? Ou talvez na placa-mãe? Ou com algum hardware? Porque se for o caso de hardware, ainda posso acionar a garantia e resolver isso logo.

 

Obrigado pela atenção! Tenha um ótimo dia!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jhonatan Vinícius alterou o título para Mouse, teclado e monitor desligando. Porém, a CPU continua ativa.

@Jhonatan Vinícius A linha KCAS é conhecida pelas suas fontes bombas  Pode ser a fonte e é bem provavel que seja.

 

O segundo possível problema é essa placa-mãe da DUEX, que poderia ter problemas com VRM, não conseguindo alimentar corretamente o PC. O melhor é investir em marcas como Gigabyte, ASUS, MSI, ou até mesmo ASRock se o preço compensar. E mesmo essas marcas mais renomadas tem seus problemas com placa-mães ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!