Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tela azul o tempo todo sem motivo específico


Posts recomendados

SETUP
Placa-mãe: ASRock B450M Steel Legend (Pichau)

RAM: Asgard W2 DDR4 (2x16GB) 3200MHz (AliExpress)

SSD: NVMe M.2 Kingspec 1TB (AliExpress)

GPU: RX 6600M 8GB 51Risc (AliExpress)
CPU: Ryzen 5 5600 (AliExpress)

Fonte: MSI MAG A650BN (TerabyteShop)
 

Montei esse meu primeiro PC no meio do ano e desde o começo tem me dado problemas com tela azul constante.

Na primeira instalação do windows já tive muitas dificuldades em finalizar a instalação do windows pois dava BSOD constantemente.

Depois que consegui instalar, comecei a fazer as atualizações de drivers etc e as BSOD diminuiram em frequência, mas não pararam. Elas aconteciam as vezes de forma aleatória/do nada (estava usando navegador, vendo Vídeo, etc = uso comum) e as vezes com alguns indícios por exemplo: computador dava uma leve travada, começa a ficar lento/não responsivo e eventualmente crashava, entre outros.

Trabalho com edição de vídeo, então até entendo em alguns momentos o computador ter que trabalhar mais forte, mas meu trabalho não é pesado o suficiente para gerar gargalo nessa máquina. Muito menos BSOD

 

- Instalei alguns programas e jogos "não oficiais" ao longo do tempo e estava desconfiando que isso poderia somar no problema, apesar de que desde a instalação já havia rolado essas BSOD.
- Identifiquei que quando parava de usar wifi e começava a usar internet no cabo, a quantidade de BSOD diminuia.

- As vezes em algumas funções aleatórias do Premiere como, mandar para exportação com Encoder, abrir uma nova sequência pesada, abrir arquivos no Explorer entre outras, o PC ficava lento e crashava, ou simplesmente travava e crashava, e assim vai.
- As vezes ao abrir alguma pasta do pc com muitos arquivos, esses demoravam para ser lidos e ficavam "carregando" por um pequeno tempo
- Eventualmente aconteciam erros em que simplesmente o computador congelava tudo e a unica solução era desligar no botão. Já aconteceu em diversas situações, sem um padrão específico.
- Alguns dias aconteciam mais BSODs, outros menos. Em sua grande maioria, erros diferentes

Nesse meio tempo rodei diversos testes e possíveis soluções. Testes nativos do windows (chkdsk, sfc scannow, diagnostico de memória) e outros como BurnInTest e memtest86
Testei as memórias em slots diferentes e sozinhas e nenhum teste apontou nada.
Testes de GPU também não apontaram nada
Testes de HD resultaram em alguns erros, alguns conseguiam ser corrigidos e outros não.

Resolvi fazer uma nova instalação do windows. Ambos os windows (primeira e segunda instalação) foram não oficiais, mas de um fórum de confiança e com nenhuma reclamação no post.
Dessa vez o único problema na instalação foram os pen drives que tive que ficar testando.
Fiz uma limpeza do SSD pela BIOS.
Agora com instalação limpa, BIOS atualizada, drivers atualizados, etc, comecei a fazer alguns testes. O único erro veio pelo BurnInTest, na GPU, mas eu não consegui ver o que era em específico.
Como percebi a diminuição de BSOD, continuei meu uso normal, instalando programas do dia a dia agora sem nada "não oficial".
Ainda acontecem as BSODs e causam algum desconforto as vezes, mas tá muito melhor do que antes. 1 mês dessa nova instalação e teve alguns dias só que realmente me incomodou a tela azul (de ficar acontecendo várias durante o dia).
A maioria das BSODs que aconteciam antes da reinstalação persistiram do mesmo jeito, porém em menos intensidade e frequência.
Testei alguns jogos originais e não oficiais na nova instalação e rodaram tranquilamente. Vale comentar que jogando, nenhuma BSOD aconteceu, apenas o travamento do computador citado anteriormente.


CONCLUSÃO?
Não consegui chegar a algo definitivo sobre o problema, suspeito que possa ter algum problema de hardware que seja potencializado por erros de software. 
Depois de ver os diversos erros acontecendo e anotando eles, me parece correto induzir que existe algum problema na GPU. Pois a maioria dos BSODs parecem estar relacionados a funções de vídeo.
Não consegui ainda outras peças para testar.
Penso em aproveitar a BlackFriday pra trocar GPU e de repente as memórias por peças daqui
Apesar de nas últimas duas semanas as BSODs praticamente não terem incomodado, é um fator que me preocupa porque não era pra acontecer.

Segue o link com praticamente todos os erros que aconteceram desde Outubro (a parte de "Pré instalação" só contabiliza os erros um dia antes da reinstalação e do próprio dia)
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1lvY4SRBDuNflimcyaMVkdEA7N5gBtMpjqUWfviHIye0/edit?usp=sharing

Gostaria de consultar a sabedoria milenar desse fórum em busca de conhecimento sobre os acontecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nathan_santoss , olá

Sugestão:

  • Verificar as memórias com teste memória com Memtest86+ e verificar estão com algum defeito.
  • Verificar a saúde do SSD NVMe, já que produtos do aliexpress tem grandes probabilidades de ser o problema. Com base em posts no forum e vídeos no youtube sobre sua durabilidade e estabilidade (gerando "N" problemas) em várias configurações. 
  • O windows de fonte não oficial ou alterados, pode conter malwares e causar problemas com estabilidades. Recomendo pegar no site oficial da microsoft a iso do windows.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nathan_santoss Problemas:

  • SSD chineses não são confiáveis. As vezes funcionam bem nos primeiros meses, mas depois começam a ficar lentos e a travar.
  • Já ouvi sobre memórias de marcas chinesas que funcionavam bem com AMD, mas não funcionavam com Intel e davam tela azul - o contrário provavelmente também é verdade. Talvez no seu caso seja só uma questão de desativar o XMP.

Erros como Memory Management é erro de memória. Page Fault in Non Paged Area pode ser erro de memória ou disco - é devido a memória de paginação. Erros de driver podem estar ligados a problemas em setores dos discos.

 

Teria que testar com memórias mais confiáveis.

E outro SSD, e se for o único SSD que você tem e guarda todos os dados nele, recomendo fortemente que compre algum de marca confiável, você não vai querer perder seus arquivos de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem dois componentes com problema aí. SSD e placa de vídeo.

54 minutos atrás, Nathan_santoss disse:

- Identifiquei que quando parava de usar wifi e começava a usar internet no cabo, a quantidade de BSOD diminuia.

Isso aqui é um problema que já vi uma vez na Steel Legend, mas pode ser por conta do SSD não conseguir lidar com o driver de Wi-Fi.

54 minutos atrás, Nathan_santoss disse:

- As vezes em algumas funções aleatórias do Premiere como, mandar para exportação com Encoder, abrir uma nova sequência pesada, abrir arquivos no Explorer entre outras, o PC ficava lento e crashava, ou simplesmente travava e crashava, e assim vai.

Isso aqui é um conjunto dentre placa de vídeo e SSD. Quando você estressa a placa de vídeo e o SSD juntamente quando vai exportar um vídeo, a placa de vídeo não aguenta e quebra, ou então o SSD. Dá pra ver que o SSD tá com problema só em ver isso do abrir arquivos no Explorer e também pelo erro . Isso aqui pelo o que eu vi nas telas azuis que você disponibilizou, é problema de falta de memória também como visto no IRQL not less or equal, possivelmente (provavelmente pra ser sincero) por culpa do SSD que é onde se localiza o arquivo de paginação, já que pelo o que disseste você não tem um HD.

54 minutos atrás, Nathan_santoss disse:

- As vezes ao abrir alguma pasta do pc com muitos arquivos, esses demoravam para ser lidos e ficavam "carregando" por um pequeno tempo

Mais outro sinal de que o SSD já não está em uma boa condição.

54 minutos atrás, Nathan_santoss disse:

- Eventualmente aconteciam erros em que simplesmente o computador congelava tudo e a unica solução era desligar no botão. Já aconteceu em diversas situações, sem um padrão específico.

Isso é um sinal exclusivo pelo o que eu lembre, mas também pode ter relação com o SSD, apesar de eu não ter certeza. Isso, pelo o que eu saiba, é a memória RAM cheia. Quando você atinge a capacidade máxima da sua RAM, o computador não trava. E é por isso que existe algo nos sistemas operacionais chamado arquivo de paginação, ou swap. Minha teoria é a de que, visto que o SSD já tá com problema, ele não consegue segurar o arquivo de paginação presente nele e fecha abruptamente o mesmo, deixando o computador somente com a memória RAM o que é extremamente perigoso ou então apresentando problemas o computador de uma vez. Além dos erros de placa de vídeo e de driver (que podem ser culpa do SSD), telas azuis por falta de memória ou arquivo de paginação com problemas foram os mais comuns de todos.

54 minutos atrás, Nathan_santoss disse:

- Alguns dias aconteciam mais BSODs, outros menos. Em sua grande maioria, erros diferentes

Erros diferentes significa problemas em lugares diferentes...

54 minutos atrás, Nathan_santoss disse:

Segue o link com praticamente todos os erros que aconteceram desde Outubro (a parte de "Pré instalação" só contabiliza os erros um dia antes da reinstalação e do próprio dia)
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1lvY4SRBDuNflimcyaMVkdEA7N5gBtMpjqUWfviHIye0/edit?usp=sharing

Muito obrigado por ter feito esse datasheet, ajudou bastante.

Bom, com isso dito, eu acho que uma escolha infeliz de peças que podem dar problema dependendo da sua sorte, deram problema ou já vieram defeituosas. A tua melhor escolha é trocar a placa de vídeo e o SSD para que o problema seja resolvido, pois são o culpados de tanta dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dica abra o Visualizador de eventos

 

Pressione a tecla da bandeira do Windows + R, digite Eventvwr.msc e clique em OK

Após abertura da janela, clique na pasta “Logs de Windows”. Em seguida, selecione a opção “Sistema”

Procure por erros

Depois, na fileira central, clique duas vezes no título “Nível”: os principais erros vão aparecer listados de cima para baixo.

Logo após, clique em um dos “erros” aparentes. Por fim, uma janela com o título “Propriedades do Evento” vai mostrar informações sobre o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Primeiramente muito obrigado pelo empenho na resposta, de verdade.

Atualizações sobre a situação:
Os pontos que você colocou foram bem pertinentes então comprei uma RX6600 da ASRock aqui no Brasil e um Kingston NV2 1Tb pra substituir GPU e SSD. A RAM como eu tinha feito alguns testes e não resultaram em nada, esperei pra ver como se comportava com as novas peças, apesar de terem alguns BSODs relacionados a ela.


Fiz uma instalação nova do windows no SSD , agora com windows oficial. Rodou tudo certinho, consegui trabalhar de boa (11/11)

PORÉM, já deu três BSOD nesse meio tempo (continuei atualizando aquela planilha)

Duas estão relacionadas a memória se não me engano  (memory management e attempted execeute to noexecute memory) e aparentemente uma relacionada a GPU, mas considerando que a GPU é nova, zerada, pode ser a RAM interferindo na GPU (system thread exception not handled - amdkmdag.sys)

Conclusão: parece que eu realmente dei muito azar nas peças da china, todas elas vieram bichadas. O PC continua se comportando "tranquilo" no sentido que os erros não tem me atrapalhado muito. Mas a ideia agora é trocar as RAMs e ser feliz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!