Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. O valor do PC que estou pensando em comprar já está um pouco alto com as specs que escolhi, mas tenho consciência de que não adianta pegar várias peças high end e colocar full budget em outras.

Enfim, queria gastar em torno de R$ 10.000,00, pode ultrapassar um pouco sem problemas (principalmente se a diferenças das peças for considerável), e preciso de sugestão de placa-mãe e de cooler para colocar aí:

Processador: Intel Core i5-13600K 3.5 GHz 14-Core

Placa de vídeo: ASUS GeForce RTX 4070 12 GB Dual

Placa-mãe: ??

Cooler: ??

Memória: Corsair Vengeance RGB Pro 32 GB (2 x 16 GB) DDR4-3200 CL16 Memory

Armazenamento: Kingston NV2 1 TB M.2-2280 PCIe 4.0 X4 NVMe Solid State Drive

Fonte: XPG Core Reactor 650 W Certificado 80+ Gold Full-Modular ATX

Gabinete: Montech Air Max (Preto) ATX Mid Tower

O setup atual já está na casa de R$8.500,00. Tem como encontrar placa-mãe e cooler bons para essa máquina com o valor restante para fechar algo na casa de R$10.000,00?

De qualquer maneira, se pudessem me passar opção boa e opção budget - tanto em valores quanto no que vale a pena pegar e porque, ficaria imensamente agradecido.

• Moderador
Postado

@ObiWanKenobiJJ Questão de placa-mãe não acredito que vale a pena pegar uma careira demais (+ de R$1.000,00), até porque essa daqui > Gigabyte B660M Aorus Pro já é de boa qualidade com um preço razoável, na minha opinião.

Cooler eu vou listar três pra ti:

• DeepCool AG400 Plus (ele dá conta, mas no seu caso eu não recomendo, pois seu orçamento permite um cooler de maior qualidade);
  • Deepcool AG620 (esse aqui sim já é mais compatível com seu processador e orçamento);
  • DeepCool LE520 ARGB (cooler de alta qualidade, caso queira um WC minha recomendação é essa).

OBS: independente do cooler que você pegar, eu recomendo você comprar um contact frame como esse daqui > Thermalright LGA 1700 devido aos problemas desse processador entortando e tendo contato ruim com o heatsink do cooler. Além disso, monitore o consumo desse i5, se tiver consumindo demais (o que aconteceu com muitas pessoas), pode ser necessário algumas alterações nas configurações da BIOS, undervolt etc.

Inclusive, se sobrar uma grana eu recomendaria você pegar um SSD melhor, como por exemplo o Kingston Fury Renegade 1TB, é mais rápido com componentes de mais qualidade, mas o NV2 que você citou serve.

• Curtir 3
Postado
3 horas atrás, Batata Defumada disse:

@ObiWanKenobiJJ Questão de placa-mãe não acredito que vale a pena pegar uma careira demais (+ de R$1.000,00), até porque essa daqui > Gigabyte B660M Aorus Pro já é de boa qualidade com um preço razoável, na minha opinião.

Eu to montando um pc e to nessa de pegar um i5 13ª com 4070...

quando vou colocar a placa-mãe e coloco uma B660M aparece a seguinte mensagem: 

"Notificação: build com algumas observações:

Placa-mãe Gigabyte B660M AORUS Pro DDR4 Micro ATX LGA 1700 pode precisar de atualização na BIOS para usar o Processador Intel Core i5-13400F 2.5 GHz 10-Core. Para atualizar a BIOS é necessário um processador compatível."

O que seria exatamente isso? eu vou ter problema? vou ter q ligar a placa-mãe em outro pc(processador) atualizar ele e só depois montar o pc? 

é muito trabalho e vale mais a pena pagar um pouco a mais por uma 760M? 

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Guigaznt disse:

O que seria exatamente isso? eu vou ter problema? vou ter q ligar a placa-mãe em outro pc(processador) atualizar ele e só depois montar o pc? 

Você teria que fazer isso se a placa-mãe não tivesse a funcionalidade de atualizar a BIOS sem processador instalado, o que NÃO é o caso. A B660M Aorus Pro possui o botão Q-Flash Plus que te permite fazer a atualização sem sequer instalar memória, CPU ou GPU.

• Curtir 2
Postado
10 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Processador: Intel Core i5-13600K 3.5 GHz 14-Core

Não que faça diferença significativa de desempenho, mas o i5-14600K esta com preço bem similar o 13600K, menos de R$ 100,00.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Não que faça diferença significativa de desempenho, mas o i5-14600K esta com preço bem similar o 13600K, menos de R$ 100,00.

Não encontrei em nenhuma das lojas mais "confiáveis". Tem algum site bom para a compra?

11 horas atrás, Batata Defumada disse:

OBS: independente do cooler que você pegar, eu recomendo você comprar um contact frame como esse daqui > Thermalright LGA 1700 devido aos problemas desse processador entortando e tendo contato ruim com o heatsink do cooler. Além disso, monitore o consumo desse i5, se tiver consumindo demais (o que aconteceu com muitas pessoas), pode ser necessário algumas alterações nas configurações da BIOS, undervolt etc.

Dei uma pesquisada e não encontrei muita coisa sobre isso. Cara, eu não manjo nada de montagem, nem sei o que é contact frame. É algo que eu posso simplesmente comprar e entregar nas mãos da pessoa que vai montar??

Você recomenda algum outro processador com a 4070? Tava até de olho num 5700x da vida para economizar um pouco. Mas tenho um pouco de medo de apanhar rápido nos próximos anos, começar a gargalar, aí não adianta investir em uma GPU boa e deixar a desejar na CPU. O que me diz? Fico com o i5-13600K? O 5700x é uma boa escolha? Tem alguma outra recomendação?

Postado
4 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Dei uma pesquisada e não encontrei muita coisa sobre isso. Cara, eu não manjo nada de montagem, nem sei o que é contact frame. É algo que eu posso simplesmente comprar e entregar nas mãos da pessoa que vai montar??

Depende da capacidade de quem vai montar, porque tem relatos de "ténicos" fazendo cada barbaridade... 😜

Tem uma "cerimônia" para instalar o BCF - Bend Correction Fix LGA1700 . 😉 

A propósito no Al*E****ss consegue o BCF por ~R$ 50,00 já com o "taxxad" 20,48% e frete.

4 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:
Citação

...i5-14600KF...

Não encontrei em nenhuma das lojas mais "confiáveis". Tem algum site bom para a compra?

O i5-14600KF estava por R$ 2.099,00 na Pichau.

Tem por R$ 2.059,99 WAZ - mas é pre-venda com prazo de entrega de 25 dias.

A loja confiável, na minha experiência de compra mais do que a T'byte.

Postado
1 hora atrás, rikawa disse:

Estou pra montar um setup parecido, o que te fez escolher DDR4 ao invés de DDR5? 

Economia de uns pilas na placa-mãe e nas memórias. Li também que, apesar de ser o "futuro", a diferença, por ora, é praticamente irrelevante entre DDR5-DDR4. Mas reitero que sou leigo e nem sempre as fontes são as melhores, né. Pra conseguir infos específicas, a gente vai indo atrás de youtube e fóruns - lugares onde têm gente muito boa e tem muitos palpiteiros kkk.

Você e os demais colegas do fórum acham que vale a pena investir um pouco a mais no DDR5? Possuem sugestões?

Postado
46 minutos atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Economia de uns pilas na placa-mãe e nas memórias. Li também que, apesar de ser o "futuro", a diferença, por ora, é praticamente irrelevante entre DDR5-DDR4. Mas reitero que sou leigo e nem sempre as fontes são as melhores, né. Pra conseguir infos específicas, a gente vai indo atrás de youtube e fóruns - lugares onde têm gente muito boa e tem muitos palpiteiros kkk.

Você e os demais colegas do fórum acham que vale a pena investir um pouco a mais no DDR5? Possuem sugestões?

Também estou na mesma dúvida hehe. 

• Moderador
Postado
3 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Eu não acredito que valha a pena. Você só vai perceber uma diferença de performance significativa entre DDR4 e DDR5 atualmente em uma máquina extremamente high end (e a depender da situação), estou falando de uma config no nível de um Intel Core i9-13900K + RTX 4090. Pro seu hardware, não vai ter um ganho que justifique gastar mais dinheiro com DDR5.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Eu não acredito que valha a pena. Você só vai perceber uma diferença de performance significativa entre DDR4 e DDR5 atualmente em uma máquina extremamente high end, estou falando de um Intel Core i9 + RTX 4090. Pro seu hardware, não vai ter um ganho que justifique gastar mais dinheiro com DDR5.

Estou dando os retoques finais para decidir. Sobre a memória, ainda, será que é necessário pegar 32 GB mesmo ou 16 GB já está mais do que bom para a maioria dos games?

Velocidade 3200 para 3600 tem alguma diferença significativa?

Sinto muito, @Batata Defumada, mas você se tornou meu oráculo pessoal sobre PCs 🙂

• Haha 1
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Sobre a memória, ainda, será que é necessário pegar 32 GB mesmo ou 16 GB já está mais do que bom para a maioria dos games?

Isso aí depende um pouco de como você usa o computador, regra geral 16GB é o suficiente pra maioria das pessoas que não deixam várias coisas abertas ao mesmo tempo e rodando em segundo plano enquanto jogam.

Mas, pensando a longo prazo, e nos jogos que às vezes saem extremamente cagados pra PC, e simplesmente nos que realmente serão mais exigentes (tem jogo aí com requisitos recomendados completamente ridículos), eu diria que se você encontrar uma oferta boa de memória de 32GB (2 pentes de 16GB para operar em dual channel), eu recomendo pegar.

Já estamos chegando em 2024, deixa seu PC preparado pro que der e vier, e aquele negócio de "vou comprar 16GB agora, se precisar eu faço upgrade no futuro" nunca dá certo, provavelmente vai acabar descartando os pentes de memória que já tinha ou vai ter que parear memórias diferentes pra não "desperdiçar" o que já tinha, o que não é o ideal, a gente quer reduzir ao máximo qualquer problema, computador já arruma problema "sozinho", não precisamos ficar colaborando 😄 

8 minutos atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Velocidade 3200 para 3600 tem alguma diferença significativa?

Não realmente, só não pegue uma "devagar" demais, tipo com menos de 3200mhz. Também fique esperto com a latência, (CL 16, CL 18 etc.), quanto menor melhor.

11 minutos atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Sinto muito, @Batata Defumada, mas você se tornou meu oráculo pessoal sobre PCs 🙂

Fico feliz em poder ajudar! Hahahaha

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Em questão do chipset, pelo que entendi, B660 é arriscado pra quem pretende fazer undervolt, faz sentido? Pelo que vi, que tem intenção de fazer undervolt, tem que pegar pelo menos uma z690.

Os intel 13th são bem quentinhos né. To de olho no 14700k, se decidir por ele, com certeza farei undervolting.

Enfim, para os mais entendidos, seria isso mesmo? Mínimo uma z690?

Postado
Em 04/11/2023 às 09:38, Batata Defumada disse:

Estou bem receoso em pegar o i5-13600k com problemas de esquentar e consumo alto. Principalmente, tendo que ficar controlando/instalações extras, considerando que sou leigo.

Como substituo, o i5-13400f deve servir? Ou da bottleneck/é muito "fraco" para a 4070?

E uma opção da AMD, tipo o 5600X, vale a pena? Mas aí teria que trocar bastante coisa do setup também 🙄. Se for o caso, qual placa-mãe e afins combinam mais com essa opção?

• Moderador
Postado
11 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Como substituo, o i5-13400f deve servir? Ou da bottleneck/é muito "fraco" para a 4070?

Não dá bottleneck, especialmente em Quad HD. É um bom processador, conta com muitos núcleos e threads.

11 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

E uma opção da AMD, tipo o 5600X, vale a pena?

O 5600X não vale a pena. Ou você pega o 5600 (que você encontra na faixa dos R$800,00, sendo o melhor custo-benefício de todos, ou você vai no Ryzen 7 5700X, que é um pouco mais barato que o i5-13400F, enquanto oferece um pouco mais de desempenho.

Eu recomendaria ou o i5-13400F ou o Ryzen 7 5700X, pra ter um processador com uma quantidade respeitável de núcleos e threads. Pra qualquer um deles o DeepCool AG400 é o suficiente.

Pegando um processador da AMD, eu recomendaria  a seguinte placa-mãe: MSI MPG B550 Gaming Plus.

Pegando um da Intel eu iria com a Gigabyte B660M Aorus Pro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!