Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador ainda congela e dá tela preta em uso extremo


Ir à solução Resolvido por Necklace,

Posts recomendados

Já fiz uma thread sobre isso, mas não foi resolvida, por ora. 

Para resumir a situação. Comprei um computador há uns meses, ele é um ótimo computador para trabalho, mas quando usando em jogos pesados, ele apaga a tela, o teclado, o mouse e tudo, mas permanece ligado até eu o tirar da tomada.

 

Fui indicado que o problema é a fonte. Porém, troquei a fonte (por uma Nidus 500w), e infelizmente o problema persistiu. Certamente o problema não é nela. Não pode ser o monitor também, já que o problema persistiu em múltiplos monitores.

 

Eu não sei mais o que fazer, exceto talvez pedir peças emprestado e trocar uma por uma, mas não sei nem por onde começar com isso.

 

Um pouco de ajuda seria apreciado.

Specs no momento:

placa-mãe A520 (Realmente não soube identificar o modelo específico, e o system info só diz isso. O anúncio mencionava ser uma a520g)

Ryzen 5 5600g

16gb ram (8x2)

Fonte Nidus 500w

SSD 960gb winmemory

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom dia.

O problema ter sido ocasionado pela fonte, não faz com que os danos causados por ela sejam reparados com a sua troca.

Os danos tão aí, e a troca da fonte apenas evita que mais problemas ocasionados por ela venham a surgir.

 

No seu caso, há indícios de que a fonte danificou a sua placa-mãe.

Ela ainda está na garantia? Caso esteja, acione.

Também faça uma limpeza nela e passe um pincel bem de leve em seus cristais e tire qualquer poeira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garantia foi violada assim que abri o computador, não vale mais. Além disso, não posso ficar sem esse computador por muito tempo.

 

Acho que o único jeito de ter certeza é trocando a placa-mãe com a de outra pessoa para ver. No entanto, supondo que não seja a placa-mãe, quais seriam os outros suspeitos? Talvez memória RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, isso foi culpa minha. A garantia demorava em torno de 15-30 dias para retornar o computador (compra virtual), e por eu precisar do computador para trabalho urgentemente no momento, esperar todo esse tempo está fora de questão. Por isso só preferi consertar e aprimorar ele eu mesmo.

 

Provavelmente não é a decisão mais inteligente, mas posso viver com isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium se você comprou o pc montado e tinha componente com defeito você n perde garantia por ter aberto o gabinete, se a empresa recusar, vá no procon que podem lhe auxiliar em resolver em alguns meses, mas recomendo uma ação judicial para reparar o pc e os danos q estar sem o uso devido possa lhe gerar.

 

Como a colega falou acima, trocar a fonte, n repara os possiveis problemas q a defeituosa possa ter gerado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vale também verificar se o cooler do processador está bem encaixado e se a pasta térmica está boa. já me aconteceu parecido de usar o computador normal mas em jogos ele apagar o monitor e continuar ligado, percebi que o cooler box do CPU não estava bem encaixado, encaixei como deveria e o problema sumiu, vale a tentativa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não explicou quais problemas continuam.

São todos?

Inclusive o do teclado desligar?

Explique-se melhor para podermos lhe ajudar.

Andei refletindo um pouco.

Você disse que tudo apagava, incluindo seu monitor.

Isso significa que o monitor desliga ou que apenas desconecta o vídeo?

Caso o monitor desligue por completo, não faz sentido esse problema ser no pc, visto que a alimentação do monitor é independente.

 

Agora, caso ele apenas se desconecte do PC, vira mais um indício de placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium  Boa noite campeão, gostei muito do tópico que você abriu, você já formatou? Problemas de software podem acontecer e são bem comuns. Claro, seu problema parece mais complexo, seria interessante saber se é quando seu processador ou placa de vídeo está fazendo maior força para identificar melhor o local do problema. Pode informar quais jogos isto acontece, e se por acaso são todos os jogos. Programas mais pesados que requerem maior uso de placa de vídeo como programas de CAD, não fazem seu computador passar pelas mesma situação? Aguardo retorno para conseguir lhe auxiliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora á responder todos vocês. Quanto ás perguntas...

 

19 horas atrás, G4R0D disse:

@armarium se você comprou o pc montado e tinha componente com defeito você n perde garantia por ter aberto o gabinete, se a empresa recusar, vá no procon que podem lhe auxiliar em resolver em alguns meses, mas recomendo uma ação judicial para reparar o pc e os danos q estar sem o uso devido possa lhe gerar.

Vou dar uma olhada nisso, mas nem sei se vale a pena. Como eu disse, não posso ficar sem o computador por muitos dias por conta de trabalho, então vou analisar minhas opções.

 

19 horas atrás, Jefferson_51 disse:

vale também verificar se o cooler do processador está bem encaixado e se a pasta térmica está boa. já me aconteceu parecido de usar o computador normal mas em jogos ele apagar o monitor e continuar ligado, percebi que o cooler box do CPU não estava bem encaixado, encaixei como deveria e o problema sumiu, vale a tentativa

Ironicamente, tô suspeitando um pouco do cooler também. Haviam 5 coolers ativos, e meu amigo técnico mencionou testar só um deles. Apesar de ainda desligar depois de um tempo, demora um pouco mais. Vou dar uma mexida nele e tentar ver se melhora, mas ainda duvido um pouco.

 

7 horas atrás, Necklace disse:

Você não explicou quais problemas continuam.

São todos?

Inclusive o do teclado desligar?

Explique-se melhor para podermos lhe ajudar.

Andei refletindo um pouco.

Você disse que tudo apagava, incluindo seu monitor.

Isso significa que o monitor desliga ou que apenas desconecta o vídeo?

Caso o monitor desligue por completo, não faz sentido esse problema ser no pc, visto que a alimentação do monitor é independente.

 

Agora, caso ele apenas se desconecte do PC, vira mais um indício de placa-mãe.

Sim, todos os problemas persistem. A única coisa que não desliga seriam os leds do computador em si, os coolers dele, e o led da caixinha de som, mas creio que esse último não tenha muito á ver. No geral, é como se ele permanecesse ligado, mas subitamente sem dar sinal á mais nenhum componente externo.

Quanto ao monitor, não é o problema. Além de simplesmente cessar o sinal do vídeo no monitor, eu testei em múltiplos, com ambos cabos HDMI e VGA, e o problema persistiu, o que indica que está no computador mesmo.

 

Aproveitando, o que você quis dizer com cristais na sua mensagem anterior?

 

7 horas atrás, Lucas Biten. disse:

@armarium  Seria interessante saber se é quando seu processador ou placa de vídeo está fazendo maior força para identificar melhor o local do problema. Pode informar quais jogos isto acontece, e se por acaso são todos os jogos.

Não acontece exatamente com todos os jogos, não. Acontece especialmente em jogos da valve, como Garry's Mod ou Left 4 Dead, mas aconteceu também já em GTA SA usando um mod que melhora o gráfico (se eu remover tal mod, o problema fica bem mais difícil de acontecer), acontecia frequentemente também em Valorant, o que era bem irritante. Também rolou em Fallout New Vegas em momentos muito específicos e difíceis de serem recriados, mas já aconteceu. Em jogos de emuladores mais pesados, como PCSX2 ou Dolphin, nunca me aconteceu, entretanto.


 

7 horas atrás, Lucas Biten. disse:

Programas mais pesados que requerem maior uso de placa de vídeo como programas de CAD, não fazem seu computador passar pelas mesma situação?

Eu não sei exatamente o que são programas de CAD, mas se me pergunta, eu uso frequentemente o Adobe Premiere sem problemas, além de leves travamentos que não significam nada. Photoshop também, mas esse é bem mais leve, então não conta, eu suponho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium Muito interessante, acredito que seu problema possa estar relacionado a placa de vídeo/ placa-mãe, são peças bem caras então vamos para o que você pode fazer para verificar sem ter que gastar ou investir muito dinheiro, te recomendaria trocar a bateria da BIOS do computador por ser uma das peças mais baratas e que pode resolver problemas semelhantes, mas, se for algo relacionado a refrigeração, se você pudesse ter a oportunidade de manter o seu pc em um ambiente muito mais gelado e verificar se o intervalo até que aconteça o problema tenha aumentado seria muito útil para um veredito. Aguardo um retorno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Biten. Então, sobre isso...
 

11 horas atrás, Lucas Biten. disse:

Acredito que seu problema possa estar relacionado a placa de vídeo/ placa-mãe

Provavelmente, sim. Porém, a placa de vídeo já pode ser desconsiderada eu suponho, considerando que ela é integrada. É um processador Ryzen 5 5600g, tem gráficos integrados, então se o processador estivesse com defeito, eu presumo (me corrija se eu estiver errado) que o computador nem funcionaria. Isso já me alivia.

Só me resta a placa-mãe então. É um pouco cara, mas daqui á uns meses juntando eu conseguiria comprar uma nova. Mas primeiro de tudo, eu preciso depois ver se é isso mesmo, talvez trocar com alguém que tenha uma boa peça e verificar para não gastar dinheiro á toa.

Caso seja, estou pensando em algo como uma B450M ou alguma variante assim. Não é tão cara e parece decente

11 horas atrás, Lucas Biten. disse:

Te recomendaria trocar a bateria da BIOS do computador por ser uma das peças mais baratas e que pode resolver problemas semelhantes

Isso poderia ajudar? Eu suponho que não custa tentar. Vou pesquisar como fazer depois
 

11 horas atrás, Lucas Biten. disse:

se você pudesse ter a oportunidade de manter o seu pc em um ambiente muito mais gelado e verificar se o intervalo até que aconteça o problema tenha aumentado seria muito útil para um veredito

Na verdade, aconteceu o inverso. Antes eu tinha 5 coolers ligados, 3 na frente, 1 atrás e 1 no processador. Eu decidi testar e desligar todos exceto o do processador. Pra minha surpresa, aumentou o intervalo de tempo até o computador desligar. Ainda acontece, porém, demora um pouco mais, e é mais aleatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium Okey, agora que sabemos que começou a acontecer sem estar dentro de jogos pesados, concluo que seja mesmo um problema de má distribuição de energia na placa-mãe, não é um problema comum mas já vi acontecer. Recomendo entrar em contato onde você comprou o computador e falar sobre a situação. Se você realmente estiver disposto a comprar uma nova peça, verifique a compatibilidade delas. E para comprar a mesma, olhando pelo cpu-z o fabricante é o primeiro na aba Mainboard, sendo ela a AMD e o modelo A520.

Espero ter ajudado e estarei torcendo que seu problema seja resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lucas Biten. disse:

@armarium Okey, agora que sabemos que começou a acontecer sem estar dentro de jogos pesados, concluo que seja mesmo um problema de má distribuição de energia na placa-mãe, não é um problema comum mas já vi acontecer. Recomendo entrar em contato onde você comprou o computador e falar sobre a situação. Se você realmente estiver disposto a comprar uma nova peça, verifique a compatibilidade delas. E para comprar a mesma, olhando pelo cpu-z o fabricante é o primeiro na aba Mainboard, sendo ela a AMD e o modelo A520.

Espero ter ajudado e estarei torcendo que seu problema seja resolvido!

@Lucas Biten. Vou ver isso. Se não adiantar muito eu levo no técnico mesmo e peço pra ele testar peças diferentes, tipo uma placa-mãe nova. Já tá me enchendo o saco

Aliás, descobri o modelo da placa-mãe, pra quem ainda tiver interesse:
https://www.brazilpc.com.br/placa-mãe-desktop-brazilpc-am4-bpc-a520m2-tg
Fonte bem desconhecida, eu sei. Provavelmente é a causa disso.


@G4R0D Cara, pior que tu pode ter ajudado. Eu abri aqui e mostrou uns avisos mesmo nos horários que desligava. Eis o que eles dizem abaixo.

Eu não faço ideia do que nada disso significa, para ser sincero. Me considero alguém que sabe de computadores, mas isso é avançado até para mim. Se puderem traduzir e me iluminar quanto á isso, eu ficaria agradecido.

Para resumir, notei um padrão estranho. Quase todos esses erros têm algo á ver com "DistributedCOM", permissão de aplicativo e servidor COM. Coisas bem alienígenas para mim no momento.

image.thumb.png.11108fd68d64ffbacedb8c491eb878f4.pngimage.thumb.png.6e29dbe954e5ce0ed3d205d2578deb3b.pngimage.thumb.png.43d23d014bc629bac7e195942a07f459.pngimage.thumb.png.06c2ad0098525e83eccc8ae4cefaaa25.pngimage.thumb.png.e9c0d0771369e20466d4b78ef258c61f.pngimage.thumb.png.786e75e914f5f95e5996756f86d38c52.pngimage.thumb.png.98284d2440626eb68c9519078e37a00c.pngimage.thumb.png.c877ce79a395a44905e3913de92c4390.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vim dar uma atualização na situação para todos que estiverem com o mesmo problema.

Eu nunca descobri o que especificamente o problema é, mas levei no técnico e por processo de eliminação, ele disse que era a placa-mãe. Decidi então trocar ela, a nova chegou hoje, coloquei, e o problema PARECE ter sido resolvido

Não vou cantar vitória por ora, mas até agora parece que o problema foi mesmo a placa-mãe, de alguma forma.

 

Agradeço á todos que ofereceram dicas e palpites na situação!

 

placa-mãe antiga (Não compre): https://www.brazilpc.com.br/placa-mãe-desktop-brazilpc-am4-bpc-a520m2-tg

placa-mãe nova, B550M Aorus Elite: https://www.amazon.com.br/gp/product/B08BN8VD23?ref=ppx_pt2_dt_b_prod_image (Peguei por 730 no começo do ano, uma pechincha)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!