Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros 

Tenho um WD Sata de 500gb 3.5" que não consigo aceder para por exemplo poder formatar.

Já experimentei através de uma dock station e por uma caixa externa e o resultado foi o mesmo,  tanto num  desktop como num portátil

Aparece em gestor de dispositivos mas aí a única coisa que deixa fazer é desinstalar ou atualizar controlador, no desktop em meu computador aparece com a letra H mas se tentar ir abrir ou ir a  propriedades o windows explorer fica travado assim como o gestor de discos não consegue abrir de forma aceder ás funções do gestor de discos.

não consigo dar a volta , podem ajudar ?

1 abraço obrigado

Postado

Suponho que esteja utilizando o Windows. Abrindo a pasta MEU COMPUTADOR já está aparecendo o disco como H. Significa que a presença do disco foi percebida pelo Windows. Ao clicar com a direita do mouse sobre o disco H aparece um monte de opções, entre elas o FORMATAR. Se, ao tentar formatar, o Windows travar é bem possível que o cabo não esteja bem conectado. Solte e instale de novo o cabo SATA, o menor (o grande é de alimentação, o pequeno são os dados) tanto no disco como na placa. Se houver uma outra porta sata na placa-mãe, tente na outra locação. Para saber se o problema não está no cabo peque o cabo que está sendo usado num disco que funciona e coloque no problemático e o cabo do problemático no disco que funciona, é uma forma de ir cercando as possibilidades.

• Curtir 1
Postado

Obrigado Sérgio

O disco foi ligado por dock station e por caixa externa e não ligado na motherboard .

Outros discos foram experimentados com os mesmos cabos a mesma dock e a mesma caixa e funcionaram.

Esse despiste está feito.

Dá ideia que está "isolado", "protegido".

Cps

• Curtir 1
Postado

Tentou formatar o disco pelo prompt de comando? Caso essa tentativa também fracasse uma última tentativa será ligar o referido disco direto na motherboard nem que seja apenas para tentar formatar e, sendo bem sucedido, trabalhar com o disco na dock station. Só para lembrar: disco com trilha zero danificada não rola.

• Curtir 1
Postado

Sergio,

parti para a hipotese de ligar o disco num pc velhinho que tenho por aqui mas estou com dificuldade em fazer que a board consiga identificar no arranque qualquer disco que eu tente ligar.

A ideia era fazer boot por cd com fosse instalar o windows Xp e aproveitar a opção de formatar para tentar ir ao disco em causa.

Não consigo por BIOS  a identificar os discos  ( já experimentei dois)  provavelmente preciso de configurar a BIOS de forma o boot detetar os discos mas não estou a ver como. 

20231110_090720.jpg

20231110_090745.jpg

20231110_090804.jpg

Postado

@jribas olhando para sua última resposta vamos entender a relação entre a motherboard, BIOS e sistema operacional. Quem conhece a motherboard, suas portas de ES, config e endereços é a BIOS. Lá estão todas as informações dos detalhes físicos da placa. Se na placa existirem 6 portas sata cabe a BIOS, na inicialização, antes mesmo do sistema operacional entrar, identificar se existe alguma coisa conectada, o que é e suas características. Se, na inicialização, a BIOS não conseguir entender o que tem ali não será o sistema operacional que depende das informações da BIOS que o fará. O sistema operacional consegue formatar o disco que sabe existir, quem percebe a existência é a BIOS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!