Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar novo usuário que não veja meus conteúdos pessoais


tigerwong

Posts recomendados

Galera, já pesquisei em como realizar esse procedimento, porém não encontrei uma solução. Gostaria de criar uma conta de usuário no meu Windows que o utilizador dela não tenha acesso aos meus arquivos pessoais e o meu histórico de navegação do navegador. Alguém poder me fornecer dicas de como fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Criar novo usuário que não veja meus conteúdos pessoais

Criando um segundo usuário que não seja administrador ele não vê nem abre nada que estiver dentro de sua pasta pessoal (c:\user\seunome)... ou seja "Meus Documentos" , "Imagens", "Area de Trabalho" e etc... 

 

mas se atente que ele pode ter acesso a arquivos que não estão dentro dessa pasta.. ex: voce criou uma pasta xxxxx no HD.. essa pasta ta fora da pasta users do computador.. por padrão ele vai conseguir ver essa pasta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bngomes disse:

Criando um segundo usuário que não seja administrador ele não vê nem abre nada que estiver dentro de sua pasta pessoal (c:\user\seunome)... ou seja "Meus Documentos" , "Imagens", "Area de Trabalho" e etc... 

 

mas se atente que ele pode ter acesso a arquivos que não estão dentro dessa pasta.. ex: voce criou uma pasta xxxxx no HD.. essa pasta ta fora da pasta users do computador.. por padrão ele vai conseguir ver essa pasta

É isso que eu quero, que o usuário não veja meus arquivos, mesmo que não estejam na pasta do meu usuário.

3 horas atrás, Necklace disse:

É só criar um usuário que não seja administrador.

Claro, você também teria que colocar uma senha pro usuário administrador.

Vou testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, tigerwong disse:

É isso que eu quero, que o usuário não veja meus arquivos, mesmo que não estejam na pasta do meu usuário.

Então criar um segundo usuário por si só não vai resolver... ai só se voce depois de criar a pasta ir na configuração da pasta e dizer que apenas seu usuário pode visualizar o conteúdo.. não é tão trivial pra que não conhece..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, tigerwong disse:

É isso que eu quero, que o usuário não veja meus arquivos, mesmo que não estejam na pasta do meu usuário.

 

Você tem que se explicar melhor.

Onde estão esses arquivos? Num HD externo? Numa pasta pública? Se puder, simplesmente organize os arquivos melhor na sua partição Windows e dentro do seu usuário em questão.

Se for numa partição que não seja a do sistema, você terá que criptografar os arquivos com uma senha, recomendo o cryptomator por ser o mais fácil de usar, mas faça um backup antes de tudo.

 

O bitlocker também funcionaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bngomes disse:

Tem o veracrypt tambem.. voce pode criar um arquivo criptografado e esse arquivo pode ser aberto como uma unidade de disco...

A parte ruim do veracrypt é que ele necessita estipular um tamanho prévio para o seu contâiner.

Para expandí-lo, tem todo um processo pra se fazer.

No caso do cryptomator, ele age como a criptografia do Android: Ele cria uma pasta de dados onde cada novo arquivo será criptografado com uma chave única, não precisando se preocupar com o tamanho do volume nem nada do tipo, pois ele vai se expandindo na medida que novos arquivos são adicionados (ou removidos).

É parecido com o Sandisk Vault.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Necklace disse:

A parte ruim do veracrypt é que ele necessita estipular um tamanho prévio para o seu contâiner.

Ele tem uma opção pra que o arquivo cresça de forma dinâmica (mas ainda tem que definir um tamanho fixo)... fica alocado o tamanho.. mas não no disco... só que eles não recomendam usar... no caso quando voce define o tamanho o veracrypt encripta tudo.. até o espaça não usado...

 

Mas realmente o ideial é @tigerwong dizer pra que ele precisa.. rss cada caso pode ter uma solução melhor

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Necklace disse:

 

Você tem que se explicar melhor.

Onde estão esses arquivos? Num HD externo? Numa pasta pública? Se puder, simplesmente organize os arquivos melhor na sua partição Windows e dentro do seu usuário em questão.

Se for numa partição que não seja a do sistema, você terá que criptografar os arquivos com uma senha, recomendo o cryptomator por ser o mais fácil de usar, mas faça um backup antes de tudo.

 

O bitlocker também funcionaria.

Estão um HD externo e outro interno. Nenhum dos arquivos se encontram de da pasta do meu usuário. Mas o problema não são só os arquivos, gostaria de esconder meu histórico de navegação também.

4 horas atrás, bngomes disse:

Ele tem uma opção pra que o arquivo cresça de forma dinâmica (mas ainda tem que definir um tamanho fixo)... fica alocado o tamanho.. mas não no disco... só que eles não recomendam usar... no caso quando voce define o tamanho o veracrypt encripta tudo.. até o espaça não usado...

 

Mas realmente o ideial é @tigerwong dizer pra que ele precisa.. rss cada caso pode ter uma solução melhor

 

 

Eu queria criar um usuário tipo nas empresas, tá ligado? Onde cada usuário tem seus arquivos individualizados e programas também, só não sei como fazer isso. Nas empresas quem fazer isso é a galera de TI numa rede local.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, tigerwong disse:

Estão um HD externo e outro interno. Nenhum dos arquivos se encontram de da pasta do meu usuário. Mas o problema não são só os arquivos, gostaria de esconder meu histórico de navegação também.

Criptografe todo o disco usando o programa Veracrypt.

Coloque uma senha que apenas você ou quem tem autorização para saber a tenha.

Recomendo AES-256, padrão militar.

Se esse disco é utilizado por mais alguém, uma opção seria criptografar apenas os arquivos importantes com o Crypt0mator, separando por pastas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia!

 

A dúvida @tigerwong é parecido com a minha. Tanto que criei esses dois topicos:

 

Só que no meu caso iria além da privacidade. Seria para garantir que caso o outro usuário do computador pegue algum malware, esse malware seja ele trojan, keylogger, ransonware etc s não tenha acesso ao meus arquivos, sequestrando, capturando ou monitorando meu sistema quando eu estiver usando.

 

Daí eu pensei em ter dois sistemas no mesmo computador, o famoso dual boot. A minha idea é que ter dois sistema poderia acrescentar um pouco mais de segurança ao invés de apenas criar uma conta de usuário limitado para outras pessoas utilizarem essa máquina. Porém essa informação não ficou clara se haveria ganho de segurança ou não.

 

Eu utilizaria o Bitlocker pela simplicidade e agilidade, já que é do próprio Windows.

 

E ai pessoal? Será que só uma conta de usuário da conta, ou seria um pouco mais seguro ter:

 

a) um segundo sistema opercional (dual boot) e ligar o Bitlocker para o meu sistema (de trabalho que eu uso)

b) e o segundo sistema, eu crio uma conta de usuário limitado para jogos e navegação em geral para outroas pessoas.

 

Dúvida cruel! O que vcs fariam? Quais as vantagens e desvatagens? Fico bem pesando se ter o segundo sistema seria trabalhoso de mais para ficar atualizando SO, navegadores, antivirus etc, porém esse trabalhozinho seria compensando com um pouco mais de segurança e privacidade?

 

porque até programas legitimos costumam zuar o sistema um pouco, daí pensei nisso também, vai que algum jogo deixe minha máquina de trabalho mais lenta.

 

Eu agredeço muito ajuda de vocês com essa dúvida!

@bngomes @Necklace @Marcos FRM

 

 

 

@tigerwong  você já tinha lido, visto ou operrando um computador em dual boot?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, bngomes disse:

Isso criar um novo usuario na maquina faz... o resto do que voce quer o o veracrypt encripta os discos todos se voce quiser...

Já fiz esse teste e não funcionou, o novo usuário continuou tendo a cesso a tudo. Vou tentar fazer que nem @Necklace falou, tentar também colocar uma senha no meu user e depois criar um usuário sem privilégios administrativos.

3 horas atrás, Oswaldo Cruz disse:

Pessoal, bom dia!

 

A dúvida @tigerwong é parecido com a minha. Tanto que criei esses dois topicos:

 

Só que no meu caso iria além da privacidade. Seria para garantir que caso o outro usuário do computador pegue algum malware, esse malware seja ele trojan, keylogger, ransonware etc s não tenha acesso ao meus arquivos, sequestrando, capturando ou monitorando meu sistema quando eu estiver usando.

 

Daí eu pensei em ter dois sistemas no mesmo computador, o famoso dual boot. A minha idea é que ter dois sistema poderia acrescentar um pouco mais de segurança ao invés de apenas criar uma conta de usuário limitado para outras pessoas utilizarem essa máquina. Porém essa informação não ficou clara se haveria ganho de segurança ou não.

 

Eu utilizaria o Bitlocker pela simplicidade e agilidade, já que é do próprio Windows.

 

E ai pessoal? Será que só uma conta de usuário da conta, ou seria um pouco mais seguro ter:

 

a) um segundo sistema opercional (dual boot) e ligar o Bitlocker para o meu sistema (de trabalho que eu uso)

b) e o segundo sistema, eu crio uma conta de usuário limitado para jogos e navegação em geral para outroas pessoas.

 

Dúvida cruel! O que vcs fariam? Quais as vantagens e desvatagens? Fico bem pesando se ter o segundo sistema seria trabalhoso de mais para ficar atualizando SO, navegadores, antivirus etc, porém esse trabalhozinho seria compensando com um pouco mais de segurança e privacidade?

 

porque até programas legitimos costumam zuar o sistema um pouco, daí pensei nisso também, vai que algum jogo deixe minha máquina de trabalho mais lenta.

 

Eu agredeço muito ajuda de vocês com essa dúvida!

@bngomes @Necklace @Marcos FRM

 

 

 

@tigerwong  você já tinha lido, visto ou operrando um computador em dual boot?

 

 

 

Não, nunca operei um pc com dois SO. Acredito que essas suas perguntas são muito complexas, principalmente porque envolvem segurança; acho que só o pessoal de TI ou hackers conseguem responder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, tigerwong disse:

Já fiz esse teste e não funcionou, o novo usuário continuou tendo a cesso a tudo.

Como foi dito.. criar um novo usuário permite que cada um tenhas seu próprios perfis nos navegadores e aplicativos.. sem interferir nos demais usuários...mas não protege arquivos que não estejam na HOME do usuário (a pasta do usuário dentro da pasta uses)...

 

Para evitar o acesso aos arquivos só usando solução como veracrypt para criptografar um disco ou partição e manter os arquivos nessa partição; 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!