Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As temperaturas do meu PC estão muito altas ou é normal chegar nisso jogando?


Posts recomendados

Galera, peguei um pc usado de um amigo e quando vou jogar um CS 2 por exemplo, as temperaturas chegam conforme o print. Em outros jogos que testei (PUBG e no man's sky) a temperatura é basicamente a mesma, aumentando um pouco aqui ou ali na hora da foto.

 

A config do pc é a seguinte:

 

gabinete Rise Mode Z2 Glass

placa-mãe gigabyte B660M aoros pro

placa de vídeo ASUS 3060 TI 8gb

processador i5 12400F 2.5

memória RAM 4 pentes de 8gb hyperx 3600 MHz

SSD NVMe 1tb

sdd 480gb sata

ele ainda tem 4 fans

 

Um detalhe é que o gabinete é pequeno pra quem não conhece e não tem abertura na frente, não sei se isso pode ser o real motivo das temperaturas. Também não sei se o fato de estar usando 4 pentes de memória com uma frequência alta pode afetar diretamente.

 

Estão me deixando muito assustado essas temperaturas, alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo? 

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada produto tem sua temperatura ideal de acordo com o fabricante, mas pra mim, 100 graus não é nada normal, ainda mais se tratando de CS 2 e PUBG que estão longe de serem dos games mais pesados que tem no mercado, logo não há razão pra exigir tanto de CPU e GPU. 

É meio difícil apontar o motivo, mas podem ser desde pasta térmica seca (o que acho pouco provável a julgar pelo hardware que é dos novos) até defeitos no cooler ou problema de airflow do gabinete ou do lugar onde está o gabinete, considere colocar em um lugar que não seja fechado e permita o ar circular 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Hardwell disse:

Cada produto tem sua temperatura ideal de acordo com o fabricante, mas pra mim, 100 graus não é nada normal, ainda mais se tratando de CS 2 e PUBG que estão longe de serem dos games mais pesados que tem no mercado, logo não há razão pra exigir tanto de CPU e GPU. 

É meio difícil apontar o motivo, mas podem ser desde pasta térmica seca (o que acho pouco provável a julgar pelo hardware que é dos novos) até defeitos no cooler ou problema de airflow do gabinete ou do lugar onde está o gabinete, considere colocar em um lugar que não seja fechado e permita o ar circular 

 

Você acha que o uso de 4 memórias de frequência um pouco acima do que permite o processador pode estar afetando?

 

O PC fica em cima da mesa no meu quarto, normalmente com ar condicionado ligado, e mesmo assim as temperaturas continuam as mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, lkz disse:

 

Você acha que o uso de 4 memórias de frequência um pouco acima do que permite o processador pode estar afetando?

 

O PC fica em cima da mesa no meu quarto, normalmente com ar condicionado ligado, e mesmo assim as temperaturas continuam as mesmas.

Acho pouco provável. Por mais que suas memórias tenham a capacidade de rodar em 3600 MHz, o processador só tem suporte até 3200 MHz de acordo com as especificações da Intel. 

Você tá fazendo overclock? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Hardwell disse:

Acho pouco provável. Por mais que suas memórias tenham a capacidade de rodar em 3600 MHz, o processador só tem suporte até 3200 MHz de acordo com as especificações da Intel. 

Você tá fazendo overclock? 

O técnico ativou apenas o xmp das memórias pra chegar nos 3600 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lkz Não estão nada normais suas temperaturas, eu mesmo tenho um Ryzen 5600 que é concorrente do seu Core i5 praticamente e mal chega a 78 graus na temperatura máxima usando somente o cooler box com uma temperatura de 25 graus ambiente, troquei a pasta térmica uma semana atrás e nem era das melhores. Uma dica, verifica tua pasta termica, e se precisar reinstala tudo de novo. cooler etc, encaixa bem, em ultimo caso restaure seu pc, vá que seja algum problema de sistema, não sei como funciona essa parte mas se tiver garantia tente acionar para o processador, pode ser (duvido muito) tenha vindo com algum defeito.. e referente a jogos e hardware, Apesar do Counter strike ser um jogo leve ele deixa os FPS soltos indo até o maximo que o PC empurrar então jogando com Fps ao infinito ele se torna sim um jogo estressante para CPU e GPU. tente travar os FPS para jogar, travar a 120 em jogos competitivos ou 60 em jogos campanha. assim vai estressar menos teu Hardware e esquentar menos, pode ter certeza disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lkz Honestamente esse gabinete é horrível, assim que puder troque. Ta bem estranho isso aí ainda mais no ar condicionado.

 

1- Vi que ele é todo fechado na frente, se possível coloca umas fans na frente se couber 3 melhor e remove essa frente black piano dele deixa sem mesmo, pro ar frio entrar. Coloca uma fan na traseira para ar quente sair

Se couber 2 fans na frene coloque 2 na parte de cima para saida de ar quente.

 

Se não tiver como colocar as fans na frente deixa o gabinete aberto.

 

2-  Verifica se as fans estão com fluxo de ar correto.

 

3- se estiver com cooler box padrão mude pra pelo menos um air cooler com minino 4 heatpipe fan de 90 ou 120mm.

 

4- verifica se cooler está bem firme em contado com processador e verifique a pasta térmica.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver usando o cooler box da Intel nesse gabinete "forno elétrico" a temperatura é o que se pode esperar., ou seja muito alta.

 

Os 4 fans se forem "risi" estão servindo basicamente para fazer barulho, já que o vidro "colado" sobre eles abafa.

 

Remova esse vidro da frente que deve melhorar. Ou coloque espaçadores de 20mm.

 

Se estiver com o cooler box substitua por um DeepCool AG400, AG500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kevin Aguiar @Murilo3453 @1lokos Bom Galera, respondendo as observações que vocês fizeram: a pasta térmica foi trocada essa semana, assim como o PC foi formatado e as peças foram verificadas caso estivessem fora do lugar.

 

Considerando todas as ponderações que vocês fizeram, resolvi fazer um updgrad com um orçamento de mais ou menos 500 reais.

 

Para o gabinete, encontrei esse aqui na pichau que parece ser bem espaçoso viabilizando a utilização de um water cooler e tem o mesh na frente: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dlm-21-mesh-preto-lateral-vidro

 

Já o water cooler encontrei esse da DeepCool, que acredito ser uma boa marca e está em um preço mais bacana que os da Cooler Master: https://www.pichau.com.br/water-cooler-deepcool-gammaxx-le500-240mm-preto-r-le500-bklnmc-g-1

 

Caso eu não consiga reutilizar as fans que já estão no meu gabinete, acho que vou pegar esse kit com 5 mais barato, é bom? https://www.pichau.com.br/kit-ventoinha-tgt-mirage-5x120mm-led-RGB-tgt-mrg120-rgb5

 

Considerando que das 4 fans que ja tenho nesse gabinete atual talvez eu consiga reutilizar umas 3 (a outra acho que é fixa), colocando 2 na frente + 1 atrás + water cooler, vocês acham que esse problema do aquecimento resolveria?

 

Ainda, acham que esse gabinete e esse water cooler são bons para o meu setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, lkz disse:

Caso eu não consiga reutilizar as fans que já estão no meu gabinete, acho que vou pegar esse kit com 5 mais barato, é bom?tgt-mirage-5x120mm-led-RGB

 

Não, fica com as que já tem que é a mesma coisa, essa ai tem só 35CFM e é com o obsoleto LED RGB, 12v, 4 pinos. 😜 

 

30 minutos atrás, lkz disse:

Já o water cooler encontrei esse da DeepCool, que acredito ser uma boa marca e está em um preço mais bacana que os da Cooler Master: https://www.pichau.com.br/water-cooler-deepcool-gammaxx-le500-240mm-preto-r-le500-bklnmc-g-1

 

É um bom WC, mas o i5-12400F não precisa disso, basta um bom air cooler, e tem este detalhe:

  • Tipo de LED: LED de 6 cores

Os LED dos fans são "Rainbow", tipo que não tem opção de mudar de cor, não tem efeitos e nem sequer pode desligar, é o "arco iris" bobo o tempo todo. 😜 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, 1lokos disse:

É um bom WC, mas o i5-12400F não precisa disso, basta um bom air cooler, e tem este detalhe:

  • Tipo de LED: LED de 6 cores

Os LED dos fans são "Rainbow", tipo que não tem opção de mudar de cor, não tem efeitos e nem sequer pode desligar, é o "arco iris" bobo o tempo todo. 😜 

Confesso que não ligo para o LED, o ponto mais negativo é ele não poder desligar kkkkk.

 

Sabe me indicar um bom air cooler?

@1lokos Vi que você indicou bons air cooler ali em cima, ignore meu pedido e obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lkz esse gabinete é infinitamente melhor que o teu atual. Antes de comprar o water e as fans e até mesmo o gabinete, seria interessante ir mais a fundo e tentar identificar o problema primeira pra evitar gastos "desnecessários" por agora.

 

Se tu verificou tudo e está redondo bonitinho, faz o seguinte verifica as configurações na BIOS. Se ainda não fez, faz uns testes com o gabinete aberto sem o ar ligado e depois com o ar ligado com uma temperatura ambiente entre 25~28, ve como se comporta.

 

Se optar por comprar agora, esse gabinete aí tem um fluxo de ar legal. coloca 3 fans na frente, water no topo e 1 na traseira.

 

Quanto a air cooler, eu não recomendo e nem colocaria aqueles trambolhão pesado, vale mais a pena gasta um pouco mais e colocar um water de 240mm.

 

No Aliexpress eu vi um kit 3 fans e controladora por R$78,00 com estoque aqui, se eu achar deixo o link aqui pra ti.

 

i5 12400 - CLOCKS, TEMPS E TRUQUES

 

SOLUÇÃO GRÁTIS para CPU ESQUENTANDO: Undervolt e overclock, baixe temperatura em INTEL e AMD Ryzen

 

i5 12400F aquecimento

 

Acho que é isso, espero que consiga resolver logo teu problema aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, lkz disse:

Para o gabinete, encontrei esse aqui na pichau que parece ser bem espaçoso viabilizando a utilização de um water cooler e tem o mesh na frente: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dlm-21-mesh-preto-lateral-vidro

 

É um gabinete OK, mas pelo mesmo preço tem o Pichau Kazan 2, que além de uma frente (mesh) mais discreta vem com 4 fans que prometem um vento razoável, embora meio barulhentas, e como em todo gabinete barato não são PWM, então não dá para controlar a RPM e o ruído.

  • Rotação: 1.500 ± 10% RPM
  • Fluxo de Ar: 69,28 ± 10% CFM @ 1.500 RPM
  • Pressão de Ar: 1,59 ± 10% mmH2O @ 1.500RPM
  • Nível de Ruído: 31,10 dbA @ 1.500RPM

As dimensões são similares: Kazan 2 - 37 x 22 x 44 cm vs DLM21 - 36 x 20,8 x 40,5 cm (CxLxA) - 31,81 vs 30,32 Litros de volume. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2023 às 06:40, Murilo3453 disse:

@lkz No Aliexpress eu vi um kit 3 fans e controladora por R$78,00 com estoque aqui, se eu achar deixo o link aqui pra ti.

 

Agradeço demais as dicas e os links. Acabei comprando aquele gabinete + water cooler, devem chegar essa semana ou no início da próxima. Quando chegarem vou testar melhor.

 

Sobre esse kit de 3 fans por 78, você conseguiu encontrar o link? Por esse preço parece interessante.

 

 

@1lokos Infelizmente acabei comprando o outro antes de ver seu post. Esse ai parece ser interessantíssimo principalmente por conta das fans que já vem nele, parecem boas.

 

O que eu comprei me chamou atenção o fato do vidro lateral ser facilmente removível. Na pior das hipóteses, nos dias mais quentes, penso em tirar ele pra ajudar nas temps de um jeito bem mais prático.

 

Minha esperança é aparecer uma promoção boa de fans na BF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...