Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de fans, placa-mãe e fonte


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

 

Estou comprando o Gabinete Gamer Redragon Wideload Lite e quero comprar nove fans também. Gostei dessas Kit Fan RGB Conjunto Cooler Dupla Face Gamer + Controladora, em questão de custo-benefício. O problema é que não sei se minha placa-mãe (GA-AB350-Gaming 3) e/ou minha fonte Sharkoon WPM700 suporta as fans/controladora, no sentido de conexão dos cabos e entradas. Podem me auxiliar com isso? Estou confuso em relação à 5v e 12v, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor André Boa tarde, Vitor.

Para saber se a placa-mãe tem suporte a conexões RGB 12V e ARGB 5V, basta olhar as especificações técnicas no site da fabricante (marca) no modelo da placa-mãe. Lembrando que não pode conectar RGB no conector ARGB, e vice versa, além do risco de queimar os leds. Em relação a energia, não fará uma diferença significativa, e os cabos são padrões para todas as conexões.

Só uma observação, lhe recomendo escolher bem as ventoinhas, pois essas tem um fluxo de ar de 33,2CFM, muitos recomendam ter, no mínimo, 45 à 50CFM. Se escolher apenas pelo design da ventoinha e não prezar pelo desempenho na refrigeração, infelizmente, servirá apenas de enfeite. Dê uma olhada nos kits de ventoinhas da Gamdias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Karllus E disse:

@Vitor André Boa tarde, Vitor.

Para saber se a placa-mãe tem suporte a conexões RGB 12V e ARGB 5V, basta olhar as especificações técnicas no site da fabricante (marca) no modelo da placa-mãe. Lembrando que não pode conectar RGB no conector ARGB, e vice versa, além do risco de queimar os leds. Em relação a energia, não fará uma diferença significativa, e os cabos são padrões para todas as conexões.

Só uma observação, lhe recomendo escolher bem as ventoinhas, pois essas tem um fluxo de ar de 33,2CFM, muitos recomendam ter, no mínimo, 45 à 50CFM. Se escolher apenas pelo design da ventoinha e não prezar pelo desempenho na refrigeração, infelizmente, servirá apenas de enfeite. Dê uma olhada nos kits de ventoinhas da Gamdias.

image.thumb.png.975ede57d9f4c2c9b62edc2087b426e3.png

 

Pelo que vi minha placa-mãe só tem 12V RGBW. Mas como as fans são conectadas na controladora e a controladora na fonte não dá? Obrigado pela dica do CFM, estava olhando só RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor André Para fazer conexão de cabos de iluminação, tudo precisa ser compatível entre si.

 

Controladora com cabo aRGB ou RGB e placa-mãe com um desses.

 

Se a placa-mãe só suporta padrão RGB comum de 12V, então não pode ligar o aRGB nela.

 

Se a controladora tiver um cabo para a parte de iluminação compatível com a placa-mãe, pode usar, pois vai poder controlar via software.

 

E esse kit de fans ai vai lhe dar dor de cabeça, esse ai é um kit que usa fans com conectores de 6 pinos, nesses conectores passa a parte de iluminação delas e parte de rotação e controle, se no futuro for fazer upgrade de fans, dificilmente, ou até nunca, vai achar só os fans para comprar, e também nenhum outro fan será compatível já que o padrão mais comum é 4 pinos.

 

Padrão proprietário de conexão dá nisso.

 

Minha sugestão é pesquisar mais para encontrar um kit de fans com padrão de 4 pinos mesmo, digo 4 pinos para alimentar a parte de rotação dos fans, LED só precisa estar no RGB, o que será levemente difícil achar já que esse padrão é velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor André Acredito eu que todas as ventoinhas venham com conexão MOLEX, é um outro conector que vai direto na fonte, mas fará a ventoinha ser usada em 100%. Mas use controladora mesmo, não sei lhe dizer com certeza se é possível conectar direto na fonte e controlar os LEDs por controle remoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Karllus E disse:

@Vitor André Acredito eu que todas as ventoinhas venham com conexão MOLEX, é um outro conector que vai direto na fonte, mas fará a ventoinha ser usada em 100%. Mas use controladora mesmo, não sei lhe dizer com certeza se é possível conectar direto na fonte e controlar os LEDs por controle remoto.

Pelos vídeos que vi você conecta a controladora com o cabo sata na fonte e as fans nas entradas ARGB e PWM da controladora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!