Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600g + B550 funcionam bem?


Júnior3883
Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

@Crixus Champion ser uma b550 aorus elite ou DS3H .

Tenho outra duvida também.

Ryzen 5 5600g + Rx 6600 em uma B450 gaming ou B450 DS3H rodaria de boa mesmo o placa de vídeo sendo PCI 4.0 e a CPU e placa-mãe sendo PCI 3.0? E junto talvez com um SSD Kingston M.2 NVMe de 1t (sei q ele vai ficar limitado somente a PCI 3.0)

 

PODERIA SER TUDO EM UMA B450 OU TERIA Q SER EM UMA B550?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
16 minutos atrás, Júnior3883 disse:

b550 aorus elite ou DS3H

 

Se estiver falando da B550M Aorus Elite, existem opções melhores na mesma faixa de preço. O "M" faz toda diferença na hora de dizer o nome da Placa.
A B550M Aorus Elite é uma DS3H fazendo cosplay de Aorus.


Três opções melhores: MSI B550M Pro-VDH WiFi, ASUS TUF Gaming B550M-Plus e MSI MPG B550 Gaming Plus. 
Você as encontra na Kabum.
 

16 minutos atrás, Júnior3883 disse:

Ryzen 5 5600g + Rx 6600 em uma B450 gaming ou B450 DS3H rodaria de boa mesmo o placa de vídeo sendo PCI 4.0 e a CPU e placa-mãe sendo PCI 3.0? E junto talvez com um SSD Kingston M.2 NVMe de 1t (sei q ele vai ficar limitado somente a PCI 3.0)

 

PODERIA SER TUDO EM UMA B450 OU TERIA Q SER EM UMA B550?

 

Sim, placas de vídeo PCIE 4.0 estão rodando da mesma maneira em PCIE 3.0, pelo menos é o que dizem nos testes e também aqui no fórum.


Em relação ao Kingston NV2 4.0, você não estaria perdendo nada, pois ele possui velocidade de PCIE 3.0, que é 3500ms/s. Não faria sentido comprar um de 7000ms/s para usar em 3.0, mas no caso desse Kingston não estará perdendo nada.
 

Agora vem o pulo do gato.
Você não conseguirá acesso ao PCIE 4.0 presente nas B550 utilizando o Ryzen 5 5600G, pois este processador é 3.0.
Para obter 4.0 é necessário que processador, placa-mãe e placa de vídeo/SSD sejam 4.0.

Sobre as B450 mencionadas, não são um bom negócio, principalmente pelo preço da gigabyte.
Essa aqui é uma das melhores B450 das lojas do Brasil, e o preço está bom  LINK
Observe que a Pichau cobra apenas 16 reais para atualizar a BIOS, o que é necessário para usar Ryzen 5000.

Ainda assim o preço está próximo de uma B550... acredito que se monitorar preços conseguirá bons descontos na black.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Júnior3883 disse:

@Crixus Champion Tirous minhas dúvidas, mas em questão das B450 que eu citei se eu achar elas no preço menor ou parecido com essa da msi que me indicou, elas valeriam apenas?

 

Entre as três B450 em questão, eu iria no modelo MSI B450M PRO-VDH MAX.
Faça como achar melhor, só cuidado para não comprar B450 por preço de B550.
Monitore muito bem os preços. 
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Crixus Champion disse:

 

Entre as três B450 em questão, eu iria no modelo MSI B450M PRO-VDH MAX.
Faça como achar melhor, só cuidado para não comprar B450 por preço de B550.
Monitore muito bem os preços. 
 


Opa, estou na pesquisa de uma placa-mãe pro 5600 também. Eu tô na dúvida entre a B550 e a B450.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Guilherme Berton disse:


Não sei bem a diferença não. Sei que a B550 tem suporte a wi-fi.

Que tipo de peças exatamente? VGA, SSD, essas coisas?

 

O WIFI não tem nada a ver com a história. Placas mais caras o costumam ter, sejam elas 450 ou B550.

A principal diferença é que as B550 possuem PCI Express 4.0 e as B450 não, sendo somente 3.0.

O PCI Express é a interface por onde conectamos outras peças às placas mãe, como Placas de Vídeo, SSD M.2, Placas de Captura, etc.
Digamos que o PCI Express 4.0 possui uma maior largura de banda para uma maior quantidade de dados transitarem.


Nas B550, o PCI Express 4.0 está presente no slot PCI Express x16, slot este onde é inserida a Placa de Vídeo, e também no slot M.2, que é o slot do SSD NVMe.


Placas de Vídeo AMD e NVIDIA estão vindo no padrão PCIE 4.0 (também chamado de PCIE Gen4) desde a geração passada, nas séries RX 6000 e RTX 30.
Os SSDs NVMe por sua vez, são encontrados aos milhares nas lojas nos dois padrões, 3.0 e 4.0. Só de bater o olho fica fácil identificar qual é qual, pois os 4.0 possuem velocidades altíssimas que podem passar de 7000mb/s, enquanto que os 3.0 vão até 3500mb/s.
Obviamente que na descrição das Placas de Vídeo e SSDs NVMe você verifica se são 3.0 ou 4.0.

Placas de Vídeo e SSDs NVMe 4.0 funcionam normalmente em Placas Mãe 3.0. No caso das Placas de Vídeo, o desempenho é o mesmo, e em jogos onde há alguma perda, ela é mínima.
Mas no caso dos SSDs NVMe, mesmo que sejam de velocidade 7000mb/s, funcionarão somente em até 3500mb/s em uma placa-mãe 3.0. Seria uma perda de dinheiro, comprar um produto de 7000mb/s para usá-lo em 3500 mb/s.
Só por curiosidade: um SSD NVMe muito vendido por ter um grande custo-benefício, é o Kingston NV2 1tb. Ele é um SSD NVMe 4.0 e com velocidade de 3500mb/s. Nesse caso o comprador não estaria perdendo dinheiro se o usasse em sistemas 3.0.


O pulo do gato é o seguinte: para se obter 4.0, não basta apenas ter uma placa-mãe 4.0 com um SSD NVMe 4.0 ou Placa de Vídeo 4.0.
É preciso que placa-mãe, Processador e Placa de Vídeo/SSD NVMe sejam 4.0, caso contrário estará usando em 3.0.

Ryzen 5 5600 é 4.0, Ryzen 5 5500 é 3.0, Ryzen 5 3600 é 4.0, Ryzen 7 5700G é 3.0....
Colocando no google o nome do processador que está interessado, achará o site da AMD no primeiro item da pesquisa, e lá tem todas informações. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion Ah, agora entendi melhor. 

Eu pretendo pegar o Ryzen 5600, mas estou esperando a Black Friday. Na Kabum ele aumentou assustadoramente.
O problema é que ainda uso uma RX 580 de 8GB, aí eu acho que vai destoar do resto.

Desculpa usar o tópico do amigo, mas ainda estou monitorando os preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Guilherme Berton disse:

@Crixus Champion Ah, agora entendi melhor. 

Eu pretendo pegar o Ryzen 5600, mas estou esperando a Black Friday. Na Kabum ele aumentou assustadoramente.
O problema é que ainda uso uma RX 580 de 8GB, aí eu acho que vai destoar do resto.

Desculpa usar o tópico do amigo, mas ainda estou monitorando os preços.

 

Sim, as lojas brasileiras são uma piada. Resolveram aumentar o preço do Ryzen 5 5600 de 818 reais para quase 1.500 reais, o que é fora da realidade.
O Ryzen 7 5700x segue custando 1.248.

Falando em placa-mãe, não compre modelos vagabundos, seja b450 ou b550. Existe um pedaço de m. nas lojas chamado DUEX DX B550M-ZG M2, onde pegaram uma sucata e escreveram B550. É algo histórico, pois se trata de uma B550 sem pcie 4.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Falando em placa-mãe, não compre modelos vagabundos, seja b450 ou b550. Existe um pedaço de m. nas lojas chamado DUEX DX B550M-ZG M2, onde pegaram uma sucata e escreveram B550. É algo histórico, pois se trata de uma B550 sem pcie 4.0.


Sim, estou ciente que tem modelos que não prestam. Eu tô querendo pegar uma da MSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Ryzen 5 5600g + B550 funcionam bem?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!