Ir ao conteúdo

Filtro de linha para residência sem aterramento funciona bem?

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Sei que é um pecado o que vou dizer, mas utilizo um estabilizador em meu computador, de fonte tenho uma CX750F e sei que é uma fonte excelente, mas foi cara e prefiro evitar colocar ela diretamente na rede de casa, minha residência é de 220V e não possui aterramento, mas em contrapartida, a rede é bem consistente e dificilmente há picos de energia ou coisas relacionadas, e pelo menos até hoje, nunca perdi nada de eletrodoméstico por conta da rede de energia mas quero evitar que meu computador seja a primeira coisa um dia.
Um filtro de linha da iClamper seria uma boa partida para minha realidade?

Complementando que: infelizmente não é viável contratar um eletricista para solucionar o problema de aterramento.
Com isso em mente eu gostaria de saber se um filtro de linha de boa qualidade já seria o suficiente para minha realidade e protegeria o meu computador bem, ou se eu deveria investir em algum estabilizador de boa qualidade devido a falta de aterramento e possíveis oscilações de energia que possa ter.

Outro adendo: Claramente por minha casa não ter aterramento, as tomadas de casa não há o 3º pino que geralmente vem nos filtros de linha da iClamper, e se for viável um filtro de linha para mim, há algum problema eu comprar um T(ou benjamim) que possua o 3º pino para conseguir utilizar o filtro de linha? Infelizmente vou ter que fazer essa pequena gambiarra.

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

O clamper diz no site que protege inclusive sem aterramento, então me parece uma boa opção.

Há problema eu utilizar um T(benjamim) para conseguir plugar o filtro nas tomadas de casa? Pois elas não possuem o 3º pino, e geralmente os filtros de linha só vem com ele agora.

• Solução
Postado
18 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

mas foi cara e prefiro evitar colocar ela diretamente na rede de casa, minha residência é de 220V e não possui aterramento, mas em contrapartida, a rede é bem consistente e dificilmente há picos de energia ou coisas relacionadas

Pior mesmo é estar ligada no maldito estabilizador, não há problema nenhum em ligar a fonte diretamente na tomada, você já faz isso com os outros aparelhos como a geladeira, televisão, máquina de lavar…

9 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Há problema eu utilizar um T(benjamim) para conseguir plugar o filtro nas tomadas de casa? Pois elas não possuem o 3º pino, e geralmente os filtros de linha só vem com ele agora.

Basta trocar a tomada por uma de 3 pinos, bem fácil de trocar, evite usar T ou benjamim.

Captura de Tela 2023-11-29 à(s) 09.28.31.png

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado
2 minutos atrás, Tiberio disse:

Pior mesmo é estar ligada no maldito estabilizador, não há problema nenhum em ligar a fonte diretamente na tomada, você já faz isso com os outros aparelhos como a geladeira, televisão, máquina de lavar…

Sim eu sei, por mais que fonte "seja feita para queimar" e proteger o resto dos componentes do computador, prefiro não perde-la agora de qualquer maneira, e por isso quero comprar um filtro de linha, afinal: o seguro sempre morre de velho.
Sabe se há problema eu comprar um T(benjamim) para ligar o filtro de linha nele? Pois como as tomadas de casa não possuem o 3º pino, fica impossível ligar um filtro de linha diretamente nelas, já que todos vem com esse 3º plug(não me recordo do nome correto).

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Tiberio disse:

Basta trocar a tomada por uma de 3 pinos, bem fácil de trocar, evite usar T ou benjamim.

Você troca sua tomada 2 pinos por uma de 3 pinos e deixa sem o terra. O pino do meio vai ficar sem fio conectado, fica vazio, apenas para encaixar tomadas 3 pinos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!