Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente bom dia, eu tenho um pc na seguinte configuração:

I5 11400F

placa-mãe ASRock H510M-HVS R2.0

16 GB RAM  3200GHZ

RTX 2060 12 GB

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus

2 SSD(1 TERA E 240GB) E 1 HD(1TERA)

Eu quero ir evoluindo essa máquina aos poucos, por exemplo, trocar essa placa-mãe, que não tem suporte M.2, por isso uso um adaptador, que pega 1/3 da velocidade do SSD,

depois trocar placa de Vídeo e processador, mas no momento não to com muito dinheiro, seria uma boa eu fazer um upgrade na memória RAM no momento? Colocar uma de 32gb ai no total ficaria com 40gb ram, ficaria melhor o setup ou não ?? Será que daria uma melhorada no fps em alguns jogos, ficaria mais rápido o pc ou não mudaria muita coisa? 

Postado

@akagouveia Amigo o que você acha que daria mais diferença se eu trocar primeiro a placa de Vídeo ou o processador? Por exemplo uma RTX 3070ti ou por um Ryzen 7 7700x, no caso se for o processador ai vou comprar um kit com a placa-mãe inclusa

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, jorgeolv123321 disse:

Eu quero ir evoluindo essa máquina aos poucos, por exemplo, trocar essa placa-mãe,

Troca uma placa-mãe LGA 1200 por outra LGA 1200 é quase como jogar dinheiro fora. Esse negócio de comprar computador para upgrade é furada, no máximo se aproveita fonte, gabinete e talvez o cooler. 

Quando for fazer um upgrade, vai trocar pelo menos placa-mãe e processador, e talvez memórias RAM para DDR5.

Para sua configuração e jogos, não tem ganho indo para 32GB RAM.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@jorgeolv123321 O que deixa o PC mais rápido é SSD, principalmente. Depois disso seria o processador. A sua memória no caso você está com 2 pentes de 8GB? Porque o ideal é estar operando em dual channel, enfim 16GB já é o suficiente pra maioria dos usuários, mas cada caso é um caso, eu não sei o que você faz no seu PC, se você utilizar programas que requerem muita memória aí sim pode ser interessante.

2 minutos atrás, jorgeolv123321 disse:

Amigo o que você acha que daria mais diferença se eu trocar primeiro a placa de Vídeo ou o processador?

Mais diferença no que exatamente? Depende dos seus objetivos. Se você joga em 60hz por exemplo, pode muito bem trocar a placa de vídeo primeiro que o seu 11400F não vai gargalar. Se quiser dicas de upgrade informe o seu orçamento, por favor.

Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Troca uma placa-mãe LGA 1200 por outra LGA 1200 é quase como jogar dinheiro fora. Esse negócio de comprar computador para upgrade é furada, no máximo se aproveita fonte, gabinete e talvez o cooler. 

Quando for fazer um upgrade, vai trocar pelo menos placa-mãe e processador, e talvez memórias RAM para DDR5.

Para sua configuração e jogos, não tem ganho indo para 32GB RAM.

Kit Upgrade AMD Ryzen 7 7700X + placa-mãe Gigabyte B650 Gaming X, penso nessa config e uma fonte, você acha que não compensa?

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, jorgeolv123321 disse:

que daria mais diferença se eu trocar primeiro a placa de Vídeo ou o processador?

Depende, alguns jogos demandam bastante placa de vídeo, outros processador. Se vai jogar Warzone 2, certamente processador é uma melhor escolha. Para trocar de placa de vídeo também precisa trocar a fonte, no caso da RTX 3070 TI (é uma placa de vídeo para uso em QHD).

Eu faria upgrade de processador primeiro.

• Moderador
Postado
14 minutos atrás, jorgeolv123321 disse:

Kit Upgrade AMD Ryzen 7 7700X + placa-mãe Gigabyte B650 Gaming X, penso nessa config e uma fonte, você acha que não compensa?

É um bom upgrade. O 7700X é meio esquentadinho então pegue um cooler de qualidade, como por exemplo:

OBS: informe o modelo do seu gabinete pra checar a compatibilidade com os coolers.

Fonte você pode estar pegando a Gamemax GX850 ProCougar GEX 750MSI MPG A650GF.

Postado

@Batata Defumada Então amigo, eu uso o computador mais para jogos, até o momento tá de boa, os jogos rodam tranquilamente, mas percebo que os novos jogos estão rodando muito mal, como o Hogwarts Legacy por exemplo, embora acredito que seja um problema na otimização do jogo, porque ele da muita queda de fps, no ultra ou no minimo, roda do mesmo jeito, 80/100fps e cai toda hora, não tem como jogar, mas esse novo jogo ''starfield'' também não rodou legal, então to querendo começar a mexer nesse pc, mas não sei exatamente por onde começar, o certo mesmo vai ser o processador né? Meu monitor é 144hz, mas não me importo se o fps não chegar a isso

• Moderador
Postado

@jorgeolv123321 O processador é um bom lugar pra começar com certeza. Esses dois jogos não servem muito de base justamente pelo que você comentou da má otimização, quer dizer eu espero que agora o Hogwarts já tenha melhorado nesse aspecto. Além disso eu não sei se os jogos estão no SSD, altamente recomendado que você não instale no HD, ainda mais esses jogos recentes feitos nas coxas que estão basicamente exigindo SSDs.

Só que a plataforma AM5 vai sair bem carinha, até por causa das memórias DDR5, mas se o seu bolso permitir. A vantagem do AM5 é a possibilidade de upgrades futuros.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Batata Defumada disse:

A vantagem do AM5 é a possibilidade de upgrades futuros.

Novamente, geralmente é furada. Mas a AMD oferece mais longevidade nesse sentido. Mas para que seja viável upgrade futuro, vai precisar de uma boa placa-mãe, se pegar uma que é adequada apenas para o Ryzen 7 7700X, quando for fazer upgrade vai precisar trocar novamente a placa-mãe. 

Precisa ver até onde consegue ir com essa B650 Gaming X.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Pedroou Os VRMs das X670 são muito overkill. Atualmente as placas-mãe intermediárias são muito competentes, tanto é que um monte de B650 tankaram um Ryzen 9 7950X no teste do Hardware Unboxed. Além do mais, o  upgrade futuro não precisa ir pra um Ryzen 9 da vida, isso porque espera-se que os próximos Ryzen 7 do Zen 4 vão conseguir aumentar o desempenho ao mesmo tempo que aumentam a eficiência energética, ou pelo menos não piorem.

image.thumb.png.4de73b30aaad1f65f00e89c465fd7df1.png

A Gigabyte B650 Gaming X não está ali, mas tem a AX que tem o mesmo VRM.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Batata Defumada

Tem placas-mãe B650 como qualidade de VRMs diferentes entre elas, com a B550 também... por isso o aviso, nem todas B650 vão ter a mesma qualidade de construção. Se pegar uma Biostar, nem preciso dizer.

Fica o cuidado que já ocorreu nesses Kit upgrade, de ao final da descrição dizer que a placa-mãe é por estoque, se acabar o estoque mandam outra (eles consideram a Biostar equivalente).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!