Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença de custo-benefício entre placas-mãe B550


KevinCO
Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Olá, venho comprando peças e pesquisando outras aproveitando essas promoções de final e ano para montar um PC, já fiz um tópico sobre o que eu quero fazer com esse PC novo mas ao pesquisar novamente sobre placas-mães me surgiu uma dúvida sobre diferenças entre modelos:

 

Me recomendaram a ASUS TUF Gaming B550M-Plus, entretanto eu dei preferência por comprar outras peças primeiros e agora volteia olhas as placas-mães e vi que tanto a ASUS Prime B550M A quanto a ASUS Prime B550M K estão em boas promoções e seria bom economizar R$300. Também tem a MSI B550M Pro-VDH WIFI . Pelo que eu pesquisei a diferença entre elas é em quantidade de portas USB, para FAN, PCI e uma saída de áudio especial e a ASUS TUF tem, além dos dissipadores de calor, isso vale a diferença de preço ou tem algo a mais que eu não vi?

 

Mudando de pensamento também eu decidi planejar daqui alguns poucos anos um upgrade de placa de vídeo para rodar as paradas em 4k, não sei se isso muda também na escolha da placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A diferença entre essas ASUS PRIME acessíveis ao bolso em relação àquelas 3 que indiquei no outro tópico são VRM, qualidade de construção e recursos. 


Um VRM melhor te dará margem para processadores mais parrudos sem que haja aquecimento e risco de thermal trolling, que é quando a placa-mãe abaixa o clock do processador para amenizar a temperatura, causando alguns "engasgos" na performance enquanto executa determinado software. 
Note que recursos como o botão de atualizar a BIOS sem processador, chamado de BIOS flashback na ASUS, Flash BIOS na MSI e Q-Flash na Gigabyte, também não aparece nessas mais baratas.


Com essas ASUS prime (prefira a Prime B550M-A por possui dissipador no VRM), o Ryzen 7 5700x, que é um baita processador, irá casar perfeitamente. Na teoria deve suportar outros Ryzen de 8 núcleos, como o Ryzen 7 5800X3D, só não sei como será na prática.

 

Veja a seguir um teste do Hardware Unboxed cujo objetivo é checar VRM e temperaturas. Note que nesse tipo de teste os menores números representam os melhores resultados.
A ASUS Prime B550M-A está entre as Placas testadas, veja LINK

Claro que são testes procurando pelo em ovo, forçando a barra, estressando componentes para levá-los ao máximo.

Se 100 reais não fizer diferença, a MSI B550M PRO-VDH WIFI continua por 699 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Diferença de custo-benefício entre placas-mãe B550

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!