Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oii pessoas, queria fazer um pequeno upgrade no meu computador, tenho as seguintes peças:

ASUS Tuf Gaming B550M

Ryzen 9 5900X

RX 6700XT

Vale a pena mudar a placa-mãe e o processador? Muda muito do AM5 pro AM4? Me recomendaram muito aqueles processadores X3D, é muita vantagem? E qual seria o melhor deles falando em custo-benefício? Sei que alguns só muda pouca coisa no desempenho, seria pra rodar todos os jogos. Não vejo problema em ter que trocar outras peças como a memória RAM e o water cooler no processo, desde que eu gaste em peças que valham a pena.

Quanto a placa de vídeo, eu já escolhi ela.

• Moderador
Postado

@Rafaelle Olá, informe a configuração completa do computador, por favor. Incluindo a placa de vídeo nova que você já escolheu.

Não me parece que vale a pena fazer upgrade agora, você já tem um processador muito competente que daria pra você continuar usando pelos próximos anos tranquilamente. Eu diria pra esperar a plataforma AM5 e a tecnologia DDR5 amadurecerem mais um pouco. Não vai ter grandes diferenças sair do AM4 pra AM5 no seu caso, pelo menos ainda não.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Batata Defumada Eu escolhi a 4090, porém seria a última peça que iria comprar por causa do preço, no ano que vem. Então seria melhor eu comprar ela primeiro? E esperar a questão do AM5.

ASUS Tuf Gaming B550M

RX 6700XT

Ryzen 9 5900X

16GB RAM

Fonte XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold

• Solução
Postado
15 minutos atrás, Rafaelle disse:

@Batata Defumada Eu escolhi a 4090, porém seria a última peça que iria comprar por causa do preço, no ano que vem. Então seria melhor eu comprar ela primeiro? E esperar a questão do AM5.

Se você quer um upgrade barato, compre o 5800x3D e venda esse 5900x. Vai sair custo 0 pós venda (os dois tem +/- o mesmo preço) e melhorar o PC para o melhor processador que AM4 pode oferecer.

Quanto a AM5, eu esperaria. Primeiro que é mais importante trocar a placa de vídeo, de longe é o componente mais fraco do setup. Então não adianta nada fazer o pulo de plataforma agora, espere até ter a GPU mais potente. E segundo que, já que vai esperar aí um ano pela GPU, espere logo pelos Ryzen 8xxx e já monte uma config mais moderna.

• Obrigado 1
Postado

@Rafaelle fora trocar a gpu, acho q só colocaria 32gb de ram pra ter bastante folga para qq atividade, talvez a cpu a depender da utilização pretendida se for pra jogo 5800x3d, se for geral esse tá bom mas se quiser tem o 5950x também, e uma fonte de maior capacidade pra estar a vontade tb pra o upgrade futuro. acho q aguenta mais uns 3-5 anos sem estresse, e depois troca pra am5 quando estiver mais estavel

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!