Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

16Gb(2x8Gb) de RAM em Dual Channel ou 32Gb(4x8Gb) de Ram sem Dual Channel?


Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Uma dúvida: possuo atualmente 16Gb de RAM em Dual Channel e estou na dúvida.

Quanto a processamento e afins, vale a pena subir para 32Gb de RAM(4 memórias de 8Gb) ou manter os 16Gb(2 memórias de 8Gb) em Dual Channel?

 

Visto que em breve irei trocar meu processador, ir do Ryzen 3 4100 para um Ryzen 7 5700X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

Quanto a processamento e afins, vale a pena subir para 32Gb de RAM(4 memórias de 8Gb) ou manter os 16Gb(2 memórias de 8Gb) em Dual Channel?

Eu manteria os 2 módulos de 8GB em dual Channel, tentaria melhorar em outro item como placa de vídeo ou a fonte...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

Quanto a processamento e afins, vale a pena subir para 32Gb de RAM(4 memórias de 8Gb) ou manter os 16Gb(2 memórias de 8Gb) em Dual Channel?

 

Os 4 pentes de 8GB continuaria sendo dual channel. Mas eu diria que é melhor utilizar 2 pentes. Se quiser 32GB pegue 2 pentes de 16GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

Então não tem altera na frequência e afins manter os 4 canais ativos, certo @Kleber Peters?

pode ser que altere um pouco a frequência, mas é só configura-la na BIOS, o mais importante e saber o uso do computador, trabalho (render, workstation, programação, entre outros), eu recomendaria 32, se for só uso domestico 8 é suficiente. para jogos, recomendaria ao menos 16

41 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

Olá pessoal, tudo bem?

 

Uma dúvida: possuo atualmente 16Gb de RAM em Dual Channel e estou na dúvida.

Quanto a processamento e afins, vale a pena subir para 32Gb de RAM(4 memórias de 8Gb) ou manter os 16Gb(2 memórias de 8Gb) em Dual Channel?

 

Visto que em breve irei trocar meu processador, ir do Ryzen 3 4100 para um Ryzen 7 5700X.

qual sua placa-mãe, ela suporta o Ryzen 7? tem ao menos um disipador no vrm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C. opaa Pedro, bora lá

 

Eu utilizo o PC para jogos e lives, e também edições de vídeos, então acredito que os 32Gb nesse caso suprem a necessidade certo?

Referente a placa-mãe, eu acredito que sim. Nas descrições da minha placa-mãe consta Soquete AMD AM4: Pronto para Ryzen & trade; Processadores de desktop 5000 Series / 4000 G-Series / 3000 Series e pelo que verifiquei no processador 7 5700X ele é da quinta geração, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

@Pedro Vinicius G. C. opaa Pedro, bora lá

 

Eu utilizo o PC para jogos e lives, e também edições de vídeos, então acredito que os 32Gb nesse caso suprem a necessidade certo?

Referente a placa-mãe, eu acredito que sim. Nas descrições da minha placa-mãe consta Soquete AMD AM4: Pronto para Ryzen & trade; Processadores de desktop 5000 Series / 4000 G-Series / 3000 Series e pelo que verifiquei no processador 7 5700X ele é da quinta geração, certo?

sim, mas verifique a BIOS do computador para tentar manter a frequência um pouco mais elevada, pode ser que não utilize nem 16gb, mas precaver é melhor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Sobre a placa-mãe, uma coisa é suportar, outra é ser adequada. 

 

Uma A520 de entrada suporta o Ryzen 7, até o 9 5900X. É adequada? Não. Igual colocar motor de Maverick V8 em Corsel I. Cabe no cofre, encaixa no câmbio... etc... etc... Mas, vai faltar suporte do chassi, freio, força no câmbio. Logo, colocar um processador TOP em placa de entrada é possível, mas fatalmente ocorrerá thermal throttling, que é quando a placa desacelera o processador por conta de aquecimento das VRMs, ocasionando perda de desempenho. O ideal é fazer casamentos balanceados:

 

Placa Ax20 - R3 e R5.

Placa Bx50 - R3, R5 e R7.

Placa Xx70 - R7 e R9.

 

Pode colocar um R3 numa X570? Pode, mas não faz sentido colocar um processador de entrada em uma placa top. Gasta menos na Placa (B550) e coloca um R5. Entendeu a lógica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters caraca ajudou muito na explicação Kleber.

 

Neste caso, possuo uma A520M-Plus II, com um Ryzen 3 4100, 32Gb de RAM e uma 3060.

Uma configuração interessante, dando upgrade de placa-mãe, seria uma B450 Elite V2 com um Ryzen 5 5500, e se mantendo a 3060 de GPU, por exemplo, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

@Kleber Peters caraca ajudou muito na explicação Kleber.

 

Neste caso, possuo uma A520M-Plus II, com um Ryzen 3 4100, 32Gb de RAM e uma 3060.

Uma configuração interessante, dando upgrade de placa-mãe, seria uma B450 Elite V2 com um Ryzen 5 5500, e se mantendo a 3060 de GPU, por exemplo, correto?

veja se consegue uma b550 aorus elite ou ASUS tuf gaming b550m plus, de resto, não precisa alterar nada, pelo menos no kit principal a ASUS, tem construção parecidas com algumas x570, de uma olhada nessa lista link creditos: @Detetive Virtual de SSDs, essa lista, é uma tabela de comparação, nela mostra se a placa x suporta processador y e se o vrm é suficiente além de algumas outras informações

44 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

@Kleber Peters caraca ajudou muito na explicação Kleber.

 

Neste caso, possuo uma A520M-Plus II, com um Ryzen 3 4100, 32Gb de RAM e uma 3060.

Uma configuração interessante, dando upgrade de placa-mãe, seria uma B450 Elite V2 com um Ryzen 5 5500, e se mantendo a 3060 de GPU, por exemplo, correto?

 

47 minutos atrás, Matheus Conde Nobre disse:

@Kleber Peters caraca ajudou muito na explicação Kleber.

 

Neste caso, possuo uma A520M-Plus II, com um Ryzen 3 4100, 32Gb de RAM e uma 3060.

Uma configuração interessante, dando upgrade de placa-mãe, seria uma B450 Elite V2 com um Ryzen 5 5500, e se mantendo a 3060 de GPU, por exemplo, correto?

essa b450, possui 6 fases, sendo 4 para o v-core, não é recomendado utiliza-lá com processadores de até 74a, (100a pra cima está em análise). mas sua irmã (b450 aorus elite v1), já precisa de ajuda na dicipação do vrm. a b550 aorus elite já suporta até 100a, precisando de ajuda na refrigeração acima disso, por ultimo, a b550m plus suporta todos os processadores de até 200a sem ajuda na refrigeração (eu pessoalmente vou utilizaĺa com um r9 5950x). um r7 em stress precisa de ao menos 100a, tem que tomar muito cuidado com placa, assim como o @Kleber Peters afirmou acima, única coisa que não concordo (ele não esta errado, apenas é a ideia que tenho), o chipset não condiz com quais processadores a placa suporta, mas sim com seus recursos, pode sim existir a520 que suporte Ryzen 7 tranquilamente, mas a520 é de entrada e não dispõe nem mesmo PCIe4 ou suporte para overclock, assim como podem existir x570 que não suporte Ryzen 7 com overclock (estou exagerando um pouquinho, mas só pra ter uma ideia do que estou falando), eu não recomendo uma a520 + r9 nem pro meu pior inimigo, mas também acho desnecesario gastar em uma x570 se você vai utilizar o pc pra home ofice ou utilizar um Ryzen 5. em geral, busque uma placa pelas seguintes informações (mais importante para menos importante):

 

1- mais importante, vou utilizar meu setup pra que, trabalho, workstation, jogos etc

2- materiais de construção, isso define tudo, desde a vida util até a eficiência energética da peça

3- vrm/dicipação

4- fases de alimentação

5- chipset

6- suporte (frequências, ram, cpu, etc)

7- estética (esse é pessoal, mas quem não gosta de fru-fru-fru?) 

 

se eu estiver errado me corrijam por favor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

afirmou acima, única coisa que não concordo (ele não esta errado, apenas é a ideia que tenho), o chipset não condiz com quais processadores a placa suporta, mas sim com seus recursos, pode sim existir a520 que suporte Ryzen 7 tranquilamente

Buenas... 

 

Não me referia por conta do chipset em si. A ideia é de que normalmente chipsets de entrada são colocados em placas mãe mais baratas, com menos recursos. Claro que tem A520 com dissipador nos VRMs, várias fazes e suportariam um R7 sem problemas. Mas é um modelo específico em meio a um mar de placas medíocres. Bem como tem alguma B550 que faz uma Biostar A320M parecer placa top. Mas são exceções à "regra". Por isso passei aquela orientação mais genérica, que pra quem é leigo fica mais fácil de entender. 

Em tempo, muito boas suas colocações. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Buenas... 

 

Não me referia por conta do chipset em si. A ideia é de que normalmente chipsets de entrada são colocados em placas mãe mais baratas, com menos recursos. Claro que tem A520 com dissipador nos VRMs, várias fazes e suportariam um R7 sem problemas. Mas é um modelo específico em meio a um mar de placas medíocres. Bem como tem alguma B550 que faz uma Biostar A320M parecer placa top. Mas são exceções à "regra". Por isso passei aquela orientação mais genérica, que pra quem é leigo fica mais fácil de entender. 

Em tempo, muito boas suas colocações. 

sim, isso é sói a forma que penso, se você esta com orçamento apertado pra uma b550, vai de a520m plus ii ou outras. só complementei, porque se não ele pode só comprar uma pichau danuri ou alguma duex, que são placas horriveis, mesmo com construção mediana, tem coisa melhor na mesma faixa de preço, utilizando só o chipset como comparação, já fiz compras horriveis pelo mesmo motivo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!