Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é seguinte: tenho um áudio de um show em DVD, Yanni-Tribute, em AC3 448 Kbps 5.1 canais, e meu sistema home teather não tem o subwoofer, então meu Receiver ONKYO, transfere todos os subgraves para as caixas frontais, que são LARGE, porém, os graves ficam bem estourados, e isto me incomoda, e gostaria de saber o que devo fazer, apenas para diminuir os sub-graves do mesmo via software, plugin VST.

Eu aqui tentei duas coisas, que não deram o resultado que eu esperava:

1. Normalizei o áudio via Sound Forge 16, para 4db, 5db, 6db, e não resolveu, pois o som ficou muito baixo, cortou muito os graves e perdeu a profundidade do áudio 5.1 (aquele punch sub-grave), em relação ao som original.

2. Através de um vídeo do Youtube, usando o IZOTOPE RX10, segui o guia do youtuber para tirar o estourado do som, com o preset De-clip, Threshould  -1,-1, Quality HIGH, Gain -2, -3, -5, -6, e novamente o som ficou muito baixo, cortou muito os graves e perdeu a profundidade do áudio 5.1 (aquele punch sub-grave), em relação ao som original.

Alguém poderia me ajudar, me dizendo como eu diminuo um pouco, via software/preset/plugin, para conseguir o que eu preciso aqui neste áudio?

A Altura do áudio pode ser igual ou um pouco menor, mas sem perder muito os sub-graves, porém diminuindo os sub-graves que estão estourados, não perdendo a profundidade do áudio como ocorreu com as duas intervenções que tentei acima.

Aqui está uma parte, do audio original, que fica claro que o som está estourado em sub-graves, talvez num sistema com subwoofer, isto não aconteça, como no meu caso:

https://*****/file/c7QHkJBS#qnJEAPsoBav2eNg4Zj2LEgRx5hv7E3sq4C7sMoPCMSM

Att.

Druid®.

Postado
1 hora atrás, ricardo_br disse:

Usei o ffmpeg com a opção mais basica do filtro loudnorm veja se deu certo:

https://www.udrop.com/file/Lc9U/YanniPartial2.wav

Amigo @ricardo_br vou verificar aqui, se der certo eu te aviso, ai você me passa o comando ffmpeg usado, só tem um problema, quando salvei a parte, agora que notei aqui que estava mono, e não 5.1 canais, tem como fazer novamente com esta parte, agora 5.1 canais:

https://*****/file/R7AT2KQQ#f3P2g1SVU2DYXfzmVv75MrF0XfWTLLe2lyG8wLEwVdE

Att.

Druid®.

Postado

@ricardo_br  meu amigo, muito obrigado pela sua pronta resposta, farei os testes aqui, e verei como fica.

Também estou testando isolar somente o canal LFE no SoundForge e normalizar para -10db, como me sugeriram em outro fórum (gringo).

Att.

Druid®.

P.S. Como me disseram, os sub-woofers (sub-graves) nunca foram para áudios de música, shows, e sim para filmes com explosões, batidas, e efeitos especiais dos filmes para dar ambiência e aquele punch que os woofers (graves) não podiam alcançar em tais frequências.

• Solução
Postado

Em 05/12/2023 às 15:36, Druid disse:

@ricardo_br  meu amigo, muito obrigado pela sua pronta resposta, farei os testes aqui, e verei como fica.

Também estou testando isolar somente o canal LFE no SoundForge e normalizar para -10db, como me sugeriram em outro fórum (gringo).

Att.

Druid®.

P.S. Como me disseram, os sub-woofers (sub-graves) nunca foram para áudios de música, shows, e sim para filmes com explosões, batidas, e efeitos especiais dos filmes para dar ambiência e aquele punch que os woofers (graves) não podiam alcançar em tais frequências.

Testei aqui amigo, mas resolvi aqui pelas configurações avançadas do Receiver ONKYO, diminiu o CROSSOVER de 150 para 120 e melhorou, mesmo assim, obrigado pela ajuda amigo @ricardo_br

Att.

Druid®.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!