Ir ao conteúdo

Ajuste de fonte de bancada.

Ir à solução Resolvido por Marcio Leandro B. Pizano,

Posts recomendados

Postado

Olá!
Gostaria de mais uma vez pedir a ajuda dos amigos e amigas do Clube do Hardware, uma dúvida que acredito ser simples para vocês.
Tenho uma fonte de 12V - 5A - 60W, gostaria de saber se ao ajustar a corrente e a tensão, a potência também será ajustada. Ex.:
Supondo que eu ajuste a tensão para 9V e a corrente para 500ma, a potência seria: 9V * 0,5A = 4.5W?
Se sim, gostaria de saber se existe apossíbilidade de ajustar a corrente e atensão usando toda a potência da fonte.
Muito obrigado!

Postado

@Marcio Leandro B. Pizano Essa sua fonte é daquelas tipo colmeia? eu ja usei uma dessas e perto dos bornes de saída tem um trimpot plástico que permite ajustar a tensão de saída, a minha permitia ajustar entre 9 e15V, se a sua também tiver esse ajuste bastaria fazer o ajuste na propria fonte.

Quanto a potencia, ajustando uma tensão menor você ate pode conseguir puxar um pouco mais de 5A, porém isso iria forçar os diodos de saída da fonte, e essas fontes chinesas baratas costumam usar transformadores com enrolamento de alumínio e peças recicladas, não é boa ideia usa-las no limite da potencia direto.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

variar a tensão e a corrente a potência também sofre variações correto?

Sim amigo. Considerando que P=V*I e que sua carga R seja constante P=R*I² e P=V²/R.

Postado
21 horas atrás, F4b10 disse:

@Marcio Leandro B. Pizano Essa sua fonte é daquelas tipo colmeia? eu ja usei uma dessas e perto dos bornes de saída tem um trimpot plástico que permite ajustar a tensão de saída, a minha permitia ajustar entre 9 e15V, se a sua também tiver esse ajuste bastaria fazer o ajuste na propria fonte.

Quanto a potencia, ajustando uma tensão menor você ate pode conseguir puxar um pouco mais de 5A, porém isso iria forçar os diodos de saída da fonte, e essas fontes chinesas baratas costumam usar transformadores com enrolamento de alumínio e peças recicladas, não é boa ideia usa-las no limite da potencia direto.

Bacana saber sobre estas informações da fonte colmeia, que a propósito, é sim uma fonte colmeia.
Não vou usar próximo ao limite, a ideia era mesmo tirar a dúvida sobre o que acontece com a potência caso eu ajuste para níveis menores de tensão e crrente.
Obrigado!

12 horas atrás, .if disse:

Sim amigo. Considerando que P=V*I e que sua carga R seja constante P=R*I² e P=V²/R.

Muito obrigado por responder, isso é bem esclaredor.
Realmente, minha carga não é constante devido ser duas barras de cobre mergulhadas em água, (Solução aquosa) hora consigo usar a potência desejada hora não, quando não consigo usar a tensão que coloco no potenciômetro, retiro as barras e observo a negativa com crostas, basta eu raspa-la e ai sim consigo a tensão desejada.
Por isso minha dúvida sobre a potência, por que preciso da potência da fonte, logo, com sua resposta, vejo que a potência também é modificada quando não consigo a tensão desejada.
Agora fiquei na dúvida do seguinte, como saberei qual é a carga de duas barras de cobre mergulhadas na água? kkkk
Muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Apesar de obviamente eu desconhecer seu projeto/propósito, geralmente o processo de galvanoplastia ou eletrólise requer corrente constante. Assim sendo a alternativa de uma fonte com controle ou limitação de corrente, superficialmente me (me) parece mais adequado.

43 minutos atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

potência também é modificada quando não consigo a tensão desejada.

Me parece que há uma confusão entre nós (geralmente é do meu lado). Sim o parâmetro principal é a potência mas esta tem várias variantes: a da fonte, a da carga, a total, a que consome, a que consegue fornecer e etc

46 minutos atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

qual é a carga de duas barras de cobre mergulhadas na água?

Basta saber a corrente e tensão R=V/I

Postado
32 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Marcio Leandro B. Pizano  Muito cuidado com eletrólise. Havendo sais na água estes podem formar gases corrosivos e tóxicos. Só ligue o experimento em, locais ventilados.

Muito obrigado, estou tomando os devidos cuidados.

38 minutos atrás, .if disse:

Apesar de obviamente eu desconhecer seu projeto/propósito, geralmente o processo de galvanoplastia ou eletrólise requer corrente constante. Assim sendo a alternativa de uma fonte com controle ou limitação de corrente, superficialmente me (me) parece mais adequado.

Me parece que há uma confusão entre nós (geralmente é do meu lado). Sim o parâmetro principal é a potência mas esta tem várias variantes: a da fonte, a da carga, a total, a que consome, a que consegue fornecer e etc

Basta saber a corrente e tensão R=V/I

Muito obrigado!
Realmente: R=V/I rs

41 minutos atrás, .if disse:

Correto!
Quanto a limitar a corrente e ou a tensão, tranquilo, ai surgiu a dúvida, será que a potência continuaria a mesma da fonte ou também sofreria variações.
Mas ok, me parace que também varia.
Show

• Membro VIP
Postado
Em 06/12/2023 às 20:49, Marcio Leandro B. Pizano disse:

será que a potência continuaria a mesma

Tentei mentalizar uma "fonte de potência constante" mas começou a me dar um nó nas conexões entre os 2 únicos neurônios que tenho... Preciso tomar uma primeiro... 😁

A pior solução de tópico que vi até hoje kk... brinc. amigo.

8 horas atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

😅

Sucessos.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...