Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5700x esquenta 95 ºC mesmo acabando de iniciar o Windows


Ir à solução Resolvido por LucasAyres,

Posts recomendados

Eae galera, to com um problema que eu tentei de tudo pra resolver e já estou me sentindo sem saída, então decidi vir aqui pedir ajuda aos senhores. Meu problema começou quando troquei meu processador Ryzen 5 3400G por um Ryzen 7 5700X, depois disso agora nem voltando pro meu processador antigo as temperaturas voltam ao normal e chegam a bater 100 C no meu AMD Ryzen 5 só de iniciar o Windows e no Ryzen 7 nem se fala, fica tão quente que o PC desliga antes do Windows iniciar, as vezes ele ligava e ai eu conseguia ver a temperatura mas era poucos segundos antes de ele desligar.

Minhas configurações são:
Placa de Vídeo: RTX 2060
Processador: Ryzen 5 3400G (estou usando esse que assim pelo menos consigo ligar o PC)

memória: 8 GB

Placa-Mãe: A320MH Vers. 6.7

Cooler: Gammax GTE V2

Dito isso algumas coisas já testei, mesmo assim não sei dizer ao certo o que pode ser o problema.
- Troquei o cooler pra ver se esse era o problema, mesmo assim continuou em altas temperaturas, perdi as contas de quantas vezes troquei a pasta térmica e também tirei e coloquei o cooler de novo e analisei pra ver se tinha colocado errado de alguma forma, mas não parece ser o caso.
- Limpei meu PC todo da cabeça aos pés
- Resetei a BIOS
- Troquei memória RAM

- Até tentei fazer um undervolt mas procurei um monte de informações na internet sobre se a minha placa-mãe oferece suporte pra undervolt e pelo que eu vi aparentemente não, não quis fuçar muito na BIOS por não conhecer e acabar ferrando com ela

- Baixei a versão mais atualizada da minha BIOS e instalei (isso eu fiz recentemente e antes mesmo de testar o processador Ryzen 7 5700X)

Vou deixar algumas imagens do HWMonitor e CPU-Z, não sei direito identificar erros vendo as informações dele(além do erro obvio de temperatura do processador) mas pra vocês que são mais experientes e entendem mais pode ser útil

1.png

2.png

3.png

4.png

5.png

6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Ryzen 7 5700x esquenta 95 ºC mesmo acabando de iniciar o Windows
5 horas atrás, LucasAyres disse:

- Troquei o cooler pra ver se esse era o problema, mesmo assim continuou em altas temperaturas, perdi as contas de quantas vezes troquei a pasta térmica e também tirei e coloquei o cooler de novo e analisei pra ver se tinha colocado errado de alguma forma, mas não parece ser o caso.

Provavelmente deve ser algum erro na instalação do Cooler, também tem a questão da quantidade de pasta térmica que deve ser do tamanho de um grão de feijão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ster disse:

@LucasAyres

Qual cooler você está usando? Qual o modelo do seu gabinete? 

Meu cooler é esse que eu mencionei no post é um Gammax GTE V2, pesquisei antes e vi que tem pessoas que utilizam ele juntamente com o 5700X e obtém boas temperatuas.
Já meu gabinete de fato não é dos melhores, ele é tipo um assim https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-goblin-lateral-de-vidro-com-1-fan-branco-mcr-gbn-wh01?gad_source=1&gclid=CjwKCAiA1MCrBhAoEiwAC2d64b1BqhE5Y73DtbFj_xNYy6Hk18_8Bw_ghsJsNTCNJt-DuosNur7xYhoCpe4QAvD_BwE e só com essa fan atrás e a do cooler, peguei esse de exemplo porque não sei o modelo exato
 

2 horas atrás, JotaCF disse:

use o programa HWINFO, é mais confiável. segundo, qual o seu cooler?

Eu cheguei a ler sobre isso em um post, cheguei a baixar mas de todas as formas ele diz o mesmo que o processador está muito quente e meu cooler é o Gammax GTE V2, pesquisei antes e vi que tem pessoas que utilizam ele juntamente com o 5700X e obtém boas temperatuas.

 

31 minutos atrás, Tiberio disse:

Provavelmente deve ser algum erro na instalação do Cooler, também tem a questão da quantidade de pasta térmica que deve ser do tamanho de um grão de feijão.

Pior que eu dei uma olhada em vários vídeos diferentes com vários testes de aplicação de pasta térmica e as quantidades certas e acredito que a aplicação da pasta térmica é difícil de estar errada, até porque não tem muito segredo e eu usei até mesmo a que vem com o cooler que é uma que em outros vídeos vi outras pessoas usando e se saindo muito bem com ela, mas a questão do cooler eu desmontei e montei várias vezes ele, verificando cada passo e parece tudo certo, mas vou dar uma olhada mais algumas vezes pra ver se dá certo
 

 

18 minutos atrás, LuisFGH disse:

 

Será que o problema não é a placa-mãe ?

 

Uma A320 para um 5700x não parece ser uma boa ideia.

 

Dá uma olhada nesse tópico

 

Talvez pegar uma placa emprestada e testar, antes de comprar.

Eu tinha olhado no site da fabricante e lá dizia que a placa suporta alguns Ryzen até bem acima do Ryzen 7 5700X então confiei, mas o fogo é que pra eu fazer esse teste só comprando uma placa nova e não queria gastar esse dinheiro sem ter certeza se é a placa de fato, porque o que me encuca é que agora até o antigo processador que eu usava que não esquentava, eu coloquei e tá esquentando 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@LucasAyres o cooler ta funcionando?

tem pasta termica?

@LucasAyres eu uso um dx 2011 no meu e funciona frio

Aparentemente está funcionando certinho e sim tem pasta térmica, estava até mesmo procurando algum programa que eu pudesse checar o cooler, pra ver se ele me aponta algum erro
Uma dúvida que eu fiquei, você também tem um 5700X ? Se sim, qual placa-mãe você usa?
 

4 minutos atrás, 1lokos disse:

Seu problema é "Biostar". 

Eae cara, vi muitos comentários seus quando estava procurando por soluções pra esse problema antes de fazer esse post e vi que você manja bastante, sabe me dizer porque a Biostar? E quais placa mães seriam boas caso eu fosse fazer a trocar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@LucasAyres tenho um 5700x com uma x570 plus.

essa sua placa iria apresentar problema em uso que exigisse alimentacao alta e não ja em ligar.

 

por acaso você fezz overclock?

esse problema so se você tivesse extressando o processador

Não fiz, inclusive eu coloquei a BIOS pras configurações defaults até pra tentar garantir que ela não tenha feito overclock sozinha ou sla
É isso que me deixa encucado, já de ligar com essa temperatura tão alta e depois que eu coloquei o 5700X mesmo voltando meu 3400G que funcionava normal, ele também tá com alta temperatura logo quando liga, mas ao contrário do 5700X ele não sobe o suficiente pra maquina dar shutdown

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, LucasAyres disse:

...  porque a Biostar? 

 

Leia a parte sobre o VRM neste review da Biostar B550MH que fala sobre o problema da marca.

 

https://theoverclockingpage.com/2021/06/08/biostar-b550mh-analise-testes-e-resultados/

 

Recomendam colocar um fan - que seja com bom CFM e pressão; soprando direto sobre o VRM.

 

placa-mãe compre apenas da ASUS, Gigabyte, MSI, ASRock - esta como última opção, os modelos básicos são bem "capados".


As outras marcas - Biostar, Galax, Mancer (white label), Pichau (white label) e outras marcas de fantasia... não são mais baratas sem motivo, é porque o fabricante "economiza" nos componentes.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasAyres liga um ventilador bem em cima da placa e ve como se comporta,

a essa temperatura o cooler precisa estar rodando no maximo,

uma caracteristica do 5700x e ser frio,tdp baixo

agora, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@LucasAyres liga um ventilador bem em cima da placa e ve como se comporta,

a essa temperatura o cooler precisa estar rodando no maximo,

uma caracteristica do 5700x e ser frio,tdp baixo

testa seu processador em outra placa pois pode ser ela com problema.

provavelmente é

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Leia a parte sobre o VRM neste review da Biostar B550MH que fala sobre o problema da marca.

 

https://theoverclockingpage.com/2021/06/08/biostar-b550mh-analise-testes-e-resultados/

 

Recomendam colocar um fan - que seja com bom CFM e pressão; soprando direto sobre o VRM.

 

placa-mãe compre apenas da ASUS, Gigabyte, MSI, ASRock - esta como última opção, os modelos básicos são bem "capados".


As outras marcas - Biostar, Galax, Mancer (white label), Pichau (white label) e outras marcas de fantasia... não são mais baratas sem motivo, é porque o fabricante "economiza" nos componentes.

 

 

 

 

 

Eu li e posso dizer que entendi mais o menos kkkkk mas acho que não vai ter jeito, vou ver de testar outra placa-mãe pra ver se resolve meu problema

 

18 minutos atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@LucasAyres liga um ventilador bem em cima da placa e ve como se comporta,

a essa temperatura o cooler precisa estar rodando no maximo,

uma caracteristica do 5700x e ser frio,tdp baixo

testa seu processador em outra placa pois pode ser ela com problema.

provavelmente é

É o que vou fazer, vou testar outra placa-mãe e ver se resolve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algo estranho, esse print do 3400g chegando a bater 100 graus em idle, tá correto? por isso eu falei pra usar o HWInfo. se isso tiver correto, com certeza é uma má instalação do air cooler. esse gammaxx é pau pra toda obra e segura bem o r7 em idle e sem boost ativado. se o air cooler tá mal instalado, qualquer cpu vai esquentar e reiniciar/desligar. fora o fato do VRM da placa-mãe ser básico, não faz sentido usá-la com o cpu acima de 6/12...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, JotaCF disse:

tem algo estranho, esse print do 3400g chegando a bater 100 graus em idle, tá correto? por isso eu falei pra usar o HWInfo. se isso tiver correto, com certeza é uma má instalação do air cooler. esse gammaxx é pau pra toda obra e segura bem o r7 em idle e sem boost ativado. se o air cooler tá mal instalado, qualquer cpu vai esquentar e reiniciar/desligar. fora o fato do VRM da placa-mãe ser básico, não faz sentido usá-la com o cpu acima de 6/12...

Sim, mas eu baixei o HWInfo e mesmo assim dá essas temperaturas, por falta de peças pra testar aqui em casa eu vou levar em um técnico com foco em PC pra jogos e ai volto aqui pra falar a solução pra caso alguém tiver passando pelo mesmo problema ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eae pessoal vim atualizar vocês, levei a assistência técnica e era a instalação do cooler, pasta térmica e também uma limpeza melhor e tive que colocar uma outra fan também, agora tá rodando liso KKKKKKK Mas pelo que eu vi, parece que o cara instalou o cooler igual eu tinha instalado, mas enfim, era isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!