Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet PC parou de funcionar (cabo testado)


Posts recomendados

Boa tarde!

Montei um PC novo há uns 2-3 meses e lá atrás quando instalei o windows 10 e estava usando normalmente a internet parou de funcionar (cabo) nos primeiros dias. Lembro que na época tentei de tudo, desmontei, remontei, reinstalei o windows, aí às vezes voltava a funcionar, depois de um tempo parava de novo. Testei o mesmo cabo em outros computadores e funcionou... Desconfiei de ser problema na placa de rede da placa-mãe nova ----- MSI B550 Gaming Plus.

 

Por desencargo de consciência, decidi instalar o windows 11 (minha primeira vez usando). Para minha surpresa a internet funcionou normalmente e to há mais ou menos 1 mês usando perfeitamente com a internet tudo certo.

 

Ontem estava jogando COD Warzone e fui desconectado no meio da partida. Fechei, vi o que estava acontecendo, e notei o ícone ao lado do relógio mostrando que a internet não estava funcionando, como se não tivesse cabo conectado. Testei o mesmo cabo em outros 2 laptops aqui de casa, e a internet está funcionando normalmente no cabo e wifi.

 

Alguém sabe o que pode ser? Será que de fato é um problema na placa-mãe? Queimar queimar eu não sei se é o caso, pois já aconteceu antes e depois acabou voltando (com a instalação do windows 11, por exemplo), talvez algum mau contato / mau funcionamento? 

 

Peço por favor que alguém me ajude 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rhwinckler remontar maquina, instalar o sistema de novo ou mesmo instalar outro sistema pode ser exagerado para resolver um problema de conexão.

 

Deve antes gastar seu tempo identificando o problema. Esses protocolos e velocidades de conexão são de vinte anos atrás e já deu tempo para os desenvolvedores e fabricantes se acostumarem com eles.

 

Seu computador não está nunca conectado a internet. Apenas com a rede local. E você até sabe disso porque ligou com outros computadores. Desconfie do cabo e do soquete em sua placa. Use outras portas do roteador, troque os terminais. Verifique os terminais no soquete de sua placa, essas coisas.

 

BIOS e drivers também não acrescentam muito: tudo isso é antigo e essa placa usa chipset dos mais comuns do planeta: Realtek 8111

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Eu tentei tudo isso na época porque meu nível de conhecimento é básico para menos nesse âmbito, e na época acabou funcionando. Hoje de manhã após fazer esse post abri o computador, tirei a placa de vídeo para ter acesso àquela bateria redonda da placa-mãe, removi ela, saí pra comprar almoço, e quando voltei coloquei a bateria de volta, recoloquei a placa de vídeo, liguei, e agora a internet está funcionando novamente com o cabo no PC......... o duro é que não dá para ficar assim, se isso acontecer enquanto estou trabalhando vai ser desastroso 

 

Alguma ideia do que pode ser? Essa placa-mãe tem pouco tempo, provavelmente consigo acionar a garantia para pedir a troca, será que é um problema na placa-mãe?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto  Não reparei se a placa desaparece do gerenciador (meu palpite pelo que me lembro de fuçar muito em outras vezes que aconteceu é que não, não some do gerenciador, pois lembro ter tentado até desinstalar o driver por lá e instalar de novo), o que notei é o ícone ao lado do relógio que muda de "cabo conectado e internet funcionando - aquele que é um monitor com um cabo para cima no canto esquerdo do ícone" para aquele ícone de "não tem nenhum cabo conectado - que é aquele redondinho clássico de quando o PC não tá conectado na internet".

 

Também acho que não é a bateria, mas talvez tirar a bateria fez algum reset ou coisa do tipo e isso fez voltar a funcionar? Tentei várias coisas desde ontem a noite, aí hoje de manhã ainda não estava funcionando, após fazer isso de tirar a bateria por um tempo funcionou, e agora está ok. O problema é que não é a primeira vez que isso acontece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 minutos atrás, rhwinckler disse:

se a placa desaparece do gerenciador (meu palpite pelo que me lembro de fuçar muito em outras vezes que aconteceu é que não

6 minutos atrás, rhwinckler disse:

que é aquele redondinho clássico de quando o PC não tá conectado na internet".

 

Essa é uma distinção importante. A primeira. 

 

Se o problema de agora é o mesmo de antes então ela não sumiu do gerenciador. Se sumir aquele ícone não aparece. Se o ícone aparece ela está presente. Apenas não tem conexão. Pode ser físico ou poderia estar configurada errada, mas está lá.

 

8 minutos atrás, rhwinckler disse:

Também acho que não é a bateria, mas talvez tirar a bateria fez algum reset ou coisa do tipo e isso fez voltar a funcionar?

 

não tem a ver com a tal bateria. Ela apenas salva a configuração. O máximo que pode mudar lá na configuração do tal BIOS --- sim, BIOS é masculino --- para não conectar é desabilitar a placa e já sabemos que não fez isso.

 

No sistema pode fazer muitas coisas. No geral não há o que configurar no sistema. Tudo deve ficar no automático. Tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, arfneto disse:

Tudo deve ficar no automático. Tudo.

você diz no BIOS? Porque ao remover a bateria por esse tempo e colocar de novo, minhas memórias RAM foram setadas de volta para o automático (2100 ou 2600MHzm não me lembro) mas ela é 3600MHz (anunciado 3600MT/s).

 

https://www.amazon.com/dp/B07Z45XB3G?psc=1&ref=ppx_yo2ov_dt_b_product_details


Isso deve ficar no automático também? O problema poderia ter algo a ver com isso?

 

Edit: voltei na BIOS, voltei a DRAM para AUTO, e dessa vez ativei o XMP profile (algo que nunca tinha ativado) e parece que foi automaticamente para 3600MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que tem a ver com a placa de rede.

 

Mas mesmo no caso da memória, entenda que parte do POST, aquilo que roda quando liga a maquina, identifica e sincroniza tudo da melhor maneira que a eletronica na placa acha possível a cada boot. Isso inclui CAS, latências e temporizações de memória.

 

Mudar isso fora do automático em geral afeta a estabilidade ou mesmo inviabiliza o boot. Mas uma prática comum de overclocking é com a RAM. E achar um valor mais alto e que funcione ok é algo sim para salvar. E é algo muito individual. Pode ser que funcione com 2 ou 4 pentes de uma certa memória mas mesmo que troque um só deles pode mudar algo.

 

perfis XMP são  exatamente para isso então é até estranho não ser o padrão para sua placa. Mas isso não deve interferir com o uso da placa de rede, que é seu problema agora

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!