Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger meu pc contra quedas de luz?


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Boa noite, comprei meu primeiro Pc e sou consideravelmente leiga no assunto. Gostaria que os mais entendidos me ajudassem no quesito de como proteger o mesmo contra quedas de luz? pesquisei sobre o assunto mas cada um diz uma coisa. Filtro de linha é realmente uma opção? se sim, quais são os modelos mais recomendados? e aterramento na tomada devo realmente fazer? Nobreaks não são uma opção tendo em vista os valores elevados. Por favor me ajudem! não quero acabar perdendo meu Pc por bobagem, foi difícil conquistá-lo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Isabelly Capelli  Boa tarde, seja bem-vinda ao Clube do Hardware!

A melhor solução a baixo custo para proteger qualquer equipamento contra surtos é um equipamento chamado DPS (Dispositivo de Proteção contra Surto). Existem três classes de DPS: I, II, e III.
DPS classe I é aquele que é instalado no padrão de entrada ("relógio de energia") da casa, é o que protege dos raios mais violentos e diretos.
DPS classe II é aquele que é instalado no quadro de disjuntores da sua casa, ele protege contra surtos menores ou as "sobras" que o Classe I deixou passar.
DPS classe III é um equipamento que é conectado na sua tomada, ele protege contra os surtos gerados por fontes internas da casa (por exemplo máquina de lavar roupa), e também protege contra os surtos externos que os DPS classe I e II deixaram passar. DPS classe III podem ser encontrados em bons filtros de linha, ou através de uma espécie de adaptador de tomada que protege contra surtos.

Caso tu não tenhas DPS classe I e II na tua instalação elétrica, ou não tenha dinheiro para pagar um eletricista para instalá-los, podes comprar apenas um DPS classe III, que pelo menos protege o computador contra a maioria dos surtos. Ele só não vai proteger contra surtos muito violentos, mas se tratando de quedas de energia é mais que o suficiente. Eu e todo mundo no fórum recomendamos os DPS da marca Clamper. Classe III tem esses modelos:
iClamper Pocket (adaptador de tomada simples)
iClamper Energia 3 (Um DPS com três tomadas, substitui um T/benjamin)
iClamper Energia 5 (filtro de linha com 5 tomadas)
iClamper Energia 8 (filtro de linha com 8 tomadas).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!