Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instabilidade ao ligar o pc juntamente com o chuveiro em simultaneo


Posts recomendados

Ola boa noite, de uns tempos para ca passei a sofrer determinados eventos ao ligar o pc com o chuveiro ao mesmo tempo, eles sendo

 

Coil whine (Fonte sempre apresentou isto, portanto nunca levei mt a serio, porém recentemente ficou mais agressivo de vez em quando, algumas vezes ela funciona silenciosamente)

Mouse desconectando do nada

Driver de GPU resetando, mais recentemente o pc parou a desligar completamente ao ligar o chuveiro.

 

Sei que se trata claramente de instalação eletrica mal dimensionada, porém minha duvida é: seria possível isto ter degradado a fonte de alguma maneira? ao ligar em condições normais ela funciona normalmente, porém n tenho forma nem equipamento para testar visto que ela tem mt folga pro meu pc, ent mesmo em stress de todos os componentes sobra mt margem.

 

hardware:

R7 5700X

16gb ram gloway

1 sdd NVMe 1tb

1 SSD sata 1tb

3 fans sem RGB

RX 6700XT referencia

a fonte é uma superflower leadex 3 de 750w 80p gold.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é mal dimensionamento e sim instalação antiga/errada

O circuito do seu quarto ou sala deve ser separado do circuito do chuveiro, ou seja, deve haver uma bitola de terra, neutro e fase, ou duas fases + terra saindo exclusivamente do quadro de distribuição direto pro chuveiro e dentro do quadro de distribuição deve existir um disjuntor exclusivo pro chuveiro

 

Essa é a norma. Mesmo que a instalação esteja conforme a norma, supondo que você faça corretamente a divisão de circuitos e faça um aterramento bom e funcional, pode acontecer de algum capacitor X ou Y (ou outro componente) que está dentro da fonte fazer algum tipo de barulho quando ligar chuveiro elétrico moderno, pois os chuveiros modernos com controle eletrônico de temperatura são conhecidos por causar ruídos na rede. 

 

Aterramento bem feito + circuitos independentes + bitola projetada conforme a norma (por exemplo 6 ou 10mm² para chuveiro + circuito exvlusivo para o computador) diminui o risco de barulhos e interferências em fontes e outros equipamentos sensíveis como vídeogames e televisão. 

 

Com o passar do tempo sua fonte pode apresentar defeitos em um ou vários componentes, assim como vida util de SSD, HDD e placa-mãe diminuir

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!