Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela Azul "CRITICAL PROCESS DIED"


Dan Vicente
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Vamos lá! (Setup no final do post)

Tudo começou a cerca de uns três meses atrás, quando eu estava procurando um bom emulador de Android pra jogar Epic Seven. 

Sou um jogador de jogos mobile no PC, então antes de usar o Google Play Games, eu usava emuladores e pra um deles funcionar tive que entrar no INSIDER do Windows. Então quando o Google Play Games possibilitou jogar diretamente por lá, eu meio que abandonei os emuladores e não saí do Insider, até por que não me incomodava.

 

Umas duas semanas atrás aconteceu de um update do Windows (não sei qual) começar a dar uma Tela Verde estranha no meu PC e eu não tive a maldade de printar ou algo assim. Pensei que tinha a ver com o Insider, porque eu reparei que quando eu desativava os Updates do Windows, esse incômodo também não acontecia. 

 

Daí semana passada eu decidi formatar o PC de vez pra não ter que ficar desativando os updates do Windows 1x por semana. 

Formatei pelo próprio sistema e para a minha surpresa, eu continuei no Insider.

Tentei fazer o procedimento recomendado pela Microsoft para sair do Insider antes e depois de formatar mas completamente sem sucesso.

 

Daí baixei uma nova imagem do Windows, fiz um Pendrive Bootavel e realizei a formatação do zero.

E voilá! Estava (estou) sem o INSIDER no meu sistema, enfim! 

 

Fui instalando tudo básico (Chrome, Discord, Xbox, Steam, etc...) e até aí tudo bem.

Pensei "Problema resolvido." 

Só que fui instalar o Honkai: Star Rail no SSD (Onde fica o S.O.) e enquanto o jogo instalava... PÁ! Tela azul. 

E depois disso, o PC reiniciava e quando chegava na Tela de Bloqueio, dava outra Tela Azul (idêntica), reiniciava mais uma vez e aí aparecia aquela janela de Reparo de Inicialização do Windows. Daí depois dela eu seguia em frente e conseguia voltar pro Sistema, logar com meu pin e tal...

Pensei que podia ser o jogo. Instalei no HD e fluiu legal. Mas eventualmente, eu tava jogando um jogo enquanto o outro tava rodando no fundo e o navegador aberto... Tela Azul. A mesma.

 

Falei pra mim mesmo que ia deixar pra lá, sem dores de cabeça, podia ser o SSD e como eu comprei outro na Black Friday (que chega agora em Janeiro), eu pensei que poderia resolver. Daí comecei a fazer uns testes. Coloquei o Steam pra baixar o MAD MAX no SSD pra ver o que iria acontecer.

300GB livres e o jogo consome menos de 40GB. Enquanto o Steam baixava o jogo... Tela Azul. A mesma.

 

Daí comecei a ficar irritado.

Procurei na internet diversas coisas, tentei alguns comandos no Prompt, tentei desinstalar Drivers da AMD e reinstalar... Hoje eu até atualizei a BIOS e eu NUNCA TINHA FEITO ISSO NA VIDA. Foi assustador o medo de quebrar o brinquedo e do nada, sei lá, o PC pegar fogo... uahhuahuahu 

 

Eu tô com uma build estável da ASRock na BIOS

Tentei alguns comandos no prompt

Pesquisei algumas vezes na internet sobre umas informações que apareceram no Visualizador de Eventos do Windows.

 

Meu Setup abaixo

B450M Steel Legend
Ryzen 7 3800X
EVGA GeForce RTX 2070 Super XC Ultra
Seagate Skyhawk 4TB
Corsair 480GB SSD
HyperX Fury 3x8 3200
CX750M
Nox Hummer (Gabinete)

 

Deixei um print de uma das telas azuis (é o print de um vídeo que filmamos [eu e meu irmão] do ocorrido) e também do visualizador de eventos. Printei meu Setup no CPU-Z também, talvez possa dar alguma luz! Desde já agradeço, gente! image.thumb.png.0ab5d825311ee8dd69a43bddc77c94a5.png

Blue Screen.jpeg

PC1.png

PC2.png

PC3.png

PC4.png

PC5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá

Pode acontecer de seu Windows ter corrompido em algum momento e alguma informação pode não estar presente. Para resolver isto siga os passos abaixo:
1 - Abra o CMD em modo administrador
2 - Coloque o seguinte comando: sfc /scannow
3 - Espere a verificação ser concluída
4 - Coloque o seguinte comando: dism /online /cleanup-image /restorehealth
5 - Espere a verificação ser concluída
6 - Reinicie o computador.

Eu também recomendaria que você checasse a saúde dos seus dispositivos, isto pode ser feito utilizando o CrystalDiskInfo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Dan Vicente  Pelo relato de fato parece ser um problema com o SSD. Mas problemas de temperatura também poderiam causar essa tela azul.

 

Qual é o modelo especifico do seu gabinete? Caso não saiba, tem um vidro ou não na frente? Se tiver veja se o vidro pode ser retirado e teste os jogos, se for um problema de temperatura causando as telas azuis pode resolver. E a corrupção do Windows é só um sintoma secundário. Poderia verificar as temperaturas com o HWInfo64.

 

Caso não resolva recomendaria desconectar o SSD e instalar o Windows no HD para testes. Possivelmente você tenha que ir no gerenciador de disco e diminuir alguma partição do HD para criar uma partição para instalar o Windows e não perder todos os dados do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheDemonLena Bom dia! Muito obrigado pela sua resposta! 

Fiz o procedimento que você sugeriu algumas vezes já, mas acabei refazendo hoje para ter certeza! 

Acabei de baixar o CrystalDiskInfo e vou rodar ele pra ver que informações ele me dá! Muito obrigado! 

 

@Gui GC Primeiramente: CARACA, TEMPERATURA! Muito obrigado pela sua resposta! 

 

Eu vou te dizer duas coisas que reforçam a sua teoria do calor.

A primeira: Meu PC tá sobrevivendo só com o Cooler do processador. O único fan do gabinete parou de funcionar tem mais de um mês e a temperatura média do Brasil subiu muito, né?

A segunda: Curiosamente é que a certeza de que o SSD vai dar Tela Azul é quando abro jogos mais pesados ou jogos da Hoyoverse que são super mal otimizados, o que esquenta rápido o PC

 

Meu gabinete atual é o Nox Hummer, esse carinha aqui:

image.png.53787f46058639e536827cd85d34d70f.png

 

Mas recentemente eu comprei um (Black Friday) Rise Mode Galaxy Glass (esse abaixo) e comprei 4 fans novos também. 

E um Water Cooler da Rise Mode também, de 240mm. Só não chegaram ainda! 

image.png.1e950b9ce876f2d3cba6b4a12ff6ad4c.png

 

 

Será que isso é suficiente pra melhorar a questão da temperatura?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dan Vicente No caso é um Hummer Fusion. Não consegui entender se essa parte frontal tem alguma passagem de ar e/ou é só enfeite. E mesmo que tivesse, não saberia dizer o quão prejudicial seria para o fluxo de ar a parte central estar coberta. Mas o fato de não ter nenhum outro fan funcionando é preocupante.

 

O problema de gabinete tipo aquário é que infelizmente o fluxo de ar deles não é tão bom. O ar entra por baixo, sai por cima. e por trás. O ar que entra pela lateral não fica bem direcionado, não tem um fluxo de ar que vá direto da frente para trás e a solução para isso seria um watercooler para o processador e outro para a GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Nossa, tô me sentindo meio bobo por ter escolhido esse novo monitor...

Será que eu posso desistir dele quando chegar e trocar por outro?

 

Que tipo de monitor é recomendado pra ventilar melhor o PC como um todo?

Alguma recomendaçao entre 300 e 500 reais? 

 

Obrigado por responder ♥ 

 

Ah sim, e sobre o  meu gabinete atual, essa parte frontal É FECHADA, ou seja, não ventila nada... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dan Vicente Você tem até 7 desistir da compra sem motivos nenhum. Você pode nem ter problemas de temperatura com esse aquário na sua configuração.

 

Tem o Montech Air 903 (existe o modelo Base e o Max) a única diferença pelo que vi é a quantidade de fans que já vem inclusas e o que vem mais fans tem frufru RGB/argb.

 

Por questões de design eu pegaria o Superframe Overtake, mas é inferior ao montech - não cabe um watercooler de 360mm na parte superior do gabinete. Mas no fim, eu também não tenho pretensão de ter um computador que necessite de um watercooler de 360mm.

 

É procurar gabinetes com a parte frontal em mesh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, TheDemonLena disse:

Monitor? você se refere ao tipo de fans ou de gabinete?

Eu tenho mania de falar "monitor" quando quero me referir a Gabinete

Não é a primeira vez ahhuahuahuahu perdão

 

13 horas atrás, Gui GC disse:

É procurar gabinetes com a parte frontal em mesh.

Descobri isso HOJE

Achei legal

Eu vou receber o meu e ficar com ele, se eu sentir que ele não tá ventilando bem, eu vendo pro meu irmão huauaha

Vou guardar esse termo "Frontal em Mesh" 

 

Gente, no mais obrigado!

Vou esperar as festividades de ano novo, receber meus produtos que comprei, instalar tudo bonitinho e fazer um teste

Depois, conforme o problema ressurja, vou procurar ajuda por aqui mesmo

 

Mais uma vez: Obrigado! Vocês são incríveis! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só pra fechar o tópico

Foi um problema de temperatura mesmo. 
Não só a pasta térmica da placa de vídeo já tinha evaporado A SÉCULOS, como também o Gabinete esquentava DEMAIS e o único fan que tinha dentro não estava funcionando. 

Agora tá tudo em paz ♥ 

 

Obrigado gente! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!