Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para Core I3 8100 para edição de vídeo


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá, amigos, Tudo bom? Espero que sim! Eu quero fazer um upgrade no pc para poder mexer em programas como photoshop, illustrator e indesign sem travar (meu Core I3 8100 dá umas travadas chatas quando faço design pesados). Apareceram algumas perturbações. Eu tenho uma MSI Z370-A PRO. Estava pensando em comprar um Core I7 - 8700k para resolver esse problema de travamento nesses programas que citei. Esse core I7 está custando 1200 no Mercado Livre, porém estou com uma pulga atrás da orelha, porque ele só é vendido na forma OEM, ou seja, não vem na caixa, logo tenho medo de estar comprando algo usado ou, até, falsificado. Então, pensei em trocar logo o processador e a placa-mãe, aproveitando a promoção de Natal. O Ryzen 7 - 5700G está 1.100 reais, o problema é que, para ter um processador desse, logo você precisa de uma placa-mãe parruda para não ter problemas de "thermal throttling", logo causando stuttering e baixa de clock. O problema é que essas placas-mãe custam, no mínimo, 1000 reais para cima. Não existe uma placa-mãe de 500 a 700 reais que consiga aguentar esse processador sem causar thermal throttling? Vou colocar umas opções abaixo para vocês me dizerem o que é melhor:

 

1- Trocar o meu Core i3 8100 por um Core i7 8700k (mesmo sendo OEM)

Ou

2- Comprar o Ryzen 7 - 5700G e uma placa-mãe MSI B450M PRO-VDH MAX

Ou

3- Descer de nível e comprar um Ryzen 5 - 5600G e uma placa-mãe MSI B450M PRO-VDH MAX?

 

 

Outra coisinha: comprando essa MSI B550M PRO-VDH é possível, mais tarde, fazer um upgrade para um Ryzen 9 ou dará o famoso thermal throttling?

 

 

Desde já, agradeço a todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 minutos atrás, CarlosFM disse:

Ryzen 7 - 5700G está 1.100 reais, o problema é que, para ter um processador desse, logo você precisa de uma placa-mãe parruda para não ter problemas de "thermal throttling", logo causando stuttering e baixa de clock. O problema é que essas placas-mãe custam, no mínimo, 1000 reais para cima.

Não sei de onde surgiu essa informação. A B550M PRO VDH WIFI custa R$ 700,00 e é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Upgrade para Core I3 8100 para edição de vídeo

@CarlosFM O i7 8700k é um processador de 2017, então de fato não espere que consiga achar algum processador novo. E como a Intel trabalha de forma diferente da AMD, não compensa produzir processadores de uma geração anterior após lançar um novo socket.

 

Seria melhor migrar mesmo para uma plataforma mais atual, já que processadores Intel são vendidos a preço de ouro mesmo quando há opções melhores pelo mesmo preço.

 

E quanto ao VRM, foi um problema do chipset 300/400. No chipset 500, eles arrumaram e qualquer B550 deve aguentar. E mesmo assim o problema maior era para os processadores com TDP declarado pela AMD de 95w, os de 65w seriam afetados bem menos. Não que TDP seja alguma medida confiável.

 

Em já nas placas-mães AM5 pelo que li tem VRM de sobra na maioria das placa-mães.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou , amigo, obrigado pela resposta. É porque eu vi um membro daqui dizendo que, para não ter esse problema de thermal throttling, logo era necessário placas high-end como uma ASUS Tuf Gaming B550. Outra dúvida: mais tarde, caso eu queira fazer um upgrade para um Ryzen 9, é possível colocar nessa placa-mãe B550M PRO VDH WIFI sem ter esse problema de thermal throttling? Ela aguenta?

 

@Gui GC , obrigado pela resposta, amigo. Caso queira fazer um upgrade para um Ryzen 9 daqui uns 5 anos, é possível? A B550M PRO VDH WIFI irá aguentar sem dar thermal throttling?

@Pedroou , amigo, essa aqui serve? https://www.terabyteshop.com.br/produto/14353/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-chipset-b450-amd-am4-matx-DDR4-911-7a38-049?srsltid=AfmBOoomvtPz_MZQUF5zxoBGfww3JhVQ3bnE6wLn1LRf9XRAGbhVAtEBimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CarlosFM Pegue a MSI B450M PRO-VDH MAX, tem VRM inferior ao modelo B550M, mas não deve ser um problema para o Ryzen 7 5700X. No entanto eu recomendaria mais o modelo B550M, tem Wi-Fi, Bluetooth, VRM melhor, botão para atualizar BIOS, PCIe 4.0 e 2 slots M.2 para NVMe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Gui GC disse:

@CarlosFM Pegue a MSI B450M PRO-VDH MAX, tem VRM inferior ao modelo B550M, mas não deve ser um problema para o Ryzen 7 5700X. No entanto eu recomendaria mais o modelo B550M, tem Wi-Fi, Bluetooth, VRM melhor, botão para atualizar BIOS, PCIe 4.0 e 2 slots M.2 para NVMe.

 

Amigo, desculpa incomodá-lo de novo, mas essa ASUS aqui também serve, é boa? https://www.terabyteshop.com.br/produto/26021/placa-mãe-ASUS-prime-b550m-a-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4-90mb14i0-c1bay0?srsltid=AfmBOoqQ3MfVhl5_IUdEZI_5egdb-YMEqpfx0j8QsEHxKHNk6H02FUKlZFc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Gui GC disse:

@CarlosFM Essa ASUS é inferior a MSI b550m Pro VDH WIFI sugerida pelo PedroX e que está o mesmo preço na Kabum.

Sim, verdade, eu agradeço. É porque estava aparecendo erro na página da Kabum, mas agora está entrando. Vou comprar ela. Muito obrigado a todos vocês pela ajuda. Deus lhe pague! 😇🥰

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!