Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de PC para jogar e gravar Path of Exile


Ir à solução Resolvido por erique,

Posts recomendados

Olá, tenho um canal no Youtube https://www.youtube.com/@DiarioDoExilado/videos Onde faço gameplay do jogo Path of Exile, vou postar abaixo 2 vídeos que iniciam com a gameplay para terem uma ideia de como está o desempenho hoje durante a gravação, não tinha colocado fps na tela mas fica entre 20-30 na maioria do tempo jogando tudo no mínimo (Sim, o jogo é super mal otimizado hoje em dia)

 

O loading do jogo quando troco de ambiente é muito lento em comparações a outras pessoas que jogam também, levo cerca de 1 minuto ou mais as vezes esse loading, coisa que em menos de 5 segundos geralmente é carregado em outros computadores, então acredito que o gargalo é o processador em junção ao alto uso do processador

E a placa de vídeo que está rodando o jogo em torno de 20-30 fps com tudo no mínimo quando estou jogando para finalizar, quando gravo então fica ainda menor claro então pode conferir isso no vídeo abaixo

 

 

 

Minhas configurações hoje:

Placa de Vídeo: RX 5500 XT - 8GB (Rx 5500 Xt 8gb Gigabyte Gddr6 Amd)
placa-mãe: Gigabyte B450 AORUS M
Processador: Ryzen 5 2600 Six Core
Fonte: Fonte Seasonic, 650W, 80 Plus Bronze - S12III-650
memória RAM: 16GB (tenho outros 16gb mas a placa atual não suporta)
Gabinete: Gabinete Gamer Nox Hummer MC Pro, Mid Tower, ARGB, com FAN, Lateral em Acrílico, Branco - NXHUMMERMCPROW

 

Um ponto que tenho medo é comprar uma placa-mãe e/ou um placa de vídeo maior que não caiba no meu gabinete então deixei ele acima para ser levado em consideração.

 

Então basicamente gostaria de fazer upgrade nesses 3 itens: Uma placa-mãe que suporte 32 GB de Ram e tenha compatibilidade com processador da intel, indicação de qual memória utilizar (O meu atual é um da china qualquer), e uma placa de vídeo melhor que dê conta não só do jogo para pelo menos 60 fps e gravar a tela para os futuros conteúdos de youtube

 

Orçamento para tudo: 5500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ser mais inteligente com seu dinhreiro:

  • A placa-mãe já é perfeitamente adequada, não precisa trocar.
  • RAM também já está em metade do caminho. Eu suponho que sejam 2 pentes de 8 gb, certo? Então apenas compre um pente de 16 para usar com os que você já tem, vai fechar 32gb em dual channel.
  • Depois vem o SSD. Caso não tenha um NVMe de 1TB, compre, eles ficaram bem baratos hoje em dia. Vai ajudar no tempo de loading, e também na hora de fazer edições.
  • Você não mencionou o cooler do processador. Se não tiver um melhorzinho, já aproveite a oportunidade para fazer isso.

E aí sobra o processador e a placa de vídeo.

 

Para o processador, você meio que tem duas opções: Ryzen 5800x3D, para desempenho máximo em jogos, ou o 5900x, que vai ter núcleos de sobra para dedicar para a stream. Fica a seu critério qual comprar... mas eu iria no 5800x3D, apostando que encodificação com AV1 por GPU vai vingar no futuro, e provavelmente vai ser melhor de revender daqui alguns anos.

 

E o resto você joga na placa de vídeo. Faça a conta dos itens acima para ver quanto sobra, mas a princípio uma 3070ti fica nos ~2500, então é um bom ponto de partida.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Concordo, o medo é sempre mexer com os processadores amd por conta própria por causa dos pinos para fora do processador, muito fácil entortar se encaixar errado, para minimizar isso por mais que saiba fazer, vou levar em uma assistência especializada para montar para mim, acho que é o melhor caminho nessa situação.

 

A memória RAM comprei naqueles anúncios suspeitos do Aliexpress em 2020 e estava me atendendo até hoje, tenho atualmente 2 pentes de 8 GB cada, e depois tinha comprado +2 pentes também de 8 GB cada, mas quando tinha plugado nos outros 2 slots da placa-mãe, a BIOS não reconheceu os 32GB, então pensei que fosse limitação da placa-mãe e deixei guardado os outros 2 pentes, mas posso avaliar novamente

 

O anúncio foi esse aqui que adquiri as memórias, estou fora de casa até dia 1º para confirmar o que está escrito no pente, mas pelo histórico comprei sempre 8GB de 3000MHz

 

image.thumb.png.42988560b46a3e24d240f01a8863f224.png

https://pt.aliexpress.com/item/4000111221515.html?spm=a2g0o.order_detail.order_detail_item.3.69284c7f7reJcH&gatewayAdapt=glo2bra

 

Não mencionei nas especificações, mas já uso SSD comum da Kingston A400, 480 GB, SATA, Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s - SA400S37/480G, acha que tem necessidade para um NVMe?

 

O Cooler é lembro de ter comprado um a parte na época, mas como estou fora de casa não consigo confirmar exatamente o modelo, não achei um histórico dele aqui da compra, mas vou ficar de olho para trocar caso necessário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que RTX 3070 Ti não faz codificação AV1, somente placas da serie RTX 4000 e RX 7000. Mas em codificação H.264 (padrão mais usado atualmente), as placas NVIDIA são muito superiores às da AMD, então para gravar usando o próprio PC, NVIDIA é melhor.

 

Como já dito pelo colega, sua placa-mãe não é problema, você poderia usar até 128GB de RAM (4x 32GB). O problema é comprar esses lixos chineses, Juhor está entre as piores marcas de memória. Fora que misturar memórias de marcas/modelos diferentes na maioria das vezes dá problema de compatibilidade. Pro seu caso acredito que 16GB seja suficiente, mas você poderia partir para 32GB no futuro (usando boas memórias, claro).

 

Um processador melhor aliviaria um pouco sua máquina, o Ryzen 5 2600 é bem antiguinho. O Ryzen 5 5600 seria um excelente upgrade, ele entre uns 50% mais desempenho que o 2600, mas se quiser mais ainda, o Ryzen 7 5700X já estaria ótimo para multitarefas sem gastar tanto.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, erique disse:

@Imakuni Concordo, o medo é sempre mexer com os processadores amd por conta própria por causa dos pinos para fora do processador, muito fácil entortar se encaixar errado, para minimizar isso por mais que saiba fazer, vou levar em uma assistência especializada para montar para mim, acho que é o melhor caminho nessa situação.

Não se preocupe que esses pinos são bem resistentes. Aliás, é muito melhor de usar do que com os pinos na placa-mãe, que são bem mais frágeis do que no processador. Ah, e já aproveitando, não precisa pagar por assitência "técnica", esse é um serviço super simples que qualquer pessoa sem nenhuma deficiência consegue fazer.

 

E de qualquer forma, Intel está um lixo hoje em dia. Não faz nenhum sentido comprar.

 

31 minutos atrás, erique disse:

O anúncio foi esse aqui que adquiri as memórias, estou fora de casa até dia 1º para confirmar o que está escrito no pente, mas pelo histórico comprei sempre 8GB de 3000MHz

Compre aqui no Brasil mesmo, é pouca diferença. 

 

33 minutos atrás, erique disse:

Não mencionei nas especificações, mas já uso SSD comum da Kingston A400, 480 GB, SATA, Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s - SA400S37/480G, acha que tem necessidade para um NVMe?

Mas é claro. Começa que 500gb é meio pouco, segundo que tem a questão do desempenho. Separe aí os 300 R$ de um NVMe de 1TB, vale a pena.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, entendi já o que posso fazer para melhorar o setup para a necessidade e compilando tudo ficou o seguinte:
 

Upgrade SSD para NVMe: Samsung 970 EVO 1 TB - R$432,00
https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-samsung-970-evo-mz-v7e1t0-1tb/p/MLB10130009
 

Upgrade do Processador Ryzen 5 2600 para Ryzen 7 5800X3D - R$2004,00
https://www.gigantec.com.br/processador-amd-Ryzen-7-5800x3d-box-am4-4-5ghz-100mb-cache-s-cooler-s-Vídeo-100-100000651wof.html
Encontrei aqui procurando o processador na loja, estava indicado na kabum por um pouco mais caro
https://www.kabum.com.br/produto/409889/processador-amd-Ryzen-7-5800x3d-3-4ghz-100100000651wofi
E tem outro anúncio no ML por uns 2365
https://www.mercadolivre.com.br/processador-gamer-amd-Ryzen-7-5800x3d-100-100000651wof-de-8-núcleos-e-45ghz-de-frequncia/p/MLB20892138

 

Upgrade da Placa de Vídeo da RX 5500 XT para 3070 TI, embora não estou conseguindo achar um anúncio com um preço mais acessivel menos de 4k, vou dar mais uma pesquisada ou ter que reduzir para outros modelos

 

Sobre as memórias vou dar uma pesquisada também para trocar por um modelo melhor, mas vou dar uma priorizada na placa de vídeo e processador porque me faz mais falta no momento ter um desempenho decente

 

@Imakuni @GuilhermeGB
Gostaria de uma indicação de cooler para o processador Ryzen 7 5800X3D, levando em consideração o tamanho do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, erique disse:

Upgrade SSD para NVMe: Samsung 970 EVO 1 TB - R$432,00

Se é para pagar mais que ~300 do Nv2, já pegue direto um SSD high end como o KC3000. Ou se for para pegar um meio termo, pode set o Adata Legend 840.

 

50 minutos atrás, erique disse:

Upgrade da Placa de Vídeo da RX 5500 XT para 3070 TI, embora não estou conseguindo achar um anúncio com um preço mais acessivel menos de 4k, vou dar mais uma pesquisada ou ter que reduzir para outros modelos

Aqui, é só procurar com calma.

 

53 minutos atrás, erique disse:

Gostaria de uma indicação de cooler para o processador Ryzen 7 5800X3D, levando em consideração o tamanho do gabinete

Eu sempre sou partidário de colocar um WC de 240mm. Além do bom desempenho e custo/benefício, também facilita a manutenção e ajuda a arrumar o airflow da máquina. Meio que qualquer um serve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Show, sobre o WC o mais barato que encontrei foi esse aqui na kabum https://www.kabum.com.br/produto/130043/water-cooler-rise-mode-gamer-black-RGB-240mm-preto-rm-wcb-02-RGB

 

Uma dúvida meio besta, mas não custa confirmar, as 2 fans nesse gabinete meu é colocado na parte superior certo?

 

E sobre a placa, queria dizer placas novas, nesse preço abaixo de 3k só estou encontrando usadas, sempre da aquele medo de comprar usado e ter algum b.o e só perder o investimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, erique disse:

Já serve.

 

31 minutos atrás, erique disse:

Uma dúvida meio besta, mas não custa confirmar, as 2 fans nesse gabinete meu é colocado na parte superior certo?

Assumindo que coloque o radiador e os fans dele na frente, sim, você coloca o resto no topo.

 

32 minutos atrás, erique disse:

E sobre a placa, queria dizer placas novas, nesse preço abaixo de 3k só estou encontrando usadas, sempre da aquele medo de comprar usado e ter algum b.o e só perder o investimento

Não compre placa nova, não vale a pena. A diferença de preço é grande de mais.

 

Não precisa ter medo de usado, o máximo que acontece é vir com defeito (que pode acontecer com novo também), mas aí é só apertar o botão que o ML te devolve o dinheiro. Quase sempre eles ficam do lado do consumidor, e a maioria dos vendedores são honestos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique sinceramente, eu não confio nesse water coolers baratos, já vi alguns modelos desses que se saem no mesmo nível ou até pior que um air cooler de R$150.

 

Um dos water coolers mais baratos e que ainda se sai muito bem (pelo preço) é o PCYes Sangue Frio 2 240mm, geralmente custa na casa dos R$350-400 e consegue segurar até Core i9, que esquenta pra caramba, veja esse teste:

 

389369735_testecooler.thumb.png.a4e819df314be8fa9bd78495152f2c61.png

 

Só que tem mais um detalhe que eu não havia reparado antes, seu gabinete. Você pode até colocar o melhor water cooler do mercado com 10 fans no gabinete, mas se ele não tiver entrada/saída para o ar circular, não vai adiantar nada. O seu gabinete ele é todo fechado na parte de frente, um 5800X3D vai pegar fogo aí no seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@erique sinceramente, eu não confio nesse water coolers baratos, já vi alguns modelos desses que se saem no mesmo nível ou até pior que um air cooler de R$150.

 

Um dos water coolers mais baratos e que ainda se sai muito bem (pelo preço) é o PCYes Sangue Frio 2 240mm, geralmente custa na casa dos R$350-400 e consegue segurar até Core i9, que esquenta pra caramba, veja esse teste:

 

389369735_testecooler.thumb.png.a4e819df314be8fa9bd78495152f2c61.png

 

Só que tem mais um detalhe que eu não havia reparado antes, seu gabinete. Você pode até colocar o melhor water cooler do mercado com 10 fans no gabinete, mas se ele não tiver entrada/saída para o ar circular, não vai adiantar nada. O seu gabinete ele é todo fechado na parte de frente, um 5800X3D vai pegar fogo aí no seu PC.

Entendi, qual seria um gabinete bom para esse setup até agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, erique disse:

Entendi, qual seria um gabinete bom para esse setup até agora?

Vai depender um pouco da preferência do usuário, já que é um peça com características estéticas. Basicamente você precisaria procurar por um modelo que tenha a frente aberta para passagem de ar, também que tenha bom espaço para a configuração que vai usar.

 

Vou deixar apenas de exemplo esse modelo aqui pra você ter uma base, o modelo mais vendido da Terabyte:

 

gabinete-gamer-ninja-ares-mid-tower-rgb-:

 

 

 

O link dele: https://www.terabyteshop.com.br/produto/22979/gabinete-gamer-ninja-ares-mid-tower-RGB-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por hora estou ficando com esses upgrades

 

Ryzen 7 5800X3D - R$2004,00
https://www.gigantec.com.br/processador-amd-Ryzen-7-5800x3d-box-am4-4-5ghz-100mb-cache-s-cooler-s-Vídeo-100-100000651wof.html
https://www.kabum.com.br/produto/409889/processador-amd-Ryzen-7-5800x3d-3-4ghz-100100000651wofi
https://www.mercadolivre.com.br/processador-gamer-amd-Ryzen-7-5800x3d-100-100000651wof-de-8-núcleos-e-45ghz-de-frequncia/p/MLB20892138


Water Cooler Rise Mode, 360mm - R$350,00
https://www.kabum.com.br/produto/190145/water-cooler-rise-mode-360mm-amd-intel-RGB-12v-2000rpm-preto-rm-wcb-03-RGB


Samsung 970 EVO 1 TB - R$432,00
https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-samsung-970-evo-mz-v7e1t0-1tb/p/MLB10130009


Placa de Vídeo 3070 TI - 2500,00
Mercado Livre usada ou Markplace da vida

-------------------------

Estou na dúvida agora de qual gabinete pegar, precisa comportar o water cooler na parte superior de 360mm, ter 3 ventoinhas na parte da frente (De preferência que já venha nele), e ter espaço para pelo menos mais uma traseira, se possível com possibilidade de organizar cabos na parte lateral


Estava de olho nesse modelo:
COUGAR DARK BLADER X5 LATERAL
O problema com ele é que além do custo dele vou ter que desembolsar para comprar umas 3x fans para frontal
https://www.pichau.com.br/gabinete-cougar-dark-blader-x5-lateral-vidro-temp-branco-385um30-0002?srsltid=AfmBOooR5Hv67dSzdRwu-rD1eTsSlQk8G4xGen-UV3D5f9f58BiNjaX_FlQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou encontrando muitos gabinetes daqueles "aquários" desse estilo abaixo, tem espaço suficiente para o water cooler de 360mm na parte superior, o que fico me perguntando é se essas ventoinhas na parte lateral e uma no fundo são equivalentes a ter as 3 ventoinhas na frontal junto com a traseira claro

 

image.png.1bfa780ae29d6851e95aad644fa866b4.png

 

https://www.kabum.com.br/produto/320908/gabinete-gamer-rise-mode-galaxy-glass-mid-tower-lateral-e-frontal-em-vidro-temperado-preto-rm-ga-gg-fb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique eu não sei te dizer como funciona o airflow desses gabinetes, mas se você olhar bem nessa foto que você postou e em outras fotos da internet, verá que as ventoinhas aparentemente estão na posição de exaustor. Acredito que as únicas ventoinhas que trazem ar pra dentro do gabinete são as que ficam na parte inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!