Ir ao conteúdo

De quanto em quanto tempo preciso limpar minha fonte de alimentação?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Sei que o ideal para onde moro é limpar os componentes do PC de três em três meses, já que é um lugar quente, poeirento, úmido e com muita maresia, perto do litoral. Agora e a fonte de alimentação? Limpo a cada cinco ou seis meses, algo assim? Tenho que abrir ela pra limpar da poeira, oxidação e umidade?

Minha configuração:

-Processador AMD Ryzen 5 5500

-Placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4

-Placa de Vídeo RTX 3060 TI Ventus 3X 8GD6X OC MSI NVIDIA GeForce, 8GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing, G-Sync

-duas memórias XPG Gammix D45, 8GB, 3200MHz, DDR4

-SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

-Air Cooler DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mm

-Gabinete Gamer Montech Air X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans ARGB

-Fonte Pichau Nidus, 850W, PCIe 5.0, Full Modular, 80 Plus Gold

Postado
17 minutos atrás, Ginke disse:

Gabinete Gamer Montech Air X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans ARGB

Limpando frequentemente o filtro de poeira da fonte acredito que não precisa limpar por um bom tempo, a fonte que uso no meu setup principal comprei a 6 anos atrás e ainda não limpei. 

Tem a questão também que a fonte fica isolada do resto do PC, como ela pega o ar na parte de baixo do PC e retira por trás não junta muita poeira.

Recentemente abri pra limpar uma fonte antiga, tinha mais de 10 anos de uso e bastante empoeirada.

Postado
agora, Ginke disse:

então posso limpar a cada um ano? Está bom?

Não falei isso, você tem que levar em conta que a fonte tem uma garantia, após ser aberta perderá a garantia.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Ginke Não abra a fonte, pois perderá os 5 anos de garantia da Pichau.

Mas tendo filtro de poeira no gabinete, limpe ele diretamenta.

Você também pode jogar ar comprimido na fonte, sem abrir ela, dado que tem espaço para isso.

Porém, limpeza mais pesada na fonte, não pode ser feita, limpeza essa no caso de abrir a fonte e jogar álcool isopropilico para limpar.

Demais peças segue os procedimentos de limpeza já feitos.

Também não abra a GPU, tem lacre de garantia.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@Ginke Boa tarde!
Não abra a fonte antes de terminar a garantia, mas o que tu podes fazer para limpar a fonte é, caso tenha um aspirador com a função de soprar, pode usá-lo para tirar a poeira solta de dentro da fonte sempre que for limpar seu computador. Isso evita que a poeira se acumule demais e, quando for abrir a fonte para limpar depois que acabar a garantia, o serviço será mais fácil. Só evite jogar vento diretamente na ventoinha da fonte por muito tempo, na hora de limpar a ventoinha dê passadas curtas de ar para evitar que quebre a hélice.
Se não tiver um aspirador de pó com essa função, pode usar um secador de cabelo que sopre vento o mais forte possível, recomendo até colocar no secador aquela ponteira de fazer escova, pra dar mais pressão no ar.

Sempre que for limpar o computador faça isso que falei, e quando acabar a garantia da fonte, abra ela pra limpar com pincel uma vez por ano.

• Amei 1
Postado

Olá!
Aqui cabe uma pergunta e uma resposta simples para essas duvidas, alguns produtos eletrônicos voce nunca deve abrir para fazer limpeza....

Pergunta: Qual foi a ultima vez que voce abriu sua TV de qualquer modelo ou fabricante, de qualquer ano ou tempo de uso?

Alguns eletrônicos foram feitos para funcionarem sem necessidade de abertura para Limpeza interna.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@MastertechBR TVs não tem ventoinha que joga poeira pra dentro delas constantemente exceto algumas de plasma, mas essas é interessante levar para fazer uma limpeza interna de tempos em tempos.
A fonte é interessante abrir pra limpar, mas não precisa ser com tanta freqüencia, desde que faça a limpeza interna por fora como eu falei.
E claro que ele não vai abrir a fonte se estiver na garantia.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!