Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comunidade!

Estou enfrentando um problema técnico com minha placa mãe B660M Gaming X DDR4 - Gigabyte e gostaria de uma segunda opinião antes de acionar a garantia.

Problema: Minha placa-mãe parou de reconhecer minhas memórias RAM de 3200MHz 8GB DDR4. Anteriormente, elas funcionavam sem problemas, mas recentemente a placa simplesmente deixou de detectá-las.

Diagnóstico: Levei a um técnico especializado, e após testes, ele confirmou que as memórias RAM estão funcionando perfeitamente em outro sistema. Ele sugeriu que a placa-mãe pode ter perdido a capacidade de reconhecer memórias de alta frequência, pois com memórias de 2666MHz, ela opera normalmente.

Tentativas de Solução:

- Atualização da BIOS: O técnico já realizou a atualização da BIOS para a versão mais recente, mas isso não resolveu o problema.

- Teste com outras memórias: As memórias de 2666MHz funcionam sem problemas, indicando que o problema é específico com as de 3200MHz.

Perguntas:

- Alguém já enfrentou um problema semelhante?

- Existe alguma configuração na BIOS ou um procedimento que possa solucionar esse problema?

- Seria um defeito na placa-mãe?

Qualquer insight ou experiência compartilhada será muito apreciada. Estou tentando esgotar todas as opções possíveis antes de acionar a garantia.

Obrigado a todos antecipadamente pela ajuda!

• Moderador
Postado

@Guilherme.Cicco Olá, seja bem vindo ao Clube do Hardware

Já tentou verificar se o perfil  XMP está ativo?   Na maioria das placas-mães é necessário ativar o XMP na BIOS para ser reconhecido uma frequência maior 

spacer.png

Veja ali no item 6  de memória.

Postado

@DiF

Olá, agradeço a sugestão sobre o perfil XMP.

Devo esclarecer que o problema não é a incapacidade do PC de alcançar a frequência de 3200MHz. O problema é mais grave: a placa-mãe não inicia com as memórias de 3200MHz. Antes, ela funcionava normalmente com este kit de memória e o XMP ativado. Agora, com as memórias de 3200MHz, a placa-mãe não passa do processo de inicialização, entrando em um loop de reinicialização e nem sequer chega a carregar a BIOS.

Por outro lado, com um kit de memória de 2666MHz, o sistema inicia e funciona normalmente. Parece que há algum tipo de incompatibilidade específica que surgiu com as memórias de 3200MHz.

Postado

Quantos pentes de memória RAM você está utilizando, se for 4 de 8g é possível que sua placa esteja enfrentando problemas por utilizar todos os slots, se esse for o caso, sugiro que venda as memórias e compre 2 de 16 GB e coloque em Dual Channel e ative o XMP, se o problema não está na placa, deve funcionar normalmente

Outra possibilidade seja que você está utilizando memórias ram de marca, modelo ou lote diferentes, quando utilizar as memórias, certifique-se de que foram compradas juntas e são do mesmo lote.

Postado

@RushDownie

Entendo suas sugestões e agradeço o apoio.

Estou utilizando dois pentes de memória RAM, cada um com 8GB. Eles estão instalados nos slots apropriados para Dual Channel, conforme indicado no manual da placa-mãe. As memórias são da marca Rise Mode Z, ambas de 8GB, 3200MHz, DDR4. Além disso, foram compradas juntas, garantindo que são do mesmo lote e modelo, o que normalmente é recomendado para evitar incompatibilidades.

Portanto, a configuração atual é de dois pentes de 8GB em Dual Channel, o que deveria funcionar sem problemas, especialmente considerando que essa configuração estava operacional anteriormente. O problema surgiu subitamente, sem mudanças na configuração ou nos componentes do sistema.

Qualquer outra sugestão ou insight baseado em sua experiência seria muito útil. Continuo aberto a possíveis soluções antes de considerar a alternativa de substituir as memórias ou acionar a garantia da placa-mãe.

• Moderador
Postado

@Guilherme.Cicco Sim eu compreendi o problema,  o que você pode tentar fazer é um BIOS reset,  ou usar algum botão ou jumper de CMOS...  para limpar as configurações.. colocar as suas memórias com a frequência padrão da placa-mãe.  Salvar e reiniciar...  SE o pc startar e der boot com a frequência padrão com as memórias que você quer usar,   reinicie e entre na BIOS de novo e  reative o XMP e salve...    O que pode ter acontecido é que a placa-mãe se perdeu nas configurações e passou a não reconhecer o xmp.

Isso aconteceu a mesma coisa com o pc do meu irmão.  Ele tava com uma memória kingston 2400 MHz, e então troquei por uma de 3200Mhz da reddragon, quando coloquei essas da reddragon ligou bem e reconheceu bem.. funcionou por um tempo e depois parou de funcionar...  então  resetei e entrei na BIOS,  desativei o xmp só para testes  e o pc ligou no padrão.. daí eu reativei o xmp, salvei.. e ai o pc bipou algumas vezes,  ficou com tela preta, mas depois de alguns segundos ele reinicou e passou a funcionar perfeitamente.

Postado

@DiF
Entendi, realmente faz sentido essa hipotese, irei testar.

Outra hipotese que estou pensando é: Eu olhei na lista de memórias ram da fabricante Gigabyte e a que eu utilizo não se encontra na lista, existe a possibilidade de incompatibilidade das memórias que eu utilizo? Já que ela não se enocntra na lista da fabricante.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...