Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava querendo trocar de processador e pegar um i5 13600kf mas vi que ele é esquentadinho, e vi que em alguns testes a temperatura varia bastante de um para o outro e tanto em full load ou em jogos.
Como ja tenho um WC de 240mm da Cooler master (ml240) ele daria conta do i5 13600kf ?? só iria usar mais pra jogos(fps no low) e bem raramente uso photoshop e edito alguns videos. 

E estava querendo montar um setup all black com o air cooler Scythe Fuma 3, qual seria a melhor opção ?

OBS: Moro em Goiânia que é quente a maior parte do ano e não tenho ar condicionado, com temp ambiente de 30/33º e a noite uns 23/25º e o gabinete com 4 fans (3 na frente e uma na parte traseira) 

• Moderador
Postado

@Gustavo_1230 Olá amigo, tudo bem?

Então, eu tenho um i5 13600KF e possuo um WC de 240mm (DeepCool LE500) e jogando atinjo temperaturas máximas de 65~70ºC (esse foi o máximo que já vi até hoje), no geral, com uma média de 55-60ºC (in game).

Eu moro do RS então aqui na maior parte do ano as temperaturas são baixas, mas no momento, também está fazendo dias de 33ºC.

Em resumo, acho que se mantiver seu atual WC, vai segurar, mas fique ciente de que vai jogar próximo dos 70ºC ou até passar as vezes (o que não é um problema), agora, se quiser um pouco mais de controle térmico, vai precisar de um bom WC 360mm. Recomendo que utilize o CPU por um tempo com esse 240mm e avalie a situação, como disse, creio que  vai segurar sim, faça uma boa curva de ventoinhas também.

OBS- Lembrando que o controle térmico do hardware não depende só de um WC ou AC, é importante possuir um bom gabinete com bom fluxo de ar e boas fans talmbém.

Abraços!

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para WC Cooler Master é suficiente para o Core i5 13600kf?
Postado
12 horas atrás, guilherme_dr disse:

@Gustavo_1230 Olá amigo, tudo bem?

Então, eu tenho um i5 13600KF e possuo um WC de 240mm (DeepCool LE500) e jogando atinjo temperaturas máximas de 65~70ºC (esse foi o máximo que já vi até hoje), no geral, com uma média de 55-60ºC (in game).

Eu moro do RS então aqui na maior parte do ano as temperaturas são baixas, mas no momento, também está fazendo dias de 33ºC.

Em resumo, acho que se mantiver seu atual WC, vai segurar, mas fique ciente de que vai jogar próximo dos 70ºC ou até passar as vezes (o que não é um problema), agora, se quiser um pouco mais de controle térmico, vai precisar de um bom WC 360mm. Recomendo que utilize o CPU por um tempo com esse 240mm e avalie a situação, como disse, creio que  vai segurar sim, faça uma boa curva de ventoinhas também.

OBS- Lembrando que o controle térmico do hardware não depende só de um WC ou AC, é importante possuir um bom gabinete com bom fluxo de ar e boas fans talmbém.

Abraços!

Entendi, valeu ai pela atenção!!

11 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Gustavo_1230 Bom dia

O 13600K e 14600K e todos modelos acima, eles são bem quente, aqui no meu setup mesmo usando um WC pequeno mantem na média dos 70ºC em jogos.

Esse processador você chegar até 100°C.

Pois é, estava entre ele ou o R7 5800x3d mas o Ryzen ta sumindo de todas as lojas e as que tem ta 3k+ e tava pensando em voltar pra intel e esse i5 me interessou..

E outra duvida q tive aqui e não achei, pra esse i5 é placa-mãe b660 ou b760 correto ? a b760m consigo usar DDR4 ou so DDR5 ?? pois na kabum por exemplo a b660 so aparece suporte pra DDR4 e a b760 so aparece DDR5

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Gustavo_1230 disse:

Entendi, valeu ai pela atenção!!

Pois é, estava entre ele ou o R7 5800x3d mas o Ryzen ta sumindo de todas as lojas e as que tem ta 3k+ e tava pensando em voltar pra intel e esse i5 me interessou..

E outra duvida q tive aqui e não achei, pra esse i5 é placa-mãe b660 ou b760 correto ? a b760m consigo usar DDR4 ou so DDR5 ?? pois na kabum por exemplo a b660 so aparece suporte pra DDR4 e a b760 so aparece DDR5

Sim para esse processador no mínimo B660 ou B760 ou de preferência Z690 ou Z790.

Os modelos com DDR4 são mais em conta.

Estou usando com DDR4 3600 rodando a 3900Mhz e meu PC está bem rápido.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Sim para esse processador no mínimo B660 ou B760 ou de preferência Z690 ou Z790.

Os modelos com DDR4 são mais em conta.

Estou usando com DDR4 3600 rodando a 3900Mhz e meu PC está bem rápido.

então uma b760 da pra usar DDR4 ?? porque tem 2 modelos

porque ate onde tinha entendido não daria pra usar na mesma placa-mãe DDR4 ou DDR5 ?

image.png.831326893a01503fae58f92760d5e320.png FINAL DDR5

image.png.45f6e4922495de01ee11744d8e64b77c.png FINAL DDR4

image.thumb.png.edf5186ce607441619c2f6568ef2611c.pngB760 FINAL DDR4

Postado
18 horas atrás, Gustavo_1230 disse:

E estava querendo montar um setup all black com o air cooler Scythe Fuma 3, qual seria a melhor opção ?

Num gabinete bem ventilado o Scythe Fuma 3 vai ter desempenhos semelhante a um WC 20mm básico, ex. DeepCool LE500, 520, Cooler Master ML140L.

18 horas atrás, Gustavo_1230 disse:

E estava querendo montar um setup all black

O Fuma 3 tem o dissipador, heatpipes é na cor alumínio.

Tem o DeepCool AK620 Zero Dark que é todo "black tie", mas o preço não compensa, já que o mais barato AG620 BK é mais eficiente, porém os fans tem o  "bendito"  "enfeite" de LEDs. 

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
10 horas atrás, Gustavo_1230 disse:

então uma b760 da pra usar DDR4 ?? porque tem 2 modelos

porque ate onde tinha entendido não daria pra usar na mesma placa-mãe DDR4 ou DDR5 ?

Existem os dois modelos de B760M como você mesmo citou, uma placa em DDR4 e a outra em DDR5, se você optar pela versão DDR4, não poderá utilizar memórias DDR5 e vice-versa, portanto, cuidado na hora da compra!

Abraços.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...