Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não funciona após limpeza


Posts recomendados

Bem, recebi um computador de uma funcionária para instalar mais memória RAM. Decidi realizar uma limpeza preventiva, limpando os componentes e trocando a pasta térmica. Removi todas as peças, fiz a limpeza e higienização completa, e depois remontei o computador. Adicionei as novas memórias e tentei ligar. Ao pressionar o botão, ele dava um sinal de que iria ligar e parava; as ventoinhas giravam e paravam. Se eu segurasse o botão, parecia que estava tentando dar partida como um carro.

Desmontei novamente, desconectei todos os cabos, reconectei e, dessa vez, ele ligou, mas sem vídeo. Desliguei, reinstalei as memórias antigas, e nada. Testei com apenas uma memória antiga, sem sucesso. Experimentei uma memória nova, também sem sucesso. Coloquei todas as memórias novas e nada. Desmontei novamente, lavei toda a placa com álcool isopropílico, sequei com ar comprimido e esperei duas horas. Remontei tudo, mas o problema persistiu.

Já tentei limpar as memórias e os canais na placa-mãe, mas não obtive sucesso.

WhatsApp Image 2024-01-11 at 16.13.17.jpeg

WhatsApp Image 2024-01-11 at 16.13.20 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-01-11 at 16.13.20.jpeg

WhatsApp Image 2024-01-11 at 16.13.22.jpeg

WhatsApp Image 2024-01-11 at 16.13.23.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Slucas0

Antes de ter iniciado o processo, chegou a conferir se estava ligando normal? Muita gente pede um serviço como adicionar apenas uma coisa ou trocar mas nem sempre especifica o motivo. (como estar travando/congelando, desligando sozinho, etc)

  • Confira todos os encaixes e cabos novamente. Se alguma coisa estiver em falso, pode ser o culpado;
  • Se tiver outra fonte para teste, use;
  • Teste apenas com o CPU com o cooler e a RAM. Se ligar normal, confira a saída de vídeo/slot.
58 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Cometeu um erro ao secar com ar comprimido. Não seca totalmente porque esse ar também tem umidade.

Álcool isopropílico e limpa contatos tem ação de secagem natural e relativamente rápida, então qualquer processo para "acelerar" a secagem por meios diferentes pode causar danos.

Vejo gente falando de ar comprimido e até mesmo sopradores, mas fico com o pé atrás, sei lá, nunca me passa segurança "injetar" ar em componentes eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte  Já lavei muita placa no passado quando trabalhei em assistência. A melhor opção de secagem é a lâmpada. Sempre deixava de um dia para o outro e nunca deu problema. Soprador é muito agressivo e precisa de experiência para não derreter soldas. Secador de cabelo é mais suave e também funciona bem. Nesse procedimento, o índice de sucesso era de 60% aproximadamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira já sim, inclusive todos os outros teste foi feito com outra fonte nova!

@Mega Blaster tenho experiência com relação a isso e entendo todos os riscos, realizei a secagem não somente com o ar, deixei ela numa estufa de papel por 1 hora aproximadamente, não acho que tenha sido por conta da lavagem já que ela estava funcionando normalmente e liga normalmente quando vou no power, somente não apresenta imagem, desde a desmontagem, depois que montei ele deixou de dar vídeo, mesmo antes de aplicar álcool e limpa contatos, realmente a única “limpeza” foi passar um pincel já que não estava tão sujo o pc 

@Lost Byte estava ligando normalmente, desmontei, limpei com um pincel seco mesmo só parar tirar a poeira e depois de montá-lo novamente com as memórias novas ele parou de dar vídeo, fora que quando ia ligar as vezes ele ficava parecendo um carro tentando dar partida, apertava eel

não ligava, fazia que ia mas não ligava

@Mega Blaster já lavei muita placa com água corrente e sabão e nunca tive nada parecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o multiteste com os cabos plugados e meça as tensões de saída da fonte e confirme que estão de acordo. Revise o plugue da VGA. Confira o jumper do CMOS, a pilha, os contatos ao redor. Olhe com bastante atenção a procura de solda fria, capacitores estufados, soquetes frouxos ou mal encaixados. Atente para os contatos dos plugues. Desligue o acionamento pelo botão e dê acionamento com uma chave de fenda. Ahh e a CPU: Dê mais atenção no encaixe. Confira com bastante atenção se a presilha fechou bem e está tudo firme e no lugar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!