Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo é realmente algo muito ruim?


Posts recomendados

 gargalo é realmente um problema? estou pensando em pegar uma 4060 junto cm o i5 12400f q ja cmprei, e vi alguns testes que alguns games pode ter ''gargalo'' mas isso é realmente um problema do tipo estragar os componentes? 
acabei gostando muito dessa placa por ter o novo dlss 3, q na minha visao pra mim vai ser muito bom por muitos anos, estou investindo razoavelmente nesse pc pra não precisar trocar nada por muito tempo
meu medo agora é so o ''gargalo'' ser algo prejudicial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
 

@GustavinSs9 Não, porque gargalo existe em todos os sistemas. Um PC sem gargalo seria um PC perfeito e rodando programas perfeitos.

 

Gargalo faz mais mal ao bolso do que ao computador. Não faz sentido você gastar 70% do orçamento do PC em uma GPU e usar os outros 30% inclusive para comprar além do gabinete completo, monitor e outros periféricos. É melhor gastar menos na GPU e investir um pouco mais nas outras peças para ficar com um PC equilibrado.

 

Comprar uma RTX 4090 para um i3 até faz sentido se você estiver esperando o lançamento de processadores novos que lançarão daqui a 3~6 meses. Mas não faria sentido se fosse manter o i3.

 

Gargalo não quer dizer que vai necessariamente causar engasgos nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
 

@GustavinSs9 Acho que não tem muito o que pensar sobre gargalo nas séries 60 da RTX ou 600 das RX. A não ser que você quisesse rodar com algum celeron ou com processadores de 2 núcleos.

 

Acho que vale a pena sim investir nessa GPU.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, GustavinSs9 disse:

 gargalo é realmente um problema? estou pensando em pegar uma 4060 junto cm o i5 12400f q ja comprei, e vi alguns testes que alguns games pode ter ''gargalo'' mas isso é realmente um problema do tipo estragar os componentes? 
acabei gostando muito dessa placa por ter o novo dlss 3, q na minha visão pra mim vai ser muito bom por muitos anos, estou investindo razoavelmente nesse pc pra não precisar trocar nada por muito tempo
meu medo agora é so o ''gargalo'' ser algo prejudicial

Bom dia, tudo bem?

 

Se você estava pensando em comprar a 4060 para seu 12400f, então pode prosseguir na compra

Como nosso colega @Gui GC falou quando se pensa em "gargalo" de algo no PC, para resolver esse problema seu bolso vai chorar.

Eu relato diversos usuários que vê gargalo eu quase tudo, um exemplo.

Citação

 

Vi um tópico que o cara possui um core i5 11400f como 16Gb de memória e um fonte de 550 watts (não vou lembrar o modelo) e ele queria colocar um XT 6600 (não lembro se era esse mesmo o modelo) e ele estava com medo desse bendito gargalo.

E um cidadão foi e respondeu que sim, vai dar gargalo 🤦🏿‍♂️.

 

Cara, eu tenho conhecimento razoável em informática, eu não sei de tudo e tenho muito que aprender, só que sou tipo do cara que "pago pra ver".

Sei que o "Pago pra ver" as vezes pode sair caro, só que as vezes o medo do gargalo faz você gastar muito mais do que o "Pago pra ver".

Mais um caso, veja no meu PC da assinatura, antes desse meu processador eu tinha um Xeon x3450 2.66 @ 3.9 GHz  (da primeira geração dos core i LGA 1156 e a propósito estou vendendo) e usei por vários anos com um RTX 3060 12Gb.

Alguns usuários de narizinho empinado que sabe muito menos que eu olha e pensão "Nossa combinação nota 10, processador velho pra caramba de 13 anos atrás com placa de vídeo atual vai dar um gargalo terrível".

E por incrível que pareça, tudo que coloquei para jogar, rodou lindo de mais como por exemplo cyberpunk 2077, forza horizon 5, spider man 2, tudo consegui manter o uso da placa de vídeo em 100% de uso e sem nem um engasgo ou travada.

É claro depois que troquei de processador consegui tirar muito mais desempenho da placa de vídeo, eu só fiz upgrade porque aquela plataforma estava praticamente no seu limite tanto de processador como de memória, e 13 anos com a mesma plataforma já estava na hora de fazer um mudança mais drástica.

Pra você ver que consegui tirar um ótimo desempenho da 3060 12Gb repare no resultado do 3D Mark, que o resultado de GPU é praticamente o mesmo.

Core i5 13600k

image.png

 

X3450

image.png

Então cara seu processador é recente e mesmo que não fosse, se você tem um fonte boa, pelo menos 16Gb de memória RAM, um processador com pelo menos 8 núcleos, vai fundo no upgrade que você quer fazer.

Não fique com medo do gargalo, cai de cabeça que o resultado pode te surpreender.

 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!