Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Pessoal,

Uma das minhas resoluções de ano novo era de - antes tarde do que nunca - montar meu próprio computador de mesa. Com conhecimento bem baixo sobre PCs, passei algumas semanas estudando superficialmente a compatibilidade entre os componentes do PC, e comecei a comprá-los. Porém, ontem, uma coisa me chamou a atenção:

No site da ASUS, no setor de suporte, consta que a minha placa-mãe (ASUS Prime Z790-A DDR5) suporta o modelo de SSD Samsung 990 PRO 1TB (modelo MZ-V9P1T0BW). Sem me dar conta, eu comprei a versão de 2 TB ( Samsung 990 PRO, modelo MZ-V9P2T0BW), crendo que seria suportada, por ser basicamente o mesmo, só que com maior capacidade de armazenamento. Ao consultar o site da ASUS, porém, aquele modelo não constava na lista de componentes suportados. Por outro lado, essa mesma placa-mãe suporta outros inúmeros SSDs de 2 TB.

Daí, surge o meu questionamento: se eu mantiver a compra desse SSD de 2 TB, que é quase idêntico ao outro, a placa-mãe ou o funcionamento dela será prejudicado de alguma forma?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@RamonZanirato Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

Não tem nenhum problema esse SSD não estar listado como suportado, o que importa é a sua placa-mãe ter o slot M.2 e suporte ao PCIe 4.0, isso vai garantir que você vai estar usufruindo o máximo possível do seu SSD.

• Curtir 2
Postado

@RamonZanirato As listas de compatibilidade que tem em sites de fabricantes, é modelos testados com aquela placa em especifico, não retratando a atualidade do mercado.

Qualquer SSD que uso o slot M.2 vai funcionar, ignorando totalmente a lista.

A única lista que eu recomendo seguir é de memória RAM quando vai usar vídeo integrado da AMD, isso porque eu mesmo já tive problemas no passado com memórias da Corsair, mas isso é caso a parte para processadores AMD e não é o seu caso que está indo de Intel.

memória RAM é outro item que também não precisa se preocupar com a lista de compatibilidade, só se for o caso de uma compra igual a que citei brevemente aqui, o importante para funcionar seria só ser DDR4 ou DDR5 no caso e já funcionaria.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!