Ir ao conteúdo

Upgrade placa-mãe - B450 para B550

Ir à solução Resolvido por _Gabriel V,

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tudo bem?

Atualmente tenho a seguinte configuração:

placa-mãe Gigabyte B450m ds3h

Ryzen 5 5600

Placa de vídeo Nvidia GTX 1660

Memória Crucial 2 x 8GB

1 SSD 500 GB CRUCIAL P2, M.2 NVMe

1 HD 1 TB

Fonte Corsair CX 450W

Monitor LG 144 Hz 1 ms

No começo do mês sai de um Ryzen 5 1600 AF para este Ryzen 5 5600.

Meu planejamento era trocar a placa de vídeo agora no final do mês, porém imprevistos financeiros (chamado demissão rs) cortaram meu orçamento pela metade. Estava pensando em ir numa RTX 3080 Ti e mudar a fonte para uma de 600W, porém o orçamento não comporta. E também cheguei a analisar a RTX 4060, porém não vi nenhuma grande oferta.

Mas diante desta nova realidade, estava pensando em fazer um upgrade de placa-mãe para uma MSI B550M Pro VDH wifi que está num preço interessante na Kabum e assim me garantiria uma longevidade maior em futuros i

upgrades. E mais para frente (quando tiver renda novamente), mexo na placa de vídeo.

O que estou em dúvida é se realmente é interessante fazer esse upgrade na placa-mãe, pensando em novas tecnologias que a B450 não possui e se seria possível reaproveitar a memória RAM que já tenho. Com relação a memória RAM sei que tem uma lista de suporte, mas em todos esses anos nesse mundo do hardware nunca achei uma que constasse na lista e tivesse disponível no mercado.

Agradeço a opinião de todos.

• Solução
Postado

Cara, talvez eu ache bobeira esse upgrade.

Eu guardaria esse dinheiro pra no futuro um upgrade de GPU + fonte que aí sim vai ter um salto de desempenho considerável. Não sei teu intuito mas talvez um monitor com resolução maior também, aí vai de você.

Mesmo que o modelo da sua B450 seja mais básico de construção, ainda tem suporte pra processadores muito bons e recentes, mas suponho que você não pense nisso por agora já que acabou de fazer um upgrade.

Tipo assim, a unica vantagem que eu vejo de trocar de placa-mãe seria pra aguentar um processador mais forte ou se você tem uma placa-mãe muito de entrada, com um chipset mais antigo ou algo do tipo, mas no seu caso acho que dá pra manter a B450 + 5600 por algum tempinho ainda. E querendo ou não, AM4 é uma plataforma morta, no sentido de novidades e lançamentos. Eu digo isso mas com certeza ainda vai ser usada durante anos e anos, de fato foi um acerto muito grande da AMD, mas ano após ano tende a cair em desuso, mesmo que possa demorar, estamos falando de uma plataforma de 2016, quase 10 anos de vida. E talvez num futuro distante você invista logo numa AM5.

Essa é a minha visão.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Rafael Rovay disse:

O que estou em dúvida é se realmente é interessante fazer esse upgrade na placa-mãe

Sinceramente, seria trocar 6 por meia dúzia. Não vejo motivos para trocar a placa-mãe só por trocar no momento.
Mesmo que haja diferenças como PCI-e 4.0 e Wi-Fi, não há algum benefício imediato em relação ao hardware atual, tanto em placa de vídeo como em qualquer outra peça a princípio.
Dada a situação de imprevistos seu, aconselho fortemente em guardar o valor da troca da placa-mãe e então comprar uma placa de vídeo melhor mais adiante.
(Obs: Espero que consiga um novo emprego logo)

• Obrigado 1
Postado

@_Gabriel V @Lost Byte Obrigado pela opinião de ambos.

Acho que vou aproveitar esse orçamento da placa-mãe e pegar a fonte de 600 W da cooler master que num preço na Pichau: https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-600-80-plus-bronze-mpe-6001-acaab-br

E assim fico monitorando o preço da 3060 Ti se aparece alguma boa oferta (hoje o preço tá em 2100,00)

Postado

Jamais compensa trocar sua placa-mãe porque não ter praticamente nenhum ganho significativo e uma b450 suportaria um Ryzen 5700x da vida ou quem sabe além com um bom Watercooler. nem compensa pegar também uma 3080ti para usar no 5600. Uma 4060 te atenderia muito bem hoje custando metade. Em resumo é isso, mantenha teu kit atual venda a 1660 e pegue uma 4060, apesar de ter tido pouco ganho comparado a 3060 ela ainda tem menor consumo, tecnologias como DLSS e frame generation. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...