Ir ao conteúdo

Fonte estourou ao ligar!

Ir à solução Resolvido por LBvinicius02,

Posts recomendados

Postado

Adquiri uma fonte normal  Knup 500W

porém ao ligar ela no PC deu um estouro e não ligou o PC.

e ele tem um conector de 6 pinos e outro de 4 pinos porém a placa-mãe é de 8 pinos, e conectamos a que tinha 6 pinos deixando dois pinos de fora e o outro conector junto, totalizando os 8 pinos e deixando para fora 2, queria saber se foi isso o motivo dela ter estourado ao ligar, ou o motivo de ela ter estourado,

config do PC:

placa-mãe BIOSTAR B450MX-S
1 SSD 240GB E 1 HD 500GB
2 RAM 8 - 3200MHZ

FONTE KNUP 500W

PROCESSADOR Ryzen 5 5600G

Postado

image.png.361a2fc85fa2e95d462bf60078244f38.pngAcho que ela não é bivolt não amigo, quando tem a chavinha ela normalmente não troca automaticamente. Mas bem, se é 220v ta tranquilo.

Agora, o que pode ter rolado é tu ter conectado os cabos errados. consegue mandar foto ai de como tu conectou ? 

2 minutos atrás, LBvinicius02 disse:

@Loader105x Sim ela é bivolt, compramos aqui da minha cidade, e estava na tensão de 230w, que é a tensão de Santa Catarina.

image.png.26174d15eb63d4dfef2cd0fcaea00a48.pngesse cabinho ai tem que ir na placa-mãe, esse maiorzinho

2 minutos atrás, LBvinicius02 disse:

@Loader105x Sim ela é bivolt, compramos aqui da minha cidade, e estava na tensão de 230w, que é a tensão de Santa Catarina.

já o de 4 pinos, tem que ir la no processador, que é a fonte de alimentação dele. suponho que tu por ter uma apu, não possui placa de vídeo, certo ?

Postado
8 minutos atrás, LBvinicius02 disse:

FONTE KNUP 500W

Essa fonte é péssima, já que vai comprar uma nova não cometa o mesmo erro, compre uma boa fonte.

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 450w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Postado
20 horas atrás, Tiberio disse:

Essa fonte é péssima, já que vai comprar uma nova não cometa o mesmo erro, compre uma boa fonte.

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 450w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Calma, não sabemos se estragou ainda kkkkkkkkk 

Pelo menos só com uma APU, o pc pelo menos era pra ligar com essa fonte ai.

Mas bem, se tiver queimado mesmo, minha recomendação é Redragon RGPS 400W

Redragon se deu muito bem nos testes  da tec lab também, e é bem barata.

Postado
4 minutos atrás, Loader105x disse:

Essa Redragon é outra fonte a se evitar, baixa qualidade.

Poderia mandar o link do vídeo do teste que o teclab aprovou essa Redragon?

Postado

@Loader105x Não conseguirei mostrar como conectamos, retiramos do computador. ilustrarei com a imagem, o retangulo laranja é o conector de 6 pinos e o azul é o outro conector de 4 pinos, deixei o de 6 pinos com 2 para fora e o outro encaixando normal, e eu conectei esse de 24 pinos tmb para alimentar a placa-mãe.
 image.png.509f157b8d1377c368bdd27edc0373c2.png

Postado

@Tiberio

3 minutos atrás, LBvinicius02 disse:

@Loader105x Não conseguirei mostrar como conectamos, retiramos do computador. ilustrarei com a imagem, o retangulo laranja é o conector de 6 pinos e o azul é o outro conector de 4 pinos, deixei o de 6 pinos com 2 para fora e o outro encaixando normal, e eu conectei esse de 24 pinos tmb para alimentar a placa-mãe.

meu deus

Postado
6 minutos atrás, LBvinicius02 disse:

Amigo, tu me conectou o  pino de alimentação de GPU, na CPU. mano que doideira, tem literalmente um cabo de 4 pinos que cabe exatamente ai. Não sei nem os danos que podem ter sido causados, capaz de tua placa-mãe nem ligar, ou pior, teu processador ir de arrasta. Possívelmente a fonte está de boa, pelo menos.

Postado

Vou te dar uma dica. Processador possívelmente não queimou, Fonte possívelmente também não.

Pega a fonte de um amigo, larga essa de mão ai, e conecta tudo certinho agora, e testa.  Não ligou ? Tua placa-mãe foi de arrasta (pode ter sido também o processador, mas menos possível).

Vou te explicar de forma simplificada, esse cabo é para passar energia para tua PLACA DE VÍDEO, e tu me conectou no teu processador, que requer muito menos energia, esse pico de energia pode ou ter queimado o processador, ou ter queimado a entrada da tua placa-mãe de 4 pinos. (as placas mães mais modernas, elas tem uma certa proteção contra isso, ela se desliga, e não recebe mais energia dessa conexão por um tempo, para assegurar de não queimar, ou seja, ela pode não ta ligando, mas como forma de proteção).

Postado

@Loader105x Cara, como já havia dito, a fonte vem com 2 conectores, 1 de 4 pinos e outro com 6 pinos, A placa-mãe como na imagem ilustrativa que mandei precisaria de um conector de 8 pinos, e não 4...

@Tiberio vix, fomos no curto prazo, pra não ter que esperar chegar, pois já haviamos tido que esperar mais de 1 mês pra trocar a placa-mãe, e estarmos ansiosos nos deu mais preju

Postado
agora, LBvinicius02 disse:

@Loader105x Cara, como já havia dito, a fonte vem com 2 conectores, 1 de 4 pinos e outro com 6 pinos, A placa-mãe como na imagem ilustrativa que mandei precisaria de um conector de 8 pinos, e não 4...

Ela vem com um conector de 24 pinos, para placa-mãe, 1 de 4 pinos, para o processador, e 1 de 6 pinos, para a gpu.

a tua placa-mãe, é de 8 pinos, esses 8 pinos só ajudam a estabilizar a energia, é só tu colocar o de 4 pinos que liga de boa.

o que tu fez foi conectar o de 4 pinos, + o de 6 pinos no processador que é o de GPU!!!

Postado
6 minutos atrás, Loader105x disse:

Vou te dar uma dica. Processador possívelmente não queimou, Fonte possívelmente também não.

Pega a fonte de um amigo, larga essa de mão ai, e conecta tudo certinho agora, e testa.  Não ligou ? Tua placa-mãe foi de arrasta (pode ter sido também o processador, mas menos possível).

Vou te explicar de forma simplificada, esse cabo é para passar energia para tua PLACA DE VÍDEO, e tu me conectou no teu processador, que requer muito menos energia, esse pico de energia pode ou ter queimado o processador, ou ter queimado a entrada da tua placa-mãe de 4 pinos. (as placas mães mais modernas, elas tem uma certa proteção contra isso, ela se desliga, e não recebe mais energia dessa conexão por um tempo, para assegurar de não queimar, ou seja, ela pode não ta ligando, mas como forma de proteção).

Não acho que tenha queimado nada do computador, pelo que vi na descrição da fonte ela tem proteção contra. image.png.bf3806896dc7347c80d3890051ea1424.png Porém só queria saber se real motivo foi por ter conectado esses 2 pinos na placa

Postado

Bem, foi sim. tem um grande risco de ter queimado algo amigo,  realmente grande, o que te indico é  testar uma fonte de um amigo ai ( que seja boa ), e ve se da vídeo, se der GG, se não der, paciencia, provavelmente foi a placa-mãe que foi de F.

Postado
2 minutos atrás, Loader105x disse:

Ela vem com um conector de 24 pinos, para placa-mãe, 1 de 4 pinos, para o processador, e 1 de 6 pinos, para a gpu.

a tua placa-mãe, é de 8 pinos, esses 8 pinos só ajudam a estabilizar a energia, é só tu colocar o de 4 pinos que liga de boa.

o que tu fez foi conectar o de 4 pinos, + o de 6 pinos no processador que é o de GPU!!!

Agora fez mais sentido essa explicação, Obrigado, mas então tu acha que daria para ligar numa boa somente o pino de 4? acha que sustentaria numa boa a placa-mãe?, meu irmão vai trocar essa fonte por outra igual, acha que compensaria? ( já que a loja não devolve o dinheiro porém trocar por outra igual )

• Curtir 1
Postado

Cara, essa fonte é bem ruinzinha, não manteria ela, porém, testa pra ver se pelo menos da vídeo.

e sim, da pra ligar somente com 4 pinos, esses outros 4 pinos são só proteção para estabilizar a energia

Postado
8 minutos atrás, Loader105x disse:

Cara, essa fonte é bem ruinzinha, não manteria ela, porém, testa pra ver se pelo menos da vídeo.

e sim, da pra ligar somente com 4 pinos, esses outros 4 pinos são só proteção para estabilizar a energia

entendi, acredito que tenha tirado minhas dúvidas, e o motivo de termos pego essa fonte, foi por que compramos tudo novo, menos a fonte porque o meu irmão já tinha uma do pc antigo dele, uma KCAS 600w 80 plus bronze, mas ele ligava mexia um pouco, (algumas vezes 30 min outras 2h ) e simplesmente do nada só reiniciava o pc, nem as luzes do gabinete resetavam.

pensamos que fosse a placa-mãe após levarmos a uma técnica, e pedimos a garantia, e então depois de 1 mês trocaram a placa-mãe mas o erro persistiu, e então trocamos a fonte por essa, porém pela nossa sorte aconteceu isso. ligamos e estourou, saiu fumaça da fonte e veio o cheiro de queimado.

Postado
6 horas atrás, LBvinicius02 disse:

e ele tem um conector de 6 pinos e outro de 4 pinos porém a placa-mãe é de 8 pinos, e conectamos a que tinha 6 pinos deixando dois pinos de fora e o outro conector junto, totalizando os 8 pinos e deixando para fora 2, queria saber se foi isso o motivo dela ter estourado ao ligar, ou o motivo de ela ter estourado...

O conector PCI-e tem polaridade invertida em relação ao EPS 12V, se ligar errado causa um curto na fonte! mas uma fonte decente nem teria ligado com um curto direto na saída, proteção contra curto é exigência básica na norma ATX

Mmas fonte genérica pode ter proteções desativadas, dai ferra tudo, se você tiver sorte os diodos nos mosfets do VRM podem ter salvado teu processador conduzindo a tensão de 12V reversa, mas a placa-mãe provavelmente ja era!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...