Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão para montagem de computador até R$ 6.000


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá pessoal, estou precisando de ajuda para montar um pc novo.

Limite de até 6 mil reais.

Gostaria de migrar para nova plataforma am5, pensando em upgrade daqui uns anos.

Atualmente tenho um i7-7700, gtx1070.

Agradeço a ajuda.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Sugestão para montagem de computador até R$ 6000

AM5 não está valendo a pena devido aos altos preços das placas-mãe. Se quiser uma plataforma LGA 1700 com DDR4 Intel está melhorzinha, mas AM4 ainda tem excelente custo-benefício, apesar de ser mais antiga, um Ryzen 5000 já é bastante superior ao seu i7 7700. Você teria alguma coisa que vai manter do seu PC atual no PC novo, tipo SSD, gabinete (se for um bom modelo)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa montagem fiz na Terabyte, como os testes deses am5 mostram desempenho de iGPU bem elevado, comparado até a GTX 1060, não coloquei GPU já q está acostumado com 1070, n vai ter muita diferença, aí quando tu vender esse kit seu atual por uns 2-3k e compra uma 4060 TI

image.png.10f30af2c61e9cdab208738ea962367e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB n sei onde pesquisou, mas as pla b650 estõa na mesma faixa de preço das b760, se for pra os modelo x contra z aí tem algum diferença, mas estão bem similares as mid end, você está pensando em custo-beneficio a curto prazo de manter na am4 q já está em seu fim, ou intel q sempre muda padrões e inutiliza os anteriores, antes ir pra um atual e garantir q vai pode fazer bons upgrades no futuro sem desperdiçar dinheiro e tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, G4R0D disse:

@GuilhermeGB n sei onde pesquisou, mas as pla b650 estõa na mesma faixa de preço das b760, se for pra os modelo x contra z aí tem algum diferença, mas estão bem similares as mid end

Por que B760 se uma H610 faz o trabalho? E por que investir numa B650 se você já está economizando montando um PC com APU? Não faz sentido algum. Eu montei uma maquina inteira aqui com Core i5 13400F + 32GB 3200MHz + RTX 4060, e tudo isso por menos de R$5.500, só não postei porque aguardo resposta do usuário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmão, se você me dissesse que tem 6000 reais pra montar um pc, muito provavelmente eu recomendaria um upgrade para a plataforma am5 pelo mesmo motivo apresentado, trabalhando com duas opções sendo elas: manter a placa de vídeo por mais um pouco de tempo e focar nas outras specs do computador ou procurar specs menos high end por assim dizer e focar 2500/3k pra gpu.

 

Opção 1: Com um Ryzen  7 7700x (2180), uma B650M DS3H (1500), 32GB (2x16) DDR5 Pichau Velvet (700), Fonte simples 850w (550), WC Cooler Master ML200 240mm (370), SSD NVMe M2 WD Green 1TB (390) Essa config vai rodar simplesmente tudo que existe no mercado se tiver uma GPU do mesmo nível, o preço total vai ser de 5690RS tudo comprado no Brasil e com garantia, vai gerar um gargalo considerável com a GTX 1070 mas vai ligar e é isso que importa, no futuro é aconselhável adquirir uma 4070 (provavelmente vai cair o preço com o lançamento da série 5000 da nvidia). Também não estou incluindo case, já que você já tem um PC e acredito que possa reutilizar o mesmo gabinete e fans.

 

Opção 2: Já adianto que falhei um pouco na missão e passou consideravelmente do valor, infelizmente tudo da plataforma AM5 é insanamente caro, segue aí o maquinário: Ryzen 5 7600x (1600), A620MT BIOSTAR (660), 32GB (2x16) DDR5 Pichau Velvet (700), Fonte simples 850w (550), SSD NVMe M2 WD Green 1TB (390), WC Cooler Master ML200 240mm (370) e como coração do nosso computador, uma RTX 4060 TI Gigabyte Eagle (2500) Com tudo incluído a maquina ia sair pela bagatela de 6770RS um preço extremamente salgado para uma plataforma "mid end" entre muitas aspas porque esse computador roda praticamente tudo em Full HD. Todas as peças também compradas no Brasil e com garantia.

 

Em resumo, minha recomendação pessoal é esperar um pouco para adquirir um computador AM5, quando comecei a pesquisar a mais ou menos uma hora atrás eu realmente não imaginava o quão caro seriam placa-mãe e memória RAM, de verdade. A queda do valor com o tempo é inevitável e esse preço é por conta do quão nova ainda é a plataforma AM5, por isso a recomendação, no geral essas duas opções seriam o que eu recomendaria para qualquer pessoa com esse orçamento, qualquer dúvida ou sugestão ou ajuda no geral pode me chamar no discord (@mazinhozinho), é nois *****, espero ter ajudado. 😁

 

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Por que B760 se uma H610 faz o trabalho? E por que investir numa B650 se você já está economizando montando um PC com APU? Não faz sentido algum. Eu montei uma maquina inteira aqui com Core i5 13400F + 32GB 3200MHz + RTX 4060, e tudo isso por menos de R$5.500, só não postei porque aguardo resposta do usuário.

eu acho que o desejo do usuário no geral é uma plataforma com garantia de upgrade sem a troca de placa-mãe pelos próximos anos entende? as vezes o custo inicial pode ser salgado, mas você não ficará preso as limitações da plataforma quando o caso for um upgrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, mazinho disse:

eu acho que o desejo do usuário no geral é uma plataforma com garantia de upgrade sem a troca de placa-mãe pelos próximos anos entende? as vezes o custo inicial pode ser salgado, mas você não ficará preso as limitações da plataforma quando o caso for um upgrade

Eu entendo perfeitamente, porém não é possível com orçamento dele, a única coisa mais recente que ele vai conseguir é Intel 13ª geração com DDR4. Porém, ir de i5 13400F daria no mesmo que ir com um Ryzen 7 5700X, praticamente o mesmo nível de desempenho e mesma faixa de preço, as opções de placa-mãe intermediárias AM4 são até melhores que LGA 1700 mais baratas e custam o mesmo.

 

Eu pretendo fazer upgrade para AM5 também, mas só quando baratear, ou quem sabe vou de Intel também, tudo vai depender do custo-benefício no momento do upgrade. Atualmente uso AM4 porque era a melhor plataforma quando montei meu PC, mas anteriormente usava Intel porque também era a melhor naquele momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Minha atual configuração completa é i7-7700, gtx1070, 32gb ram 3600mhz, 1x M.2 (500Mb), 3x SSD (500Mb), fonte Corsair CX600W.

Não sei se pego uma placa-mãe e processador e seguro a GPU ou se pego uma GPU e mantenho o restante (acredito que o processador não está dando mais).

Sinceramente, to bem perdido mesmo. Como disse, queria investir pensando em upgrades no futuro(daqui uns dois anos?)

@G4R0D Cara, interessante sua montagem... mas eu acho que tiraria alguns itens... tipo, o kit de cinco fans, M.2 eu tenho um aqui e o gabinete consigo reaproveitar o que tenho aqui.

Talvez aproveitar a fonte que tenho.

E trocar o Ryzen 5 8600G por um 5 7600 é muito ruim? Pensando em pegar um GPU no lugar desses itens todos.

Minha atual configuração completa é i7-7700, gtx1070, 32gb ram 3600mhz, 1x M.2 (500Mb), 3x SSD (500Mb), fonte Corsair CX600W.

@JviTor051onThc problema é a limitação de upgrade que já já vai ocorrer nesse soquete né.

@mazinho Cara, valeu pelas duas opções... realmente as placa-mães estão subindo a cada semana que passa.

Minha atual configuração completa é i7-7700, gtx1070, 32gb ram 3600mhz, 1x M.2 (500Mb), 3x SSD (500Mb), fonte Corsair CX600W.

De repente aproveitar algum componente dessa minha máquina e trocar menos peças no novo.

Cheguei até pensar em refrigerar melhor o processador que tenho aqui pra ele poder aguentar um pouco mais.

Pc ta congelando saca, deve ser temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marretto se você trocar apenas seu processador por um Ryzen 5 7600 mantendo a GTX 1070 acabaria tendo uma configuração muito superior à configuração com 8600G sem placa de vídeo. O 8600G é uma APU com CPU um pouco capada, só tem metade do cache L3 em relação ao 7600, então em vários jogos esse processador vai se sair um pouco atrás, e o vídeo integrado dele está bem abaixo da sua GTX 1070. E não faz sentido pegar um 8600G para continuar usando sua GTX 1070 se o 7600 é mais rápido e um pouco mais barato.

 

A sua fonte, CX600, é uma fonte já provavelmente bem antiga, foi descontinuada tem bastante tempo e nova linha começou a vir com modelos CX550 e CX650 (não teve mais CX600) com uma construção interna superior. Considerando a idade e como é a construção interna dela mais básica, seria boa ideia colocar uma fonte nova para ter mais segurança no PC em futuros upgrades, principalmente porque o comportamento de placas de vídeo atuais é mais agressivo para as fontes de energia, e a sua pode começar a apresentar problemas.

 

Se você mantiver placa de vídeo, SSDs e gabinete, já sobra uma margem para tentar encaixar um Ryzen 7 7700, ou você pode optar pelo 7600 mesmo e ir juntando mais para uma placa de vídeo. Minha sugestão com Ryzen 7 7700 é essa:

 

AMD Ryzen 7 7700 - R$2.000 (Terabyte)

ASUS Prime B650M-A - R$1.400 (Terabyte)

Pichau Valvet Pro 16GB 6000MHz (x2) - R$860 (Pichau)

XPG Core Reactor II 650W - R$694 (Pichau)

 

Está dando R$5.000, eu não sei se você já possui um bom cooler aí no seu PC que seria compatível com o novo processador, mas se não tiver daria pra incluir.

 

Eu coloquei já uma fonte de alta qualidade com 10 anos de garantia na configuração, já que a intenção é ter longevidade. E a potência de 650W acredito que já seria adequada, você provavelmente não usará nada além de uma RTX 4070/4070 Super, provavelmente, então atende com folga.

 

A placa-mãe tem dois slots para SSD M.2, você disse que já tem um SSD M.2, poderia adicionar mais um futuramente, fora os 4 slots para RAM, mas duvido que você precisa de mais do que 32GB tão cedo. Ela também tem a opção de BIOS Flashback que permite você trocar a versão da BIOS sem processador, talvez não venha ser útil pra você, mas é sempre bom ter.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
14 horas atrás, Marretto disse:

@GuilhermeGB Massa demais, tá me ajudando tanto cara! Obrigado demais!

Me falaram pra fugir dessa ASUS prime, teria alguma outra equivalente? Não tenho refrigeração, eu iria usar o cooler do processador mesmo. Qual você indicaria?

Não estou sabendo de nenhum problema sobre esse modelo de placa-mãe, mas apareceu essa Gigabyte aqui na promoção só um pouco mais cara que essa ASUS:

 

Gigabyte B650M DS3H - R$1.460 (Terabyte)

 

Ela tem um visual mais bonito e tem praticamente tudo que citei sobre o modelo da ASUS no post anterior.

 

Sobre refrigeração do processador, eu não sei se você curte RGB e essas coisas, então vou deixar a indicação de dois Water Cooler com visual simples, porém com bom desempenho.

 

Cooler Master Masterliquid ML240L V2 - R$380 (Terabyte)

PCYes! Sangue Frio 2 240MM - R$350 (Pichau)

 

Se quiser a versão RBG do Cooler Master, está apenas R$30 mais caro:

 

Cooler Master Masterliquid ML240L V2 RGB - R$410 (Terabyte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Sugestão para montagem de computador até R$ 6.000

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!