Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se for um overclock bem feito, sim. Afinal, a grande maioria das memórias de 3200MHz hoje no mercado só atingem essa frequência através de perfil XMP, que é basicamente um perfil de overclock já testado pelo fabricante e que já vem gravado no chip. Você colocou 3200MHz e quais latências?

Postado
6 minutos atrás, Vinicius Verissimo disse:

@GuilhermeGB segui um tutorial do Youtube e usei o multiplicador de frequência da memória RAM na BIOS, ao finalizar, no gerenciador de tarefas ta dando como 3200mhz de velocidade, não me atentei nessa questão de latência.

Se mexer só na frequência e deixar a latência de qualquer jeito, as vezes o resultado final vai ser pior do que os 2666MHz. Abra o CPU-Z e verifique na aba "Memory" qual são os timings da memória. Por exemplo, abaixo temos memórias rodando com latências/timings 18-22-22-42:

cpuz.png.08af93df35db391d64317f130c7f241c.png

Postado

OC em memórias tem que ser feito ajuste fino dos parâmetros, que é o que o perfil XMP faz. Simplesmente mudar o clock não vai dar aquela melhorada, a placa-mãe só garante que vai ligar.

voce deve fazer testes com os paramatros e testá-los com programas como Cinebench e outros...

É bom testar a latência que elas estão com o Aida por exemplo.

Nem sempre um CL menor será melhor, no meu caso CL19 é melhor que CL18, nas minhas pelo menos. Consegui baixar de Cl 19-25 para 19-22, já melhorou um pouco as memórias, visto que o XMP é um pouco frouxo para ligar/funcionar em mais sistemas.

Postado
32 minutos atrás, Vinicius Verissimo disse:

@GuilhermeGBEntendo! Então o correto é elas estarem conforme na sua imagem?

Não, a minha imagem foi só exemplo. No caso ali estava com as memórias em 3733MHz CL18, para 3200MHz os timings precisariam ficar até mais baixos, geralmente mira-se num CL16, quando você tem uma memória boa dá pra pegar CL14, mas não acho que as suas conseguiriam. Mas esse "CL" que eu falo é só o timing principal, tem os sub-timings também precisam ser ajustados, é questão de tentativa e erro, e os testes de estabilidade costumam demorar bastante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...