Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto cobrar por uma consultoria de TI


Posts recomendados

Bom dia, estou pensando em sair do CLT para abrir um ME e prestar serviços de consultoria de TI para empresas do meu bairro até conseguir empresas maiores para, no caso seriam suportes de helpdesk remoto de N1,N2 e N3, no início será somente eu como técnico prestando serviços remotos com a possíbilidade de uma visita por semana nas empresas, para manutenção preventivas e corretivas caso necessário, estava querendo saber o quanto posso cobrar para empresas pequenas com 4 até 10 computadores, por exemplo uma empresa de contabilidade de bairro ou lojas, enfim, queria saber se dá pra tirar uns 3 conto por mês só trabalhando assim, se alguém tiver experiencia e puder me informar, meu trabalho ta me matando, sou analista de suporte, mas não quero mais ficar "trancado" dentro de uma empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Primeiro acredito que seja importante buscar saber se essas empresas tem intenção de trocar de serviço. 

Mesmo que por um valor mais baixo, muita vezes acabam optando por ficar com a empresa a qual já possuem uma relação e estão satisfeitas.

 

4 minutos atrás, Hethis disse:

com a possíbilidade de uma visita por semana nas empresas

Só acionam a assistência quando dá problema, então acredito que seja difícil cobrar por esse serviço. Poucas empresas fazem manutenção preventiva, principalmente pequenas.

 

6 minutos atrás, Hethis disse:

empresas pequenas com 4 até 10 computadores

Depende, se pegar uma que tem computadores razoavelmente novos e com pessoas mais habituadas a tecnologia*, a demanda deve ser diferente de uma que usa computadores velhos.

 

*resolvem a maior parte sozinhas.

 

Aqui cobram por serviço. Então se cobrar R$ 50,00 a hora, em uma semana (40 horas) são R$ 2.000 (valor bruto). Em caso de deslocamento, cobrar taxa de deslocamento...

 

O que eu acho difícil é conseguir ter demanda para 40 horas por semana incialmente. Aí voltamos ao início:

Citação

Primeiro acredito que seja importante buscar saber se essas empresas tem intenção de trocar de serviço. 

Mesmo que por um valor mais baixo, muita vezes acabam optando por ficar com a empresa a qual já possuem uma relação e estão satisfeitas.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o q o colega disse, abrir MEI exige muito planejamento. Além do mais de for concentrado em Hardware, o mais normal das necessidades de pequenas empresas é o treinamento inicial, mas aí é só uma vez...

pequenas empresas costumar trabalhar pontualmente, sempre tem aquele sobrinho que sabe alguma coisa...

No seu lugar procuraria mais nichos tais como teinamentos e cursos básicos.Além do que mexer com o hardware tem suas complicações como é o caso das garantias do equipamento reparado/mexido.

Procure especializações na área tais como redes e se puder consiga algumas certificações.

Os maiores custos de uma MEI são as contabilizações e um montão de taxas que vem da prefeitura, do estado e federal, procure um contador  e prepare uma planilha de custos fixos e variáveis , mas sinceramente, da forma como voce pensa inicialmente pode dar problema.

Quanto a valores, isso é uma questão regional , do tipo de serviço e e da credibilidade de uma empresa prestadora.  Pode ter desde os 50 por hora até 200,00, 300 etc,  depende muito do valor agregado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, PedraX disse:

procure um contador  e prepare uma planilha de custos fixos e variáveis

O ideal é procurar. 

Mas fazer uma planejamento inicial/básico não é difícil.

 

Faça 3 cenários, pessimista, realista e otimista:

Horas de trabalho (para apurar a receita mensal) x valor da hora (ex :R$ 50,00). Custo fixos e variáveis: Aluguel (se for o caso), energia elétrica, internet.... impostos (fácil de achar a informação no Google). Subtraia da receita e vai ter o valor estimado mensal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode abrir uma MEI e continuar na CLT. Nas suas folgas, vá visitando e prospectando clientes e preste serviços fora de hora (é onde dá mais dinheiro, nas emergências). No momento que achar que consegue se sustentar só pelo MEI, ai encerra sua CLT. Só não negligencie seu empregador e seu trabalho. Entretanto tens que considerar o seguinte:

 

"Não há lei que proíba ou impeça um empregado que tenha carteira assinada de ser proprietário de uma empresa ou de ser MEI."

 

"Cabe salientar que o futuro empreendedor deverá consultar seu empregador para saber se o seu contrato de trabalho impede que tenha uma empresa, seja MEI ou tenha outra atividade."

 

"No caso de dispensa, o seguro-desemprego não será autorizado porque as atividades do MEI são consideradas fonte de renda."

 

"O fato de ter um emprego registrado não exime o MEI de recolher os pagamentos devidos ao INSS. No futuro, essas duas contribuições serão incluídas nos cálculos previdenciários."

 

"Se empreender no mesmo ramo de atividade da empresa com a qual tem vínculo de trabalho, poderá ser demitido por justa causa, pois esse fato é caracterizado como concorrência. Neste caso, o empreendedor poderá obter uma autorização formal do empregador autorizando a empreender no mesmo ramo de atividade, evitando problemas futuros."

 

FONTE:

 

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/tenho-carteira-assinada-posso-ser-mei/1559057191

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pelos comentários mas acho que teve alguma confusão no que eu escrevi, eu quero prestar suporte PJ de dentro da minha casa, pegar uma empresa por exemplo e somente prestar suporte pra essa empresa de segunda a sexta das 9 as 18, sendo que ficaria disponivel online esse tempo todo para resolver os problemas da empresa, isso remotamente, fazendo suporte e não mexendo com hardware, somente fazendo atendimento de chamados, uma consultoria mesmo, só que eu sozinho entende, pegar umas 2 empresas e ficar o dia tomando conta e olhando os chamados, nada de ficar soldando placa nem trocando hardware, não sou tecnico, eu fiz enegenharia de computação, iria atuar com suporte relacionado a firewall, redes em geral, infra, um analista de infraestrutura para uma empresa, assim fica mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Hethis disse:

mas acho que teve alguma confusão no que eu escrevi,

Eu entendi perfeitamente. Mas é difícil não ter que resolver algum hardware com problemas. E nada a ver com conserto. Em geral é alguma substituição de hardware com defeito, tipo HD/SSD com defeito, tirando um, colocando outro, algo do tipo. Mas nesse seu desejo, tens que terceirar atendimentos para fornecedores de programas ao cliente final. Quando cliente chamar o fornecedor, você é acionado. Ganha pouco, mas se tiver volume, talvez valha a pena.

 

EDIT:

Vai atrás de empresas com grande parque de máquinas. Essas costumam contratar em home office.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
53 minutos atrás, Hethis disse:

pegar uma empresa por exemplo e somente prestar suporte pra essa empresa de segunda a sexta das 9 as 18, sendo que ficaria disponivel online esse tempo todo para resolver os problemas da empresa, isso remotamente, fazendo suporte e não mexendo com hardware, somente fazendo atendimento de chamados, uma consultoria mesmo

Seria quase um valor de assinatura mensal? 

 

Não conheço nenhum pequena empresa que utilize esse tipo de serviço. Geralmente empresas que tem toda essa demanda optam por ter um funcionário (o cara do TI que as vezes faz até mais de uma função quando não tem demanda).

 

53 minutos atrás, Hethis disse:

iria atuar com suporte relacionado a firewall, redes em geral, infra, um analista de infraestrutura para uma empresa, assim fica mais fácil.

Nesse sentido é mais fácil desenvolver soluções para proteção de dados (LGPD) e vender pacotes com instalação de firewall e outras funções.

 

Acho difícil alguma empresa pagar você para ficar esperando algum chamado. Pequenas e até médias empresas compram equipamento e ficam anos, apenas fazendo manutenção quando dá problema.

 

Em mais de 1 ano e meio na mesma empresa, só foi acionada a assistência técnica quando deu defeito no computador, e poucas vezes quando alguma atualização de software e precisou configurar uma impressora novamente. Com relação a redes, nunca teve nenhum problema.

Para você ter uma renda de R$ 3.000 vai precisar cobrar mais que R$ 1.500 por empresa (tem impostos e taxas para descontar).

 

Acho muito difícil que uma empresa com 10 - 15 funcionários vai ter demanda para esse serviço. As vezes ficam meses sem precisar de nenhum suporte. Geralmente os chamados de suporte são relacionados aos programas que a empresa usa (tipo o software de gestão) que tem suporte técnico próprio.

 

Acredito que para ser viável sua ideia, precisaria ter umas 10 empresas pagando valores baixos (tipo R$ 300,00 por mês). O que pode aumentar sua demanda, afinal estão pagando um valor mensal, não vão hesitar em abrir algum chamado. O problema é que provavelmente também vão querer suporte para manutenção (troca de peças) se tiverem problemas.

4 horas atrás, Hethis disse:

posso cobrar para empresas pequenas com 4 até 10 computadores, por exemplo uma empresa de contabilidade de bairro ou lojas

A sua maior demanda nesse caso vai ser escritório de contabilidade, advocacia... e consultórios médicos (oftalmologia principalmente) que tem diversas máquinas conectadas a redes, mas geralmente configura um vez só e raramente algum problema. Geralmente vão pagar por demanda, precisam, ligam, você resolve e cobra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Hethis disse:

no início será somente eu como técnico prestando serviços remotos com a possíbilidade de uma visita por semana nas empresas, para manutenção preventivas e corretivas caso necessário, estava querendo saber o quanto posso cobrar para empresas pequenas com 4 até 10 computadores, por exemplo uma empresa de contabilidade de bairro ou lojas,

Foi mal escrito mesmo, manutenção preventiva, corretiva, etc para mim é hardware. Agora, é possível sim prestar serviço de correção em sistema, mesmo corretiva usando logmein, por exemplo, mas mesmo assim acho difícil solucionar alguns tipos de problema que não envolva o hardware, a maioria dos problemas com software normal exige bem mais do que uma consultoria remota pode fazer, até fico pensando que tipo de contrato você vai escrever com essas empresas, quantos "if's" vai ter nele.

Só digo que voce primeiro precisa se preparar bem e para ter credibilidade tem que ter certificações se possível Microsoft, já que é o mercado onde pretende atuar.

Aí faça o plano de negócios, se a conta fechar para voce ainda assim tem que ver a administração como vai ficar.

É um caso a se pensar bastante, voce largará um emprego fixo para o empreendorismo e precisa ter muita coragem mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!