Ir ao conteúdo

Recomendações de Water Cooler para AMD Ryzen 5 3600?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Como dito em no post sobre Fonte, eu estou preste a dar um upgrade no resto do meu PC, porém eu não quero fazer ********** já que eu não tenho conhecimentos de qualidades de hardware e já fui avisado que minha fonte tem que ser trocada por ser categorizado como "Troque Imediatamente" (Não sei como está durando 5 anos)

Sistema Atual

• Placa-mãe: ASUS Prime B450M-Gaming/BR
  • CPU: AMD Ryzen 5 3600
  • Cooler: Cooler Master Blizzard T2 (Kabum) → a ser trocado por um Water Cooler (se precisar)
  • GPU: Nvidia GTX 1050ti → a ser trocado por uma RTX 4060 (De olho nessa na Kabum)
  • Fans: 4x 120mm (2x para puxar ar e 2x para tirar) e Fan hub 4 portas
  • Fonte: EVGA 600W Plus White (Kabum)

Gostaria de saber se seria bom eu adquirir um Water Cooler ou se continuo usando o Blizzard T2, se seria bom adquirir um Water Cooler

• Quais recomendem?
  • Dura por "anos" igual Air Coolers se não quebrar ou precisa trocar?
  • Melhora o Air Flow em Gabinetes Micro ATX?
  • Mesmo se tiver RGB ou ARGB, tem como usar sem conectar os cabos RGB? Não sou fã de LED.

Eu estava de olho no Rise Mode 240mm RM-WCB-02-RGB (Kabum), porém pelo jeito é uma marca nova no mercado sem muito feedback, também vi comentário no Vídeo da kabum no youtube dizendo que dura 1-2 anos e que a água evapora, que tinha somente 10% de água, eu não tenho conhecimentos em Water Cooler, vou deixar informações aqui que eu pense que seja útil.

• Eu moro em Porto Alegre - RS, aqui o calor é normal para mim, não sei se é muito calor para hardwares ou não, geralmente eu não uso Ar-condicionado.
  • Fico no PC o dia inteiro (10~16h), jogo bastante (Por isso quero uma GPU nova)
  • Quando jogo e coloco a mão em cima da Fan retirando o Ar, vem Ar quente, quando coloco o rosto no topo do Gabinite e da Fan (que tira ar em cima) da sensação de ar abafado dentro do gabinete)

Gabinete

spacer.png

Eu movi a Fan Preta para o Lugar da Branca, movi a Branca para cima para também tirar Ar e comprei duas Fans da Cooler Master (Kabum) para por na frente e puxar ar para dentro. Também removi o suporte de CD já que eu não uso.

Gabinite(1).thumb.jpg.4bbb9f6ecfb2f754571a4c26f621b072.jpg

Foto Ruim, ignorem a poeira, mas está assim meu gabinete. Sim, o Blizzard T2 na ASUS Prime B450M-Gaming/br fica puxando ar de baixo (placa de Vídeo) para cima.

Gabinite(3).thumb.jpg.d95cba258db664b3e09fe697689092ed.jpg

Mostrando os Coolers na frente e o Fan hub que foi necessário para usar as 4 Fans.

Gabinite(2).thumb.jpg.9cd02263957faa503630d157bf59b923.jpg

Mostrando o Espaço da GPU do Gabinete (Espero que não seja um problema e que a RTX 4060 não precisa de mais espaço para baixo) e do Cooler Blizzard T2.

O Water Cooler iria em cima removendo a Fan Branca, ou eu posso usar a Blizzard T2 daquela forma mesmo?

Postado
43 minutos atrás, Kinos disse:

e já fui avisado que minha fonte tem que ser trocada por ser categorizado como "Troque Imediatamente" (Não sei como está durando 5 anos)

É uma fonte bem meia boca, mas eu não chamaria de "troque com urgência".

44 minutos atrás, Kinos disse:
  • GPU: Nvidia GTX 1050ti → a ser trocado por uma RTX 4060 (De olho nessa na Kabum)

Muito caro isso aí, troque por uma 3070 que, além de melhor, de brinde também é mais barata.

44 minutos atrás, Kinos disse:

Gostaria de saber se seria bom eu adquirir um Water Cooler ou se continuo usando o Blizzard T2, se seria bom adquirir um Water Cooler

Antes de colocar WC, pegue um gabinete que preste.

46 minutos atrás, Kinos disse:

Eu estava de olho no Rise Mode 240mm RM-WCB-02-RGB (Kabum), porém pelo jeito é uma marca nova no mercado sem muito feedback, também vi comentário no Vídeo da kabum no youtube dizendo que dura 1-2 anos e que a água evapora, que tinha somente 10% de água, eu não tenho conhecimentos em Water Cooler, vou deixar informações aqui que eu pense que seja útil.

Esquece esse clickbait, o cooler teria falhado muito antes de chegar em apenas 10%. Não que seja um produto de "qualidade", mas também não é ruim assim. Pelo preço, vale.

48 minutos atrás, Kinos disse:
  • Quando jogo e coloco a mão em cima da Fan retirando o Ar, vem Ar quente, quando coloco o rosto no topo do Gabinite e da Fan (que tira ar em cima) da sensação de ar abafado dentro do gabinete)

Sim, porque seu gabinete é um lixo. Paciência, é de uma época que ninguém se preocupava de ter um bom design. No meio tempo, você pode arrancar fora o painel frontal.

Postado
38 minutos atrás, Imakuni disse:

É uma fonte bem meia boca, mas eu não chamaria de "troque com urgência".

Então posso continuar usando com a RTX 4060? Tava com medo de estragar por causa da fonte.

38 minutos atrás, Imakuni disse:

Muito caro isso aí, troque por uma 3070 que, além de melhor, de brinde também é mais barata.

3070 esta mais caro que a 4060 na Kabum, Pichau e Terabyte.

40 minutos atrás, Imakuni disse:

Antes de colocar WC, pegue um gabinete que preste.

...

Sim, porque seu gabinete é um lixo. Paciência, é de uma época que ninguém se preocupava de ter um bom design. No meio tempo, você pode arrancar fora o painel frontal.

Tirei o painel frontal, sempre fiquei com duvida se estava mesmo puxando ar com aquele painel, mas ignorava logo em seguida.

Alguma gabinete de recomendação? Se possível algo que pareça simples, por isso eu tinha pego esse gabinete 4 anos atrás.

Eu tenho uns 3200 para poder gastar em:

• GPU
  • Water Cooler
  • SSD PCI NVMe 1TB
  • Fonte
  • Controle Xbox PC (que possa usar cabo)

Já estava removendo o controle da lista para poder comprar GPU, WC e SSD.

Com o aviso da fonte sendo Tier F (para trocar imediato), eu tive que remover também o SSD da lista para ter a fonte, pois o SSD ficou mais caro que a uns 2~5 meses atrás (antes era uns 250~300 e agora esta uns 500~600).

E agora tem o Gabinete, ou eu removo a fonte ou o WC, ou deixo sem painel frontal mesmo, o medo é de entrar insetos dentro, consegui tampar a entrada do leitor de CD, mas ainda tem uns pequenos buracos onde ia o encaixe do painel frontal.

44 minutos atrás, Imakuni disse:

Esquece esse clickbait, o cooler teria falhado muito antes de chegar em apenas 10%. Não que seja um produto de "qualidade", mas também não é ruim assim. Pelo preço, vale.

Isso é que eu temo quando tem gente falando muita coisa boa, tenho medo que seja comentário pago, por isso venho perguntando aqui para ter opiniões de gente que sabe mais sobre isso do que eu.

Alguma recomendação de WC mesmo que seja custo x beneficio mais do que o da Rise Mode?

Postado
1 hora atrás, Kinos disse:

Sim, o Blizzard T2 na ASUS Prime B450M-Gaming/br fica puxando ar de baixo (placa de Vídeo) para cima.

O ideal é puxar o ar que vem da frente do gabinete, puxar o ar que vem da placa de vídeo não é o ideal pois é um ar quente.

já fui avisado que minha fonte tem que ser trocada por ser categorizado como "Troque Imediatamente" (Não sei como está durando 5 anos)

Fonte ruim até que dura bastante, o que não dura é o hardware que está ligado nela.

Postado
25 minutos atrás, Tiberio disse:

O ideal é puxar o ar que vem da frente do gabinete, puxar o ar que vem da placa de vídeo não é o ideal pois é um ar quente.

Não sei se todos os coolers nessa placa-mãe para processador AMD fica daquele jeito ou não, por isso eu pensei em adquirir um Water Cooler já que o radiador fica com as fans em cima deixando o centro mais livre para o ar da frente.

28 minutos atrás, Tiberio disse:

Fonte ruim até que dura bastante, o que não dura é o hardware que está ligado nela.

Usei essa fonte por 1 ano e meio no meu PC antigo antes de dar upgrade na placa-mãe, memória, CPU e gabinete a uns 4 anos atrás e não deu problema, o meu PC antigo ainda está funcionando até hoje sendo usado por familiares.

Se ninguém tivesse me avisado que a fonte é ruim, eu iria usar até dar problema, o problema é que temos duas dessa fonte aqui e ambos o PC estão de boa.

Postado
4 minutos atrás, Kinos disse:

Se ninguém tivesse me avisado que a fonte é ruim, eu iria usar até dar problema, o problema é que temos duas dessa fonte aqui e ambos o PC estão de boa.

Acredito que não tenha tido problemas ainda porque ela está superdimensionada, essa sua configuração com a GTX 1050ti não chega a consumir 300w.

Postado
26 minutos atrás, Tiberio disse:

Acredito que não tenha tido problemas ainda porque ela está superdimensionada, essa sua configuração com a GTX 1050ti não chega a consumir 300w.

Faz sentido, o outro PC tem uma GTX 750 bem antiga, então não puxa muito também.

Vou adquirir uma nova fonte, provavelmente a que me foi recomendada em outro post (Cooler Master MWE 600W MPE-6001-ACAAB-BR) ou outra dentro das recomendadas no site das PSU Tier list, e deixar essa que eu tenha como reserva para os PC mais fraco aqui.

Acho que vou manter o meu gabinete e só ter a parte frontal removida para puxar mais ar.

Agora sobre o WC, pode ser que eu vá com a Rise Mode 240mm RM-WCB-02-RGB mesmo se não tive problemas, eu não faço overclock no Ryzen 5 3600 e atualmente o uso fica por volta de 50% enquanto jogo e uso navegador (talvez um pouco mais), não sei se aumentara muito ao adquirir a nova 4060.

Postado
2 minutos atrás, Tiberio disse:

Até a Cooler Master MWE V2 Bronze de 450w já será suficiente para suportar uma configuração com a RTX 4060, que tem um consumo de apenas 140w.

MSI GeForce RTX 4060 Gaming X Review - Power Consumption  TechPowerUp.png

Eu estava me referindo ao processo da CPU que talvez não precisa de um Water Cooler tão bom assim já que eu não dou overclock e não vai a 100% de uso, talvez o da Rise Mode que linkei seja o suficiente (não tenho certeza)

Mas sobre a fonte, seria melhor adquirir um menos de 600W já que não pretendo mudar o meu PC por uns bons anos?

No fim eu desejo meu PC ser isso:

• Placa-mãe: ASUS Prime B450M-GAMING/BR (Atual)
  • CPU: AMD Ryzen 5 3600 (Atual)
  • memória RAM: 4x 8gb DDR4 3000mhz (Atualmente tenho 2x 8b, pretendo mais 2x para finalizar depois)
  • GPU: Nvidia Geforece RTX 4060 (A comprar)
  • Refrigeração: Water Cooler 240mm (A comprar), Fan hub (Tenho), 2x Fans 120mm puxando ar (Tenho) e 1x Fan 120mm tirando Ar (Tenho).
  • Armazenamento: 1x SSD PCIe NVMe 1TB (A comprar eventualmente), 1x SSD 250GB (Tenho) e 1x HD 500GB (tenho).
  • Fonte: Uma boa que não de ***** no PC.

Acredito que seja tudo isso que puxe energia, se não precisar ter fonte de 600W talvez eu compre uma de menos.

Postado

@Kinos Essa sua configuração tem um consumo em torno de 300w, sendo assim uma boa fonte de 450w já será mais do que suficiente.

Cálculo do consumo 👇

https://outervision.com/b/rpvuWU

9 horas atrás, Kinos disse:

seria melhor adquirir um menos de 600W já que não pretendo mudar o meu PC por uns bons anos?

O tópico abaixo explica os motivos pelas quais não se deve superdimensionar a fonte

9 horas atrás, Kinos disse:

Refrigeração: Water Cooler 240mm (A comprar),

Um water cooler eu não compraria, primeiro colocaria o seu atual air cooler na posição correta e caso o processador continue esquentando pegaria um Deepcool Gammaxx AG400

Postado
Citação

Essa sua configuração tem um consumo em torno de 300w, sendo assim uma boa fonte de 450w já será mais do que suficiente.

Cálculo do consumo

https://outervision.com/b/rpvuWU

Nice, valeu. Pensava que gastava muito mais, vou dar uma olhada numas fontes de 400-500W boa na psu tier list

3 horas atrás, Tiberio disse:

Um water cooler eu não compraria, primeiro colocaria o seu atual air cooler na posição correta e caso o processador continue esquentando pegaria um Deepcool Gammaxx AG400

Não acho que tenha como mudar a posição do Blizzard T2 na minha placa-mãe, já que o Cooler suporte são em cima e embaixo do processador, por isso queria pegar um novo cooler e pensei que um water cooler seria melhor.

spacer.png

A principio mesmo meu Gabinete sendo um "lixo" e o Cooler pegando o ar da placa de Vídeo, quando eu não estou jogando de acordo com o HWMonitor Placa-mãe, SSD e CPU fica entre 45-50ºC e GPU e HD fica abaixo de 40ºC, isso sem o painel frontal, mais tarde eu testo ele com o painel frontal.

Quando eu jogo tudo fica entre 50-60ºC, de vez enquanto o processador vai para 70-78ºC por uns 2 segundos e cai para 50-60ºC, pelo o que eu pesquisei se tiver abaixo de 65ºC esta bom, mas não tenho certeza.

Postado

A principio mesmo meu Gabinete sendo um "lixo" e o Cooler pegando o ar da placa de Vídeo, quando eu não estou jogando de acordo com o HWMonitor Placa-mãe, SSD e CPU fica entre 45-50ºC e GPU e HD fica abaixo de 40ºC, isso sem o painel frontal, mais tarde eu testo ele com o painel frontal.

Quando eu jogo tudo fica entre 50-60ºC, de vez enquanto o processador vai para 70-78ºC por uns 2 segundos e cai para 50-60ºC, pelo o que eu pesquisei se tiver abaixo de 65ºC esta bom, mas não tenho certeza.

Ok minto, Jogando Lost ark CPU fica entre 65-68ºC a 45% de uso, pelo menos eu não vi ir para 70ºC ainda.

Mas eu não lembro de ter trocado pasta termina no CPU nos ultimos 4 anos (talvez tenha trocado a 2 anos atrás), pode ser por isso que está alto.

GPU fica em 70% a 100% de uso enquanto jogo já que a placa é meio fraca.

• Solução
Postado
Citação

Não acho que tenha como mudar a posição do Blizzard T2 na minha placa-mãe

Isso mesmo, esse T2 é cooler antigo ~ 2012-14; fica a 90 graus da posição ideal em placa da AMD.

Em 09/02/2024 às 19:31, Kinos disse:

Não motivos para comprar WC para um Ryzen 3600, pois sem overclock pode resfriar bem com um cooler de R$ 130,00 como o DeepCol AG400.

Mas se faz questão de WC - virou "modinha"; compre um de boa marca, tradicional no ramo, que tenha garantia maior. Exemplo.

Cooler Master Master Liquid ML240L - tem versão sem LED; garantia de 2 anos.

DeepCool Castle V2 - sem LED nos fans, tem ARGB no display do bloco, é só deixar o cabo desligado, Garantia de 3 anos.

Rise Mode é marca de fantasia, destas que compram produtos "white label" (OEM) de fabricação barata e qualidade meia boca da China, e vende com sua etiqueta, então se o WC dura 2 anos esta de bom tamanho. Preço baixo tem seu "preço":

“The bitterness of poor quality remains long after the sweetness of low price is forgotten.” - Benjamin Franklin.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Isso mesmo, esse T2 é cooler antigo ~ 2012-14; fica a 90 graus da posição ideal em placa da AMD.

Não motivos para comprar WC para um Ryzen 3600, pois sem overclock pode resfriar bem com um cooler de R$ 130,00 como o DeepCol AG400.

Mas se faz questão de WC - virou "modinha"; compre um de boa marca, tradicional no ramo, que tenha garantia maior. Exemplo.

Não vou negar mas meio tava indo na modinha do WC mesmo, sempre gostei do conceito do WC, mas tem bastante coisa para dar problema a longo prazo, motor estragando, vazamento e a principio o fluído some aos poucos (provavelmente evapora).

Como eu quero ter algo por bastante tempo, vou de Air cooler mesmo, já vi que o deepcol AG400 não vai ficar virado para baixo, então vou com ele mesmo, a não ser que tenha um mais "potente".

Postado
13 horas atrás, Kinos disse:

... já vi que o deepcol AG400 não vai ficar virado para baixo, então vou com ele mesmo, a não ser que tenha um mais "potente".

Até R$ 200,00 não tem air cooler melhor, a não ser a versão AG400 PLUS - R$ 154,00 que vem com dois fans - push-pull; baixa uns 2 graus a mais.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...