Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais são os critérios de um Gabinete com bom Air Flow? alguma recomendação?


Posts recomendados

Eu tenho um Sharkoon S1000 Micro ATX, porém fui avisado que tem um air flow ruim, provavelmente por causa do painel frontal, e que eu deveria trocar antes de adquirir um novo cooler (estava pensando num Water Cooler).

Eu fiz o que me recomendaram e removi o painel frontal, removi a tampa do leitor de CD/DVD do painel frontal e tampei a entrada do leitor que não tenho (Em linha vermelha) e estava pensando em por fita isolante nos encaixe do painel frontal (linha verdes), não sei se devo por no das linhas laranja que vai para a parte de trás com os cabos da fonte.

gabinete.png.8b217d8cbebbd64c38e8f26e26d50e56.png

 

Eu tenho 2 fans frontais puxando ar para dentro e duas fans tirando ar (on atrás e no topo mais atrás). CPU cooler pega ar da direção da placa de Vídeo e joga para cima no topo do monitor (a unica outra direção que posso por é de cima pra baixo)

De acordo com o HWMonitor quando não estou jogando fica não passa de 50ºC (so GPU que fica em 40ºC) e quando jogo não passa de 70ºC com GPU em 95~100% de uso e CPU a 40-50%. No stress test do CPU-Z foi para 80ºC o CPU a 100% de uso, porém não testei muito.

 

Eu tenho esse setup a quase 4 anos e gostaria de ter por mais 7 anos, devo mesmo trocar o Gabinete ou só trocar o CPU cooler?

Se precisar trocar mesmo após eu ter removido o painel frontal e talvez por fita isolante no buracos (se não for uma péssima ideia), tem alguma recomendação de gabinete e quais são os requerimentos de te rum bom Air flow?

 

Eu vejo um monte de gabinete com vidro na frente, da sensação de ser muito pior que o meu (mas eu não sei nada disso), deve ser estilo igual esse da Rise mode (caramba eles estão em todo que é peça) com mais espaço aberto no painel frontal com 3 fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

... quando jogo não passa de 70ºC com GPU em 95~100% de uso e CPU a 40-50%. 

 

As temperaturas estão boas.

 

Você esta usando o gabinete sem o painel frontal? 


Se estiver e não se incomodar com isso, não precisa trocar.

 

Tapar os furos indicados não trará beneficio, e fita isolante com o tempo fica soltado com a cola "melequenta".

 

Esse gabinete Rise Mode do link tem boa entrada de ar frontal, mas os buracos muito grande facilita a entrada de poeira, quando o painel é "mesh" (malha) com tela fina deixa entrar ar e restringe um pouco a poeira.

 

Tem um defeito típico de gabinetes baratos, o espelho da placa-mãe vai até perto do teto, o que pode impedir instalar radiador WC e em alguns casos até mesmo fans no topo, se a placa-mãe tiver carenagem no dissipador do VRM. E nas descrição nem informa o espaço para GPU.

 

Na categoria "barato", acho que o Pichau Kazan é uma opção melhor, tem mais espaço. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Você esta usando o gabinete sem o painel frontal? 


Se estiver e não se incomodar com isso, não precisa trocar.

 

Tapar os furos indicados não trará beneficio, e fita isolante com o tempo fica soltado com a cola "melequenta"

 

Sem tirei o painel frontal pois foi recomendado e fez sentido para mim, só pensei em tapar os furos para não entrar insetos por ali.

 

 

22 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Esse gabinete Rise Mode do link tem boa entrada de ar frontal, mas os buracos muito grande facilita a entrada de poeira, quando o painel é "mesh" (malha) com tela fina deixa entrar ar e restringe um pouco a poeira.

 

Tem um defeito típico de gabinetes baratos, o espelho da placa-mãe vai até perto do teto, o que pode impedir instalar radiador WC e em alguns casos até mesmo fans no topo, se a placa-mãe tiver carenagem no dissipador do VRM. E nas descrição nem informa o espaço para GPU.

 

Na categoria "barato", acho que o Pichau Kazan é uma opção melhor, tem mais espaço.

Nem sabia que o espaço do espelho da placa-mãe podia ser um problema.

Eu vi um Vídeo daquele gabinete e o meu tem praticamente o mesmo espaço em cima do espelho, é o suficiente para uma fan, mas não sei sobre radiador + fan, o meu gabinete diz que aceita um WC de 240mm até um de 280mm (nunca vi um).

Eu estava pensando em comprar um Water Cooler pois eu pretendo comprar uma nova GPU (RTX 4060), eu não sei se com a nova GPU vai aumentar o uso da CPU e aumentar a temperatura.

 

Sobre WC de 240mm, seria melhor instalar atrás (1 e 2) ou na frente (2 e 3)?

 

fans.thumb.png.24a8502b4e3dbc8bb78a1ee419f87d09.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Kinos disse:

... pensei em tapar os furos para não entrar insetos por ali.

 

Bem, por esse motivo não tem contra indicação tapar os buracos.

 

Como regra geral a melhor posição para colocar o radiador de WC é no topo do gabinete, pois é o melhor equilíbrio entre a temperatura do CPU, da GPU, do VRM da placa-mãe.

 

Se instalar na frente até baixa 1-23 graus a mais a temperatura do CPU, mas vai prejudicar a GPU e a placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!