Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca fans fontais 3x120mm por 2x140mm reduziriam a temperatura da GPU?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Bom dia!
Metade das fans do meu gabinete vieram com ele e minha gpu em full load está batendo 78 graus, atualmente tenho 5 fans, 3 intake e 2 jogando o ar para fora.


A minha dúvida é a seguinte, valeria a pena comprar 3 fans 140mm e colocar 2 na frente e uma atrás? Reduziria o barulho e temperatura da gpu?

Se sim, a Cooler Master Sickleflow 140 é um bom fan ou eu deveria investir em algo acima?

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não acho que trocar 3x 120mm por 2x 140mm mude muita coisa. Se as fans já são boas, coloque 2 no topo ou invés de uma traseira e veja se muda algo.

 

Se não, colocar 3x 120mm melhores na frente.

Se seu gabinete tivesse suporte, acredito que colocando em baixo da placa de vídeo pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Troca fans fontais 3x120mm por 2x140mm reduziriam a temperatura da GPU?

@Pedroou As 3 fans que estão na frente vieram com o gabinete e as 2 traseiras são uma da gamdias que um colega me deu (acredito que são de algum kit deles com controladora), não acho que nenhume delas seja boa na verdade.

 

Eu li em um post aqui que se o cpu cooler puxa ar da frente do gabinete, é interessante não colocar dois fans em cima para não puxar ar antes de chegar no cooler, isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 minutos atrás, JamisGordo disse:

Eu li em um post aqui que se o cpu cooler puxa ar da frente do gabinete, é interessante não colocar dois fans em cima para não puxar ar antes de chegar no cooler, isso procede?

Se uma fan ficar atrás do cooler CPU, só vai ter uma fan na frente "roubando" ar frio. Não acho que seja seu caso.

Se a temperatura dele for boa, vai mudar 1 ou 2 graus talvez. Mas vale o teste. Qual processador e cooler usa?

 

Se conseguir colocar a fan 140mm para baixo na mesma altura da 120mm, aí pode ter alguma melhora.

 

Sem título.png

 

No Montech já é diferente. Veja: 

Sem título1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pedroou disse:

Se uma fan ficar atrás do cooler CPU, só vai ter uma fan na frente "roubando" ar frio. Não acho que seja seu caso.

Se a temperatura dele for boa, vai mudar 1 ou 2 graus talvez. Mas vale o teste. Qual processador e cooler usa?

 

Se conseguir colocar a fan 140mm para baixo na mesma altura da 120mm, aí pode ter alguma melhora.

 

Sem título.png

 

Tenho um Ryzen 7 5700X e um Gammaxx 400 V2 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Veja as especificações:

24 minutos atrás, JamisGordo disse:

Cooler Master Sickleflow 140

Compara com as de 120mm. Não acho que seja muita diferença. 

Ainda penso ser melhor colocar 3x 120mm.

 

Mas faz o teste usando 2 no topo e veja se a temperatura do processador aumenta, talvez só ajustando a curva de fans se mantenha a mesma coisa.

@1lokos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Pedroou disse:

Veja as especificações:

Compara com as de 120mm. Não acho que seja muita diferença. 

Ainda penso ser melhor colocar 3x 120mm.

 

Mas faz o teste usando 2 no topo e veja se a temperatura do processador aumenta, talvez só ajustando a curva de fans se mantenha a mesma coisa.

@1lokos

Vou fazer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete só terá influencia significativa na temperatura da GPU caso ele não proporcione circulação de ar nenhuma. Certifique-se que você tem ventoinhas trabalhando como ventiladores (pela frente e/ou por baixo) e como exaustores (por trás e/ou por cima) no seu gabinete, se tiver apenas ventiladores, a circulação de ar não será muito efetiva.

 

78ºC não é nenhuma temperatura absurda para GPU, dependendo do modelo pode até ser normal, o que surtiria mais efeito aí provavelmente seria um undervolting. Minha GPU também costumava trabalhar na faixa dos 70-75ºC em stock (talvez até um pouco mais, não lembro) e o ruídos das ventoinhas era um pouco alto para o meu gosto, estou usando undervolting nela desde nova, reduziu pelo menos uns 10ºC além de deixar o ruído das ventoinhas tolerável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

O gabinete só terá influencia significativa na temperatura da GPU caso ele não proporcione circulação de ar nenhuma. Certifique-se que você tem ventoinhas trabalhando como ventiladores (pela frente e/ou por baixo) e como exaustores (por trás e/ou por cima) no seu gabinete, se tiver apenas ventiladores, a circulação de ar não será muito efetiva.

 

78ºC não é nenhuma temperatura absurda para GPU, dependendo do modelo pode até ser normal, o que surtiria mais efeito aí provavelmente seria um undervolting. Minha GPU também costumava trabalhar na faixa dos 70-75ºC em stock (talvez até um pouco mais, não lembro) e o ruídos das ventoinhas era um pouco alto para o meu gosto, estou usando undervolting nela desde nova, reduziu pelo menos uns 10ºC além de deixar o ruído das ventoinhas tolerável.

No caso isso foi após o undervolt, reduzi de 1200mV para 1160mV, como meu computador fica perto de mim, reduzi a velocidade das fans para não fazer tanto barulho, em full load elas estão em 50%.

Acredito que as fans estejam direcionadas do lado correto mas ao colocar a mão perto elas não parecem muito potentes, teoricamente se eu trocasse por de 140mm, reduziria o barulho. A dúvida era se o investimento ajudaria com a temperatura, no caso, minha gpu tem uma construção de refrigeração ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, JamisGordo disse:

No caso isso foi após o undervolt, reduzi de 1200mV para 1160mV, como meu computador fica perto de mim, reduzi a velocidade das fans para não fazer tanto barulho, em full load elas estão em 50%.

Cara, 40mV de redução eu nem faz grandes efeitos. Aqui eu reduzi de 1050mV para 825mV, por isso o impacto foi grande. Pra isso eu reduzi o GPU clock em cerca de 100MHz, mas aumentei a memória de 6000MHz para 7500MHz pra compensar, ficou praticamente o mesmo desempenho em stock (margem de 2-3% de diferença). Só que minha placa veio "sorteada" com memórias da Samsung, elas são boas de overclock, nem todo mundo consegue aumentar +1500MHz na memória assim. Para não precisar reduzir o clock da CPU eu conseguia deixar a 900mV, o que já dá uma melhoria boa também.

 

5 minutos atrás, JamisGordo disse:

Acredito que as fans estejam direcionadas do lado correto mas ao colocar a mão perto elas não parecem muito potentes, teoricamente se eu trocasse por de 140mm, reduziria o barulho. A dúvida era se o investimento ajudaria com a temperatura, no caso, minha gpu tem uma construção de refrigeração ruim.

As ventoinhas do gabinete só precisam movimentar um pouco o ar pra forçar o calor a sair e o gabinete não virar uma estufa, não precisam ser uma turbina. O trabalho de aplicar pressão é da ventoinha que fica no dissipador do processador ou placa de vídeo. Até se você deixar as ventoinhas do gabinete na velocidade mínima vai fazer pouca diferença em relação a velocidade máxima. Tem ventoinhas com suporte a PWM que você consegue reduzir para a faixa dos 500-700 RPM, as minhas não tem suporte a controle por PWM, só via tensão, então consegui deixar em 1100 RPM, o ruído já fica OK pra mim, muito melhor do que o padrão de 1500 RPM. No caso eu tenho 4 no total, 2 na frente, 1 atrás e 1 em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JamisGordo disse:

Silverstone Fara 511z

 

Na especificação do Fara 511Z não diz quais as fans incluídas, mas é provável que sejam as Vista 120F - pode conferir na etiqueta sobre o motor.

  • Airflow: 48 CFM

  • Static Pressure: 1.26mmH2O
  • Noise Level: 23.1 dBA

As Cooler Master Sickleflow 140 movimentam mais ar - com mais ruído.

  • Fluxo de ar do Fan: 67 CFM ± 10%
  • Pressão de ar do Fan: 2,2 mmH2O ± 10%
  • Nível de Ruído do Fan: 10 - 27 dBA

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Cara, 40mV de redução eu nem faz grandes efeitos. Aqui eu reduzi de 1050mV para 825mV, por isso o impacto foi grande. Pra isso eu reduzi o GPU clock em cerca de 100MHz, mas aumentei a memória de 6000MHz para 7500MHz pra compensar, ficou praticamente o mesmo desempenho em stock (margem de 2-3% de diferença). Só que minha placa veio "sorteada" com memórias da Samsung, elas são boas de overclock, nem todo mundo consegue aumentar +1500MHz na memória assim. Para não precisar reduzir o clock da CPU eu conseguia deixar a 900mV, o que já dá uma melhoria boa também.

 

As ventoinhas do gabinete só precisam movimentar um pouco o ar pra forçar o calor a sair e o gabinete não virar uma estufa, não precisam ser uma turbina. O trabalho de aplicar pressão é da ventoinha que fica no dissipador do processador ou placa de vídeo. Até se você deixar as ventoinhas do gabinete na velocidade mínima vai fazer pouca diferença em relação a velocidade máxima. Tem ventoinhas com suporte a PWM que você consegue reduzir para a faixa dos 500-700 RPM, as minhas não tem suporte a controle por PWM, só via tensão, então consegui deixar em 1100 RPM, o ruído já fica OK pra mim, muito melhor do que o padrão de 1500 RPM. No caso eu tenho 4 no total, 2 na frente, 1 atrás e 1 em cima.

Então, eu não sei praticamente nada de undervolt, coloquei ontem em 1150mV e depois de umas duas horas meu pc apresentou problemas enquanto eu jogava um jogo mt leve, o clock eu reduzi de 2750 para 2600 de máxima e 2500 de mínima e deixei assim. Já li gente falando que minha placa n é muito boa de undervolt mas como n sei nada não posso confirmar.

 

38 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Na especificação do Fara 511Z não diz quais as fans incluídas, mas é provável que sejam as Vista 120F - pode conferir na etiqueta sobre o motor.

  • Airflow: 48 CFM

  • Static Pressure: 1.26mmH2O
  • Noise Level: 23.1 dBA

As Cooler Master Sickleflow 140 movimentam mais ar - com mais ruído.

  • Fluxo de ar do Fan: 67 CFM ± 10%
  • Pressão de ar do Fan: 2,2 mmH2O ± 10%
  • Nível de Ruído do Fan: 10 - 27 dBA

 

São essas fans mesmo, acha que faria muita diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, JamisGordo disse:

Então, eu não sei praticamente nada de undervolt, coloquei ontem em 1150mV e depois de umas duas horas meu pc apresentou problemas enquanto eu jogava um jogo mt leve, o clock eu reduzi de 2750 para 2600 de máxima e 2500 de mínima e deixei assim. Já li gente falando que minha placa n é muito boa de undervolt mas como n sei nada não posso confirmar.

 

Sugiro assistir uns vídeos com orientações sobre o assunto, não tem muito segredo de como funciona, só que é questão de tentativa e erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!