Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual tem o melhor airflow? Um gabinete maior ou um menor?


Posts recomendados

Eu quero comprar um desses dois gabinetes pro meu pc: Montech fighter 500 ou Montech X3 Mesh.
Só que o Fighter 500 tem 4 fans e é um pouco maior e tem mesh só na parte do fan da frente e cima na exaustão, já o X3 tem 6 fans e uma frontal inteira de mesh e em cima também.
O Fighter custa 240 reais e o X3 420. Qual é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabinetes maiores, em geral, tem airflow maior também. Acredito que ambos irão proporcionar basicamente a mesma temperatura interna. Depende também de qual equipamento você pretende montar (placa-mãe, processador, GPU, etc). Ah, e ambos são caracterizados como Mid Tower, essencialmente o mesmo tamanho. Basicamente a escolha ai é mais estética do que de fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, eu vou montar um pc de entrada com Ryzen 5 4600g.

Enquanto eu tava falando aqui eu vi que diminuiram o preço do gabinete com 6 fans, agora ele só ta uns 60 reais mais caro, não sei se tem tanta diferença de 4 fans pra 6 fans, mas acho que vou pegar o X3 MESH 6 fans mesmo

30 minutos atrás, Lokateu disse:

Gabinetes maiores, em geral, tem airflow maior também. Acredito que ambos irão proporcionar basicamente a mesma temperatura interna. Depende também de qual equipamento você pretende montar (placa-mãe, processador, GPU, etc). Ah, e ambos são caracterizados como Mid Tower, essencialmente o mesmo tamanho. Basicamente a escolha ai é mais estética do que de fluxo de ar.

@Lokateu

Ah sim, eu vou montar um pc de entrada com Ryzen 5 4600g.

Enquanto eu tava falando aqui eu vi que diminuiram o preço do gabinete com 6 fans, agora ele só ta uns 60 reais mais caro, não sei se tem tanta diferença de 4 fans pra 6 fans, mas acho que vou pegar o X3 MESH 6 fans mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vinizin12 disse:

O Fighter custa 240 reais e o X3 420. Qual é melhor?

 

Mais do que o tamanho o desenho do gabinete tem mais influencia no airflow, a frente do Fighter 500 tem pouca entrada de ar frontal o que prejudica o airflow.

 

O X3 tem airflow melhor (o review do Gamers Nexus confirma) mas é curto - o que limita as opções de GPU; vem com fans bem meia boca (Molex, LED rainbow), só vale a pena quando esta por menos de R$ 300,00 e você só pode gastar este valor.

 

Por R$ 420,00 tem o Montech Air 903 é um gabinete superior aos dois e vem com fans de alta performance, além de ter versão que custa menos que os R$ 420,00 do X3.

 

Se bem que para um Ryzen 5600G tanto faz, o ideal é o que for mais barato.

 

O Pichau Kazan 2 é um gabinete melhor que o Fighter 500 e mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Então, enquanto eu estava escrevendo esse post eles abaixaram o preço do X3, agora ele está por 280 a vista e 340 no cartão. Eu não ligo muito pra questão do RGB dele ser estático, mas sobre os cabos Molex, você acha que é um problema muito grande? Não entendo muito sobre molex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o fan é Molex é ligado direto na fonte e não tem controle de rotação pela curva de fans do BIOS, ou seja é barulhento o tempo todo, mesmo quando o PC esta em uso leve e não precisa de tanta refrigeração.

 

Se não se importa com isso, a outra contraindicação é a mencionada limitação de GPU, o que exclui o uso de algumas "triple fan". 

  • Comprimento máximo VGA: Até 305mm de comprimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Bom, atualmente eu jogo no meu xbox e mesmo sendo pequeno ele é MUITO barulhento quando eu to jogando algo pesado, parece uma turbina.

Então acho que isso não iria me incomodar tanto assim, com certeza deve ser mais silencioso que meu xbox mesmo assim.

Essa placa-mãe a520m-e tem entrada pra fans ARGB? https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a520m-e/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas ASUS Prime básicas são direcionadas para o mercado "PC de escritório", então não firulas como conetor de LED frufru 😛 

 

Só tem o conector da ventoinha do cooler (CPU_FAN) um conector auxiliar (CHA_FAN), em negrito na lista de conectores:

  • Portas de E / S internas:
  • - 2x conector(es) USB 2.0, com suporte a 4 porta(s) USB 2.0 adicionais
  • - 1x conector(es) de ventoinha do processador
  • - 4x conector(es) SATA 6Gb/s
  • - 1x conector(es) de ventoinha do chassi
  • - 1x leitor(es) externo(s) S/PDIF
  • - 1x conector(es) de energia EATX de 24 pinos
  • - 1x soquete M.2 com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (SATA & modo PCIE 3.0 x 4)
  • - 1x conector(es) de áudio para o painel frontal (AAFP)
  • - 1x conector(es) USB 3.2 Gen 1 (até 5Gbps) para 2 porta(s) USB 3.2 Gen 1 adicionais
  • - 1x conector(es) SPI TPM
  • - 1x conector(es) de energia de 8 pinos EATX 12V
  • - 1x jumper Clear CMOS
  • - 1x conector(es) do painel do sistema
  • - 1x conector(es) de Speaker
  • - 1x conector(es) para porta COM

Nem a Prime A520M-A que tem dissipador no VRM tem este tipo de conector de LED, tem na TUF A520M-Plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Muito obrigado amigo, decidi que vou pegar o gabinete Montech Air 100, ele é Mini Tower, vem com 4 fans e tem uma controladora ARGB que dá pra trocar pelo botão reset.

Sobre esse conector de chassi, eu vi que algumas placas mães tem o SYS_FAN e outras tem o CHA_FAN. Tem alguma diferença de um pra outro, ou os dois fazem exatamente a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Vinizin12 disse:

Sobre esse conector de chassi, eu vi que algumas placas mães tem o SYS_FAN e outras tem o CHA_FAN. Tem alguma diferença de um pra outro, ou os dois fazem exatamente a mesma coisa?

 

São a mesma coisa, é que a ASUS para complicar usa um nome (CHA_FAN) diferente dos outros fabricantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Ah sim, entendi, muito obrigado mesmo amigo! Vou pegar o gabinete Montech Air 100, ele é Mini Tower e acho que mesmo tendo 3 fans de 120mm na frente (o X3 Mesh tem 3 de 140mm na frente) acho que não vai dar tanta diferença na temperatura e vai ser um setup mais elegante com fans já na controladora, obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!