Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Descanse em paz" (R.I.P.) fonte Minipa. Bem-vinda fonte FrankNipa (DIY)


Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Pessoal.

Minha fonte Minipa queimou pela segunda vez.☹️

Depois de tentar criar o circuito dela, para poder entender e consertar, percebi que estava levando muito tempo. Fiquei "fulo" e decidi canibalizar a fonte.

Sei que a Minipa conserta a fonte, porém o custo é alto, não valendo a pena. Considere enviar uma fonte daquela, volumosa e pesada, pelos correios. Ida e volta. Some o custo do conserto.

Além disso verifiquei, que a tensão de entrada do trafo era para 110Vca. Ligando em 127Vca a tensão retificada aumenta em 15%. Talvez esta tenha sido a causa do problema. Não tenho como confirmar.

Já tinha visto alguns vídeos no YouTube em que diversas fontes eram construídas por um preço bem inferior a uma nova fonte. 

Com esse novo tipo de fonte, modular, não há problema. Caso deixe de funcionar, basta repor o módulo pifado. O custo do reparo é bem menor e você dispõe do circuito criado.

Aproveitei a caixa da fonte e alguns componentes, dentre eles o transformador. Porém admito, se eu tivesse que refazer esta fonte, eu descartaria até o transformador, uma vez que ele ocupa cerca de 50% do espaço interno disponível. Em razão de ter usado o transformador, eu tive que compactar o restante dos módulos, o que quase acabou de ficar muitos fios expostos.

Fiz um vídeo apenas para registrar o evento. 

Ele poderá ser visto no link a seguir.

MOR_AL

  • Curtir 4
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal Moris. Permita-me..

 

Era uma vez uma fonte linear de 1981 de múltiplas saídas que tinha la no trãmpo. Há uns 30 anos atrás ia ser descartada. Trouxe ela pra casa pra fazer o mesmo pois a caixa dela é de boa qualidade e bem maior que a sua... Tá até hoje no meu i.m.l. kk junto com um osciloscópio de tubo e muitos etc descartados por obsolescência e afins.

De fato pensei em fazer o mesmo que você fez com regulador chaveado. Há a questão do ruído do chaveamento que pode (ou nem) interferir em circuitos frutinhas. Teorizei em fazer um híbrido chaveado até a V um pouco maior que a saída e linear pra esta... Mas é só coisa da minha cabeça (de bagre) mesmo.

 

Acho bem inspiradora sua vontade, capacidade e conclusão deste tipo de projeto. Mesmo com as tribulações inerentes a existência humana (avançada 😁) você avança e alcança. Espero que alcance e inspire também as jovens mentes que frequentam e usufruem deste forum🙂

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Há a questão do ruído do chaveamento que pode (ou nem) interferir em circuitos frutinhas.

É verdade. Eu pensei nesta possibilidade, mas...:

1 - Tomei o exemplo das fontes ATX, que são chaveadas. Mesmo assim, se der problema, ainda posso colocar um filtro LC na saída da fonte.

2 - Como fiz isso com a minha fonte Minipa que deu problema, acredito que a segunda fonte Minipa que possuo (vide ela no vídeo, na lateral superior direita, aos 15s), vai ficar quietinha e ressabiada com o seu provável futuro, caso ela venha a falhar. Hehehehe!🤣🤣🤣🤣🤣

MOR_AL

1 hora atrás, .if disse:

Tá até hoje no meu i.m.l. kk junto com um osciloscópio de tubo e muitos etc descartados por obsolescência e afins.

KKKKK!

Também tenho o IML de peças sucatas, mas acho que o seu IML é bem mais completo que o meu.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a montagem com os módulos "simples" e funcional. 

 

Estava fazendo justamente ao contrário, em 2022 comecei a montar do zero (sim, do zero mesmo pois até o trafo foi eu que enrolei).

É uma fonte baseada nessas minipas de um esquema que postaram aqui no fórum. 

Ficou pela metade, pois preciso da fonte pra tocar outros projetos e desde então está funcionando parcialmente. 

3 horas atrás, .if disse:

Era uma vez uma fonte linear de 1981 de múltiplas saídas que tinha la no trãmpo.

Acho que já comentei aqui num outro tópico, mas me fez lembrar que lá no meu trabalho tem duas fontes antigas, a "cara" delas é da década de 80 também. 

De acordo com os mostradores do painel temos tensão máxima de 20V uma corrente de 100A (se realmente chega a isso, não sei). 

Mas talvez chegue, pois a alimentação é trifásica com fases de 380V. 

E o mais interessante, no painel diz: "FONTE DE ALIMENTAÇÃO TIRISTORIZADA ESTABILIZADA". 

Nunca a vi por dentro, mas fico pensando se os tais tiristores estão na entrada ou na saída do transformador?!

Na saída economiza com diodos, e na entrada a corrente é baixa. 

Mesmo assim nas tensões mais baixas, ainda que seja trifásica o ripple deve ser muito grande. 

Porém lá não faz diferença, afinal essas fontes estão meio naquela de usar canhão pra matar passarinho, pois só serve pra testar peças de carro como máquinas de vidro e travas elétricas. O ponteiro da corrente praticamente nem mexe. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Estava fazendo justamente ao contrário, em 2022 comecei a montar do zero (sim, do zero mesmo pois até o trafo foi eu que enrolei).

É uma fonte baseada nessas minipas de um esquema que postaram aqui no fórum. 

Eu fiz uma fonte com o CI LM723 na década de 80. Tenho ela até hoje. Sabe porque? Porque eu projetei e consequentemente, possuo (nem sei mais onde está guardado) o esquema. 

Quando se tem o diagrama esquemático, pode-se analisar e consertar mais rápido.

No meu caso, a fonte era bem simples, sem muitas peças, fácil de resolver qualquer problema que ela venha a ter.

O transistor de potência é um 2N3055, com encapsulamento TO3.

No ano passado eu incluí um mostrador de tensão nela. Aqueles com três displays numéricos.

Fonte_Com_LM723.thumb.jpg.6cc1513b9cea935a287c4ed3d8bafb68.jpg

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MOR_AL disse:

Eu fiz uma fonte com o CI LM723 na década de 80. Tenho ela até hoje. Sabe porque? Porque eu projetei e consequentemente, possuo (nem sei mais onde está guardado) o esquema. 

Quando se tem o diagrama esquemático, pode-se analisar e consertar mais rápido.

No meu caso, a fonte era bem simples, sem muitas peças, fácil de resolver qualquer problema que ela venha a ter.

O transistor de potência é um 2N3055, com encapsulamento TO3.

Olha, você já postou mais fotos dela aqui no fórum. 

Eu levantei o esquema a partir da placa e fiz uma dessas, mas essa fonte está com meu pai. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 horas atrás, Renato.88 disse:

Olha, você já postou mais fotos dela aqui no fórum. 

Eu levantei o esquema a partir da placa e fiz uma dessas, mas essa fonte está com meu pai. 

Acabei descobrindo onde.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1346671-dissipador-com-ventilador-ou-somente-ventilador/#comments

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!