Ir ao conteúdo

Até quando será seguro utilizar esse SSD? Kingston A400 240GB | 36% Saúde

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

• Solução
Postado

@TheDemonLena Como backup o disco não costuma receber muitas gravações, numa conta rapida se esses 130TBW gravados ai representam 64% da vida util da a NAND, então esses 36% restantes representam mais  73TBW disponíveis pra gravar nesse SSD, o que daria pra apagar e regravar esse SSD quase 300 vezes...

Só não deixar ele mais de 5 anos parado sem ligar pra prevenir perca de dados que não deve ter problemas, e esses 73TBW ainda devem durar uns anos, alias muitos SSDs entram em modo somente leitura quanto atingem o TBW eles não morrem mas desabilitam novas gravações pra preservar os arquivos.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

Seu SSD tem um TBW bem baixo de 80 TB, você já passou do limite com mais de 130TB escritos. O valor de TBW que o fabricante coloca geralmente é bem conservador, mas a partir do momento que você cruza o limite, a confiabilidade dele vira uma loteria.

Screenshot_1.png.071704a5474490bc822fadb40e264c1c.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Como o Guilherme disse o TBW do A400 é bem baixo, como não sei a média de gravação diária sua, ainda mais por ser um SSD de backup, se dividirmos o total de horas ligado dele para os ~130TB escritos, temos ~575 GB/dia (o que dnv, é só uma representação, você não deve utilizar diariamente), com isso você está mais ou menos a 87 dias com ele tendo passado dos 80TBW informados pela fabricante (80TB-130TB sobre 575gb por dia), então você já tem um resultado bem negativo.

Claro que nem a porcentagem de saúde e nem a taxa de gravação diária é uma constante, há sempre oscilações, caso seja um backup importante e só tenha um backup desses arquivos, sugiro que providencie outro backup.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Nihilzin disse:

Como o Guilherme disse o TBW do A400 é bem baixo, como não sei a média de gravação diária sua, ainda mais por ser um SSD de backup, se dividirmos o total de horas ligado dele para os ~130TB escritos, temos ~575 GB/dia (o que dnv, é só uma representação, você não deve utilizar diariamente), com isso você está mais ou menos a 87 dias com ele tendo passado dos 80TBW informados pela fabricante (80TB-130TB sobre 575gb por dia), então você já tem um resultado bem negativo, caso não tenha esse backup em outros lugares recomendo que já faça um novo backup.

Então, backup entre aspas, esse SSD é utilizado diariamente por meios sistemas (Que atualmente passa uns bons 100GB por dia)

Na verdade, diariamente, ele passa realmente uns 500 gb, uma vez que o programa faz backups de 20 a 70 gb a cada 15 minutos e os apaga sempre que cria 3 novos backups

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, Nihilzin disse:

sugiro que já busque por outros SSDs com um TBW maior.

Botar um de 2TB duma vez, Por que se eu ligar o desempenho total, é mais de 1TB por dia facilmente

• Curtir 2
Postado
10 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Na verdade, diariamente, ele passa realmente uns 500 gb, uma vez que o programa faz backups de 20 a 70 gb a cada 15 minutos e os apaga sempre que cria 3 novos backups

Você pode continuar usando esse SSD para backup cold sem nenhuma preocupação. Já para continuar sincronizando esses arquivos, sugiro a você utilizar um HD de 7200RPM Purple que é bem melhor para grandes arquivos e gravação constante.

10 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Por que se eu ligar o desempenho total, é mais de 1TB por dia facilmente

Se sua taxa de escrita é alta assim, nenhum SSD aguentaria por muito tempo se a gente for seguir apenas a linha do TBW, por isso, nesse caso específico, um HD Purple de vigilância/DVR realmente será a melhor opção à longo prazo. 

O onedrive também fornece uma boa opção para sincronizar arquivos na nuvem automaticamente, e caso você precise de mais privacidade, é possível configurar o Cryptomator para criptografar esses arquivos antes de enviar para os servidores da microsoft.

Postado
45 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Botar um de 2TB duma vez, Por que se eu ligar o desempenho total, é mais de 1TB por dia facilmente

SSD de alta capacidade assim é melhor comprar um bom logo, porque esses SSDs mais em conta possuem metade ou até menos do TBW de um SSD bom. Por exemplo, tem o Adata Legend 850 de 1TB, ele tem um TBW de 1000TB, enquanto isso um NV2 de 1TB tem um TBW de apenas 320TB, e você economiza pouco mais de R$100 entre eles (links abaixo).

OBS: Informações de TBW direto do site do fabricante, os anuncios costumam colocar informações incorretas.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23062/SSD-adata-legend-850-1tb-m2-2280-NVMe-14-leitura-5000mbs-e-gravação-4500mbs-aleg-850-1tcs

https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g

Postado

@GuilhermeGB

45 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

SSD de alta capacidade assim é melhor comprar um bom logo, porque esses SSDs mais em conta possuem metade ou até menos do TBW de um SSD bom. Por exemplo, tem o Adata Legend 850 de 1TB, ele tem um TBW de 1000TB, enquanto isso um NV2 de 1TB tem um TBW de apenas 320TB, e você economiza pouco mais de R$100 entre eles (links abaixo).

OBS: Informações de TBW direto do site do fabricante, os anuncios costumam colocar informações incorretas.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23062/SSD-adata-legend-850-1tb-m2-2280-NVMe-14-leitura-5000mbs-e-gravação-4500mbs-aleg-850-1tcs

https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g

SSDs Adata não são mais confiáveis e tendem a dar problema antes mesmo da garantia temporária, quem dirá o TBW. As fontes também estão com uma má fama tremenda.

Logo, seria melhor comparar o NV2 com um Kingston Fury, que também tem TBW de 1000TB  do que com um Legend que é de uma marca tão problemática como a Adata e seu sistema de RMA extremamente falho e desonesto.

Link KINGSTON FURY:

https://www.kabum.com.br/produto/272356/SSD-1-tb-kingston-fury-renegade-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-7300mb-s-e-gravação-6000mb-s-preto-sfyrs-1000g?gad_source=1

Mesmo assim continuo recomendando um HD Purple para sincronia de arquivos:

https://www.pichau.com.br/HD-wd-purple-1tb-7200-rpm-sata-iii-6gb-s-cache-64mb-wd10purx?gad_source=1

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Necklace disse:

@GuilhermeGB

SSDs Adata não são mais confiáveis e tendem a dar problema antes mesmo da garantia temporária, quem dirá o TBW. As fontes também estão com uma má fama tremenda.

Logo, seria melhor comparar o NV2 com um Kingston Fury, que também tem TBW de 1000TB  do que com um Legend que é de uma marca tão problemática como a Adata e seu sistema de RMA extremamente falho e desonesto.

Link KINGSTON FURY:

https://www.kabum.com.br/produto/272356/SSD-1-tb-kingston-fury-renegade-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-7300mb-s-e-gravação-6000mb-s-preto-sfyrs-1000g?gad_source=1

Mesmo assim continuo recomendando um HD Purple para sincronia de arquivos:

https://www.pichau.com.br/HD-wd-purple-1tb-7200-rpm-sata-iii-6gb-s-cache-64mb-wd10purx?gad_source=1

Não fiquei sabendo dos problemas da Adata, mas também não acompanho muito o mundo dos SSDs.

Espero que eu não tenha problema com meu XPG S11 Pro 1TB, estou com ele acho que tem pouco mais de 2 anos, comprei no Aliexpress na loja oficial da Adata.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Não fiquei sabendo dos problemas da Adata, mas também não acompanho muito o mundo dos SSDs.

Espero que eu não tenha problema com meu XPG S11 Pro 1TB, estou com ele acho que tem pouco mais de 2 anos, comprei no Aliexpress na loja oficial da Adata.

Não se preocupe, se está há dois anos funcionando normal, irá continuar assim.

O problema é quando o produto vem viciado de fábrica, muitas vezes dando problema com o fim de sua garantia legal, deixando o consumidor sem saída, afinal enviar o produto de volta pra garantia acaba sendo inviável; e a Adata vem fazendo isso constantemente, existindo até algumas teorias do porquê disso, tais como ela estar terceirizando sua fabricação, visto que a marca era consagrada justamente por ela ter um controle de qualidade ótimo em seus módulos de RAM, o que não é visto hoje em seus SSDs.

No meu caso, comprei um SSD de 277 reais, 3 meses depois foi constatado o problema, e o frete custava 100 reais.

Na época, quando pesquisei no ReclameAqui da empresa, vi que haviam inúmeros casos semelhantes, inclusive livrando a empresa de qualquer responsabilidade, afinal estava tudo "na lei".

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...