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Abrindo a bateria hp EV06 e identificando pinout bq20270 + bq29330


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Como sempre peguei esta bateria em um notebook que não dá sinal de vida, sem fonte e também não consegui medir nada na bateria:

1.thumb.jpg.4e2ee567ad4d814701f77f0e49ceb60f.jpg

Meu objetivo seria aprender a pinagem + , - , clock e dados para que pudesse conectar num aparelho e assim verificar a real situação da bateria sem ter que desmontar.

Na internet achei um artigo com algumas combinações da linha HP:

https://www.laptopu.ro/community/pinouts-for-hp-batteries/hp/

Pode ser que alguma sirva e ainda assim, vai ficar faltando saber qual é a controladora usada na bateria.

Eu sei que dá para ir testando combinações de pinos até achar a que funciona mas, como sempre, comigo mesmo sabendo a pinagem certa, simplesmente não consigo acessar a bateria.

Quase toda bateria que cai na minha mão não tem nenhuma informação na internet, essa aqui pelo menos tem dois vídeos mostrando como se desmonta, só que lá é fácil e na prática não é bem assim:

2.thumb.jpg.448c9b5e9e5e236c7e717612d5538920.jpg

Não são apenas duas partes de plástico coladas, ou duas paredes, são 3 paredes ou um "I" dentro do "U" com muita cola:

1.jpg.094995fb3eced21c1cdcad12b65b31dd.jpg

E não tem jeito de abrir sem destruir a carcaça e se tentar serrar, acaba atingindo as células.

3.thumb.jpg.10502fe7235c1723ffc5069cc7a14966.jpg

Assim que abri o primeiro buraco já subiu o forte cheiro de ácido, esse que vazou e enferrujou as células, eu marquei a tensão medida em cada par.

BQ.thumb.jpg.cc15306cff554973ae8a48c4b0a74435.jpg

Finalmente cheguei na controladora usada, sendo que neste caso, para complicar minha vida, tem duas, a BQ20270 e a BQ29330 e agora sim, com base nestes dados consegui achar algo no google:

https://github-com.translate.goog/omarKmekkawy/Reverse_Engineering_BQ20z70_Laptop_BMS?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Lá está todo o esquema tudo bonitinho, acontece que na minha bateria não veio nenhuma referência interna na placa:

pinout.thumb.jpg.7e1b0e562da1a3f40fc200d2b56b363d.jpg

Isso significa que vou ter que perder mais tempo identificando cada pino.

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Geralmente o circuito bms desconecta a bateria quando esta cai demais pra sua (dela) proteção. Neste caso impossibilita a medição pelos pinos. Ele fica aguardando a tensão pra recarga. Assim sendo só mesmo identificando os pinos e aplicando a tensão correta ou desmontando, avaliando e medindo diretamente as bats. No caso as com zero V ... r.i.p.

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Achei a indicação da pinagem:

PinoutFinal.jpg.dde6dac96f9ce624be609ec9747d3900.jpg

Estava no outro lado da placa. Parece que coincide com a indicação do site mencionado acima:

MU06.jpg.3eefdabbb28b99cbe5fd7ca2a5538129.jpg

Que no caso mostra uma MU06 e pela tabela de compatibilidade é a mesma bateria EV06.

Dei um choque nos pares de baterias zeradas e realmente estão mortas, depois vou separar e testar individualmente.

A próxima fase agora é montar no aparelho na pinagem indicada e selecionar o software próprio para ver se consigo acessar a BMS dela.

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9 horas atrás, Pincipi disse:

um choque nos pares de baterias zeradas

Este tipo de bateria não aceita bem o choque. Apenas nas antigas nicd a chance de sucesso era quase 50%

 

Este bms parece ter um controle digital que de fato não é assunto pra meros mortais como eu. Mostre-nos seu passos e sucessos como sempre faz 😁

9 horas atrás, Pincipi disse:

A próxima fase agora é montar no aparelho na pinagem indicada e selecionar o software próprio para ver se consigo acessar a BMS dela.

 

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  • Membro VIP
Em 21/02/2024 às 07:59, .if disse:

Este tipo de bateria não aceita bem o choque. Apenas nas antigas nicd a chance de sucesso era quase 50%

Exato! São seis células, um par ainda tem carga e após 24hs o carregador indicou carga completa, os outros dois pares não reagiram ao choque e não acionaram o carregador.

Quando der um tempo, vou desmembrar e tratar cada uma individualmente, inclusive pesar para ver se o vazamento deu alguma diferença de peso.

Em 21/02/2024 às 07:59, .if disse:

Este bms parece ter um controle digital que de fato não é assunto pra meros mortais como eu. Mostre-nos seu passos e sucessos como sempre faz

Não vejo a hora de começar a explorar esta parte.

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Vamos lá, após fazer e refazer cada uma das conexões da bateria ficou assim:

1.thumb.jpg.eaa9334ec7a90a3dd51bf95d8dc702aa.jpg

Como as células estavam danificadas, eu as removi e conectei estas no lugar delas. Não dava para ficar manuseando elas porque estavam soltando pó de ferrugem.

Imagino eu que não seja necessário remover a BMS da bateria boa. Isto pode ser ou não meu primeiro erro.

Creio que seja desperdício seguir todos os passos que fiz ao baixar os programas, instalar os Drives e executar, pois, no final deu erro de conexão e não consegui conectar a bateria, seja ela com as células ou sem elas.

O computador que usei tem o Win11 e deve ser por isso que não consegui obter êxito em instalar os drivers.

Já na parte do programa, o que eu consegui parece não ser a versão correta:

7.thumb.jpg.9551ce18b8336f0a7eb5a41c2394686a.jpg

O certo seria o número 0 no lugar do número 5 em destaque acima em vermelho.

O outro programa UBRT também deu erro de conexão:

11.thumb.jpg.6a711d6d5d3c4babb72a40525177e545.jpg

O jeito agora é conseguir outra máquina e formatar ela com o Win7 para ver se dá certo a instalação de drivers, faltando ainda localizar a versão do programa BQ20Z70.

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