Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorando a Barra de Títulos do Windows 10 / 11 de forma simples


Posts recomendados

Pessoal eu sempre achei que o visual Aero Glass implementado pela Microsoft a partir do Windows Vista, foi um grande salto no visual do Windows. Aquele efeito de vidro em partes do Windows, tal como a barra de tarefas, o menu iniciar e a barra de títulos sempre deram um charme a mais ao sistema, deixando-o mais agradável e bonito. Há quem diga que após o Windows 7, com o surgimento do Windows 8, a Microsoft removeu o efeito de transparência do sistema. Mas a bem da verdade o que ela fez nada mais foi que uma lambança visual. Deixando o estilo do Windows 8x com cara de Windows 9x (95, 98, Me, 2000), com cores "chapadas", podem observar

 

Ocorre que o efeito de transparência não foi completamente removido do visual do Windows. Ele passou a vir ativado por padrão em qualquer PC que fosse instalado o Windows 8, mesmo que a placa gráfica não fosse compatível com os requisitos, antes, exigidos para funcionar o efeito Aero Glass (transparência). Mas ao invés de vir tal qual no Windows Vista/7, a transparência só aparecia na barra de tarefas.

 

Já no Windows 10 a Microsoft colocou o efeito de transparência, e criou um visual denominado Acrylic. Porém mantendo o mesmo estilo visual do Windows 8x permanecendo com a mesma lambança. Só que neste caso o efeito de transparência vinha presente em mais partes do sistema:

  • Barra de Tarefas
  • Menu Iniciar
  • Pesquisar
  • Barra de Notificações
  • Notícias e Interesses
  • E mais recentemente às aplicações modernas, tal como Calculadora, Relógio e Loja do Windows, por exemplo.

 

Já no Windows 11 a lambança visual feita pela Microsoft foi ainda pior. Pois ela trouxe um visual completamente remodelado, denominado Mica, com o efeito aparecendo em partes do sistema tais como:

  • Barra de Tarefas
  • Menu Iniciar
  • Menus de Contextos modernos
  • Pesquisar
  • Barra de Notificações
  • Widgets
  • Calculadora
  • Bloco de Notas
  • Paint
  • Explorador de Arquivos
  • Relógio
  • Loja do Windows
  • E outros

 

Porém as aplicações tradicionais do Windows ficaram meio que "desencaixadas" do novo padrão visual da Microsoft. E um ponto interessante a se destacar dentro dessa lambança visual do Windows a partir da série 8x é a Barra de Títulos. Sim a Microsoft manteve o efeito de transparência nativo a partir do Windows 8, porém deixando a Barra de títulos completamente fora do padrão. No caso do visual quadrado do Windows 8x e 10, muito ao estilo Windows 9x, Me, 2000 a coisa não ficava tão destoante assim. Já no Windows 11 e seu visual Mica... É bem notório o "desencaixe" visual quando estamos falando de programas tradicionais rodando num Windows "moderno demais".

 

No Windows 8x, devido ao tanto de apreciadores do visual Aero Glass, em sua plenitude. Um desenvolvedor chamado, Big Muscle, desenvolveu uma aplicação que fazia uma modificação no WDDM do Windows de forma a fazer com que o efeito de transparência funcionasse no sistema como um todo, incluindo-se ai a Barra de Títulos. Essa aplicação, também, foi desenvolvida para algumas edições do Windows 10. Porém foi descontinuada há alguns anos. Ela tinha um detalhe que a impactava diretamente e, muitas das vezes, acabava causando problemas na área de trabalho do Windows. Pois a cada grande atualização do Windows a versão do WDDM mudava e isso dava problemas com esta aplicação. Entretanto ela funcionou, funciona, muito bem no Windows 8x pois o mesmo teve pouquíssimas atualizações no que se refere ao sistema como um todo. Podemos dizer que, o Windows 8 teve apenas uma grande atualização de sistema. Ou seja o 8.1. Porém com o fim do suporte dessa aplicação as versões mais atuais do Windows 10, ou seja tanto a 22H2 a 23H2, por exemplo, "bau-bau" Aero Glass como o conhecemos. Com isso os usuários que, assim como eu, tanto gostam desse visual translúcido do Windows ficaram sem opção. Nem com a chegada do Windows 11 essa questão foi deveras "resolvida". Apenas mais uma enorme lambança visual, no meu entender, foi posta a mostra com este novo Windows. 

Então, eis que usuários, sempre eles, desenvolveram uma forma simples e prática, pouco invasiva, de ter de volta o efeito de transparência, Aero Glass, em sua plenitude no visual do sistema. Tal qual era no Windows Vista, 7 e versões beta do Windows 8. Assim eu gravei um vídeo mostrando como é simples baixar e usar esta aplicação. Aqui no meu desktop possui a seguinte configuração:

  • Intel Core i5 4590
  • 16Gb de RAM DDR3 (2x8)
  • placa-mãe ASUS Gamming
  • SSD 480Gb
  • HD 1Tb
  • GPU AMD RX 580 8Gb
  • Windows 11 23H2 com todas as atualizações disponíveis em dia


Estou usando o efeito Aero Glass e não senti diferença nenhuma no consumo. O que ficou bem nítido aqui é uma melhora visual considerável do visual do sistema, pois agora os programas tradicionais também ficam com a Barra de Títulos e as bordas com este efeito. Dando um ar de maior integração entre o visual moderno do Windows 11 e os programas. Já no computador da minha esposa a configuração é a seguinte:

  • AMD Athlon 3000G (linha Ryzen de entrada)
  • 16Gb de RAM DDR4 (8+8)
  • placa-mãe A320
  • SSD 120Gb
  • HD 1Tb
  • IGPU Vega 3
  • Windows 10 Home original e com todas as atualizações em dia

 

Ali também está rodando muito bem com o efeito Aero Glass ativo e não há diferença perceptível no consumo. O sistema roda muito bem e, assim como ocorre aqui no Windows 11, os programas tradicionais também ficam com a Barra de Títulos e as bordas com este efeito. Dando um visual de beleza ainda melhor para o sistema. Propiciando que aplicações como o Explorador de Arquivos, bem como o tradicional visualizador de fotos do Windows, presente no pacote Live Essentials 2012, por exemplo, fiquem com um visual ainda mais bonito, tal qual era no Windows Vista / 7. O Microsoft Office mais antigo, 2007 e 2010, também ficam com um visual mais integrado. Ou seja dá um ar mais bonito ao sistema como um todo.

 

Então eu preparei esse vídeo tutorial mostrando como é simples dar uma cara melhor para o visual do Windows trazendo de volta, em sua plenitude, o efeito Aero Glass (Transparência) às partes do sistema que a Microsoft erroneamente removeu. Espero que gostem e comentem ai o resultado. Se possível postem uma print de como ficou ai para vocês.  

Para reflexão:

Citação

Se o efeito Aero Glass impactava tanto no desempenho do sistema, porque deixaram ele parcialmente presente em partes do Windows e, posteriormente, algumas aplicações!?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!