Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Casa sem aterramento, Filtro de linha Iclamper


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Comprei um iclamper junto com meu PC, e só agora eu percebi que minha tomada só tem dois pinos, não tem o terceiro que fica no meio um pouco acima. Eu posso colocar um adaptador para o iclamper? ele terá sua mesma função e eficiência para o Pc?

 

E outra, caso eu altere a tomada para três pinos, mesmo não existindo o fio terra do terceiro pino, apenas para eu usar o filtro de linha sem o adaptador, seria uma boa opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

1) Não recomendo utilizar adaptadores, eles podem causar problemas de aquecimento. Se for utilizar, compre de marca robusta. Recomendo fortemente trocar sua tomada.

 

2) Os DPS da clamper funcionam sem aterramento, pois desviam o surto pelo neutro através do diferencial de potencial, porém tem sua eficiência reduzida. o correto é instalar um aterramento. A proteção contra o surto não é 100% eficaz em nenhuma das hipóteses. existem níveis de proteção (aterramento, dupla proteção, dps no quadro e etc..) mas entre não usar e usar ele... com certeza é melhor utilizar o DPS, mesmo sem aterramento. Depois você melhora

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
22 minutos atrás, Erick Slivinski disse:

caso eu altere a tomada para três pinos, mesmo não existindo o fio terra do terceiro pino, apenas para eu usar o filtro de linha sem o adaptador, seria uma boa opção?

É uma melhora considerável, afinal usar adaptadores genéricos pode mais atrapalhar do que ajudar. (questão da polaridade dos pinos corretos, componentes usados, etc)

Deixar como padrão de 3 pinos é algo bom de certa forma, mesmo sem aterramento. (no caso, mais prático apenas, além de identificar facilmente a polaridade nos lados corretos)

 

25 minutos atrás, Erick Slivinski disse:

não tem o terceiro que fica no meio um pouco acima. Eu posso colocar um adaptador para o iclamper? ele terá sua mesma função e eficiência para o Pc?

Mesmo sem o aterramento o iClamper funciona com certo nível de atuação. Só o recurso do disjuntor desarmar ao identificar uma corrente alta na rede já ajuda a prevenir o pior. O aterramento neste caso seria um complemento para descarregar corretamente a tensão extra digamos, evitando choques ao contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!